ESCULPIDAS PELA NATUREZA - Formações rochosas no oceano embelezam o mar ao redor do mundo



Você sabe o que são falésias? São paredes grandes e íngremes esculpidas pela ação do mar durante milhões de anos. Elas apareceram entre as eras glaciais por conta da erosão marítima e do nível do oceano, que subia até 12 metros.
No Brasil, essas falésias chegam a 20 metros de altura e o seu formato varia de acordo com o tipo de rocha de que é formada. Temos as do tipo avermelhadas, feitas a partir de terrenos de arenito – encontradas do Amapá ao Rio de Janeiro -, e, no sul do país, predominam as de granito. Mas, independente do tipo de material, seus contornos e tamanhos é que impressionam. Graças à ação do oceano, algumas lembram pirâmides invertidas e nos faz pensar como estão de pé. Selecionamos algumas ao redor do mundo.
A rocha Dan Bristy tem 50 metros de altura e fica a 80 metros da praia, na costa da Irlanda (Foto: Divulgação)
Chamada de Sail Rock, rocha vela, fica localizada na Rússia, a 17 km de Gelendzhik. Tem 30 metros de comprimento e 25 de altura (Foto: Divulgação)
Composta de arenito vermelho, essa obra da natureza se chama Hoy Rock e fica na Escócia. Tem impressionantes 137 metros de altura (Foto: Divulgação)
A Khao Phing Kan Rock, na Tailândia, nem é tão alta: tem apenas 20 metros de altura. No entanto, seu formato impressiona (Foto: Divulgação)
Chamada de Doze Apóstolos, este conjunto de falésias fica bem próxima da costa de Victoria, na Austrália (Foto: Divulgação)
A rocha Kicker, no Equador, também é conhecida como “leão adormecido”. Está localizada nas ilhas Galápagos e tem 152 metros de altura (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...