Chuvas alagam ruas, invadem casas e PRF registra queda de barreiras


Chuvas continuam durante todo o domingo
A semana em João Pessoa inicia com fortes e longas chuvas, que começaram no final da manhã do sábado (8) e continuam neste domingo (9). De acordo com os primeiros cálculos da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a capital registrou cerca de 85 milímetros e Campina Grande teve aproximadamente 24 mm de pluviosidade nas últimas horas. “As chuvas no interior foram fortes, mas rápidas; em João Pessoa também há precipitações fortes, porém, elas são mais longas”, diz a meteorologista Marle bandeira.
Segundo ela, o domingo permanece com céu nublado na parte Leste do Estado, com ocorrências de chuvas; já nas regiões do Sertão e do Cariri, o céu pode ficar parcialmente encoberto com precipitações isoladas. “O período chuvoso nas áreas que ficam na parte Oeste da Paraíba já passou, por isso que há poucas por lá; no Leste, as ocorrências continuam até o final do mês de junho.”
O boletim completo e mais detalhado com todo o registro das chuvas deste começo de semana será divulgado pela Aesa nesta segunda-feira (10).
Ocorrências
A Polícia Rodoviária Federal informa que a movimentação na BR 230 está tranqüila, sem acidentes graves. De acordo o agente especial Francisco Oliveira, houve um deslizamento de barreira no Altiplano, deixando uma parte da pista interditada; as autoridades estão no local para orientar os motoristas. “Até a manhã deste domingo não registramos nada grave na Grande João Pessoa, algo bastante atípico para um período tão chuvoso”, diz o agente Oliveira.
O perfil do Twitter da PRF divulga ainda que uma árvore caiu no km 19,5 da BR 230, no bairro do Castelo Branco, sentido João Pessoa/Cabedelo, no começo da manhã deste domingo (9); também um tombamento sem vítimas no km 94 da BR 101 durante a madrugada; e uma colisão sem gravidades no km 55 da BR 101 próximo ao Posto Jacaraúna, também nas primeiras horas desta semana.
A Defesa Civil de João Pessoa recebeu ocorrências na manhã deste domingo (9), vindas de vários bairros considerados com áreas de risco na Capital. Segundo a plantonista Daniele Fernandes, Miramar, Timbó, Cidade Verde e Róger registram problemas como deslizamento de terra, ruas e casas alagadas. “Não recebemos ligações de pessoas feridas ou acidentadas devido a essas situações. Equipes da Defesa Civil, o coordenador Noé Estrela e os bombeiros civis estão indo a essas comunidades para ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades com as chuvas”, diz a plantonista.
Quem precisar de algum tipo de orientação ou ajuda em casos de emergência com as chuvas, deve ligar gratuitamente para o número 0800 285 9020, telefone da Defesa Civil. Urgências e acidentes nas rodovias devem ser comunicados através do número da PRF, 191.
Orientações para dirigir com cuidado
O Batalhão de Policiamento e Trânsito da Paraíba (BPTran) organizou 16 tópicos importantes para ajudar o motorista a ter mais cuidado e atenção ao volante durante períodos chuvosos.
1 - Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado;
2 - Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de 8 metros do veículo à sua frente;
3 - Não frear bruscamente e nem faça manobras perigosas;
4 - Mantenha a velocidade do limpador de para-brisa no mesmo nível que o volume de água;
5 - As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivo;
6 - Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais esfregue as mãos;
7 - Tente deixar os vidros laterais do veículo, uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado;
8 - O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros. Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, ligue o ar quente;
9 - Não pense duas vezes antes parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar;
10 - Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;
11 - Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;
12 - Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;
13 - Não fume para evitar o embaçamento do vidro;
14 - Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
15 - Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água;
16-  Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...