Idealizadora da campanha condena ministro e diz que é "feliz por ser prostituta"

Ideia da campanha polêmica surgiu em março, durante encontro de profissionais do sexo, em João Pessoa (PB); outros coordenadores do evento preferiram não falar sobre a polêmica campanha do Ministério da Saúde

Saúde | Em 05/06/13 às 11h48, atualizado em 05/06/13 às 13h10 | Por HemeMinistério da Saúde
Campanha "Sou feliz sendo prostituta"
 A presidente da Associação Paraibana dos Profissionais do Sexo, Lusa Maria,acusou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de "atos discriminatórios" contra os movimentos sociais e as minorias.Ela repudiou a exoneração de assessores do Ministério, que teriam permitido a divulgação da campanha em defesa das prostitutas sem autorização da Comunicação Social do órgão. 
Ela foi uma das coordenadoras  do encontro Norte/Nordeste de profissionais do sexo, realizado em João Pessoa (PB), em março.Foi nesse evento que surgiu a ideia da polêmica campanha para o Dia Internacional das Prostitutas, que tinha, entre outras, a frase “Sou feliz sendo prostituta"
Lusa Maria, que é prostituta há 25 anos, disse que se sente feliz sendo prostituta, e que o ministro não tinha o direito de intervir na campanha. "A ação contra essa campanha é discriminatória, vamos mobilizar a sociedade e mostrar nosso repúdio contra esse órgão preconceituoso", afirmou.
Ela prometeu levar o caso à Associação Brasileira dos Profissionais do Sexo, para que a entidade promova um grande protesto contra o ministro.O evento realizado em João Pessoa teve parcerias do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.
Na época, o diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento DSTs/Aids na Paraíba, foi um dos coordenadores do encontro regional. Roberto Maia, por telefone, disse que não falaria sobre o assunto, porque foi exonerado do cargo após o encontro regional. Sua sucessora, Tatiana Pinange, também não quis emitir opinião sobre a polêmica e adiantou que pretende provocar uma reunião com seus superiores, para tirar uma posição oficial da Secretaria Estadual da Saúde, em consenso com os movimentos sociais que participaram do evento em março.
A campanha também homenageia Rosarina Sampaio, fundadora da Federação Nacional de Trabalhadoras do Sexo, que morreu no último dia 25 de março. A ideia do Ministério da Saúde é que a mobilização fosse composta por panfletos e cinco vídeos protagonizados por prostitutas.
Por conta da divulgação dessa campanha em redes sociais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou a demissão de Dirceu Greco, diretor do Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais, responsável pela peça. A justificativa do Ministério da Saúde foi que a exoneração de Greco se deu pela divulgação da campanha sem autorização.
O material foi produzido após a realização dessa oficina, para abordar os cuidados com a saúde. Representantes de organizações não governamentais, associações e movimentos sociais que atuam com as profissionais do sexo de todas as regiões do país participaram do evento.
O ministro garantiu que o panfleto com a mensagem "Sou feliz sendo prostituta" não deve ser veiculado em campanha do ministério. A pasta lançou nas redes sociais no último final de semana uma campanha o objetivo de reduzir o estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV e Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...