TJPB realiza audiência pública para definir pontos do concurso dos Cartórios Extrajudiciais

Na ocasião, foi decidida a ordem de vacância e vagas reservadas para pessoas portadoras de deficiência


Foto: Internet
Foi realizada, na tarde dessa quarta-feira (15), a audiência pública prevista no edital do 1º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de registro pelo Poder Judiciário do Estado. Na ocasião, foi decidida a ordem de vacância e vagas reservadas para pessoas portadoras de deficiência.
Por meio de sorteio com pessoas da plateia, a ordem das vacâncias ficou com a comarca de Caaporã, Serviço de 2º Ofício Registral e Notarial de Caaporã, por remoção; a Comarca de Caaporã, Serviço do 1º Ofício Registral e Notarial de Caaporã, por provimento; Cacimba de Dentro, Serviço de Distribuição Extrajudicial de Cacimba de Dentro, por provimento; e a comarca de cacimba de Dentro, Serviço Registral e Notarial de Cacimba de Dentro, por remoção.
As 14 vagas destinadas às pessoas com deficiências também foram definidas por sorteio. Do total, 10 serão por provimento e quatro por remoção. Sendo este último composto pelas comarcas de Monteiro, Cuité, Caaporã (Serviço do 2º ofício Registral e Notarial de Caaporã) e Esperança (Serviço Notarial do 2º Ofício de Esperança).
Já por provimento estão as comarcas de São João do Rio do Peixe, Santa Terezinha, Mataraca, Cajazeirinhas, Cajazeiras (Serviço do 2º Ofício de Registro Civil de Cajazeiras), Alhandra, Santarém, Logradouro, Imaculada e Alagoa Nova.
Inscrição
As inscrições, que têm início na próxima segunda-feira (20, serão efetuadas, exclusivamente pela internet, por meio dos sites www.cartorio.tjpb.ieses.org ou www.tjpb.jus.br, até o dia 21 de fevereiro, com valor da taxa de inscrição estabelecido em R$ 200,00. A empresa responsável pela realização do certame é o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES).
Poderão se inscrever candidatos de nacionalidade brasileira que tenham pleno gozo de seus direitos civis e políticos, e que estejam quites com as obrigações militares e eleitorais. Os interessados também devem conhecer e estar de acordo com as exigências do presente edital, com observância as exigências contidas no item 8 do edital, quando da realização das inscrições definitivas.


TJPB

Surto: Pernambuco em alerta com aumento de casos de sarampo. Goiana é uma das cidades mais críticas


Enquanto em 2012 houve apenas um caso em Pernambuco, em 2013 o Estado confirmou 138 casos da doença

Pernambuco atravessa um surto de sarampo. O curioso disto é que o território brasileiro possui uma certificação internacional que o classifica como país livre da doença, emitida em 2012 pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Naquele ano, houve apenas um caso confirmado de sarampo no Estado. Em 2013, contudo, foram registradas 689 notificações suspeitas da doença, das quais 138 oficialmente confirmadas, além da morte de um bebê de sete meses no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Hoje, ainda há 230 ocorrências em investigação e as demais foram descartadas.

Para receber a certificação da Opas, o então ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deu entrada no pedido em 2010. Para garantir o documento, o Governo Federal conseguiu provar que a cobertura vacinal atingiu o patamar de 95% da população, além de comprovar que a última transmissão da doença dentro do território brasileiro havia acontecido dez anos antes, em 2000. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, extremamente contagiosa e muito comum na infância. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse e espirros.

Em meio ao atual surto do sarampo em Pernambuco, a suposta eliminação da doença no Brasil parece brincadeira de mau gosto. Mais da metade dos casos está concentrada na RMR e zonas da Mata, mas também houve registros em Caruaru (Agreste) e uma suspeita em Ouricuri (Sertão). De acordo com a diretora de Controle de Doenças do Estado, Rosilene Hans, entre os municípios mais críticos estão Recife, Cabo de Santo Agostinho e Goiana. Confira abaixo o mapa do surto:

Sobre o assunto, o Governo Federal se posiciona por meio de nota oficial: “para garantir a interrupção da transmissão [do vírus], o Ministério da Saúde enviou cerca de 900 mil doses da vacina tríplice viral entre julho e novembro de 2013 para Pernambuco. Também no mês de novembro, o Ministério da Saúde apoiou a Secretaria Estadual de Saúde para que fosse realizada uma campanha de vacinação para crianças menores de cinco anos, em 16 municípios prioritários do estado”, diz trecho da nota.

Com uma experiência de mais de dez anos na área de epidemiologia, a enfermeira sanitarista Rosilene Hans alerta ainda que, mesmo o público mais vulnerável sendo formado por crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, adultos também correm em risco de contaminação por sarampo.


                                              Ilustração: NE10

As autoridades da área de saúde alegam que os casos no Brasil são "importados" de outros países, em especial os europeus, como a França, onde a doença não foi controlada. Segundo a SES, os casos de sarampo no Estado se intensificaram após o Carnaval, quando muitos turistas vieram participar das tradicionais festas momescas. Em ano de Copa do Mundo, a alegação de que os turistas podem "trazer" o sarampo se torna ainda mais preocupante.

Rosilene Hans alerta que “os casos recomeçaram em abril e o tipo de vírus identificado é o D8, muito comum na Europa, Ásia e Canadá. As primeiras pessoas diagnosticadas com a doença tiveram contato com indivíduos que viajam para essas regiões de risco”.


Rosilene Hans pediu que as pessoas atualizem o cartão de vacina para evitar o aumento de casos de sarampo no Estado. Foto: Marília Banholzer/NE10

Apesar da justificativa para o ressurgimento do sarampo, a dona de casa Gabriela Hangelita da Silva, 20 anos, não sabe como o filho de um ano e cinco meses pode ter contraído a doença. Nirlan Gabriel teve febre num domingo e a família acreditava se tratar de uma reação natural do corpo para o nascimento dos dentinhos. No entanto, na segunda-feira, o menino apresentou pintinhas vermelhas pelo corpo, principalmente no rosto, além de coriza, conjuntivite e tosse. A mãe do garoto decidiu levá-lo à Unidade de Saúde mais próxima de onde moram, no bairro de Maranguape II, em Paulista. No local, a pediatra confirmou que Nirlan apresentava todos os sinais que apontavam para o sarampo.

"Meu filho tomou as duas doses da vacina (tríplice viral) e não teve contato com ninguém doente. Não viajamos, nem tivemos contato com ninguém que tenha saído do País. Não sei como ele pegou (sarampo)", relata Gabriela Hangelita. O caso ainda não consta como confirmado nos registros do município ou do Estado. Porém, como forma de proteção, a Secretaria de Saúde da cidade vacinou todas as pessoas que têm, ou tiveram, contato com o pequeno Nirlan. A ação incluiu os familiares da criança e todos os moradores da rua onde a família reside.
Nirlan, de 1 ano e 5 meses, está entre os casos de crianças com suspeita de sarampo.


                                           Foto: acervo pessoal

A infectologista pernambucana Vera Magalhães é taxativa quando o assunto é sarampo. “Na verdade, já existem alguns casos de sarampo, inclusive em outros estados há algum tempo, mas só agora que está sendo configurado que ele voltou, porque havia sido considerado erradicado”, avalia a especialista em Medicina Tropical. A médica ainda confirma que a suposta extinção da doença no Brasil pode ter feito a população ter ficado desleixada em relação ao sarampo. “Acredito, sim, que a falta de registro pode ter feito as pessoas acharem que estavam totalmente protegidas. Aí deixa de vacinar e quando a doença volta, vem com tudo, né?”, comenta a infectologista.

Segundo a médica, há cerca 30 anos, o sarampo era um problema seriíssimo, sendo uma das principais causada de óbito entre as crianças com menos de um ano. “A volta dessa doença é retroceder 30 anos na nossa evolução. O alerta é importante porque, em casos de complicações, a vítima pode ficar cega e até morrer”, reforça a especialista.

ATENÇÃO
Entre os principais sinais que alertam para a infecção do vírus do sarampo estão: coriza, mal estar geral, febre alta, infecções de garganta e no nariz, conjuntivite, tosse com catarro e pontos brancos rodeados de uma zona vermelha na face. Em caso de piora dos sintomas surgem erupções cutâneas por todo corpo, secreções aumentadas nas vias respiratórias superiores, voz rouca, além de faringe e boca inflamadas.


NE10

Mar na Noruega congela e morador flagra cão passeando sobre cardume

Ingolf Kristiansen ficou conhecido na Noruega após capturar a imagem de um cão brincando sobre um cardume congelado.
O norueguês estava na região de Lovund quando flagrou o pequeno cachorro andando e brincando sobre milhares de peixes congelados. A foto foi publicada por grandes veículos de comunicação locais.
Especialistas acreditam que, perseguido por algum predador, o grupo de peixes não conseguiu escapar da região antes das águas congelarem.

Vaticano admite existência de autores de abusos contra crianças no clero

O Vaticano afirmou nesta quinta-feira (16) na ONU que não existe desculpa possível para os casos de exploração e violência contra crianças e admitiu que existem responsáveis por abusos em "todas as profissões, inclusive entre membros do clero".
"Existem abusadores entre os membros das profissões mais respeitadas do mundo e, mais lamentavelmente, inclusive entre membros do clero e de funcionários da igreja", disse o monsenhor Silvano Tomasi, representante da Santa Sé nas Nações Unidas.
A apresentação do Vaticano no Comitê daONU de Direitos Humanos das Crianças é a primeira oportunidade da Igreja Católica participar de um debate público focado nos abusos sexuais de menores cometidos por sacerdotes.
"A Santa Sé cuidadosamente delineou políticas e procedimentos no intuito de ajudar a eliminar tal abuso e a colaborar com as respectivas autoridades estatais para lutar contra este crime. A Santa Sé também se comprometeu a ouvir cuidadosamente às vítimas de abuso e de admitir o impacto de tais situações nos sobreviventes e em suas famílias", disse Tomasi.
"A vasta maioria dos membros da Igreja, em instituições e no nível local, forneceu e continua fornecendo uma ampla variedade de serviços às crianças, educando-as e apoiando suas famílias e respondendo a suas necessidades físicas, emocionais e espirituais. Crimes anteriores cometidos contra crianças foram justamente julgados e punidos pelas autoridades civis competentes em seus respectivos países."

Portal aponta Tambaba como uma das praias mais bonitas do Brasil

Desde 2012, o portal UOL vem divulgando as belezas naturais da Paraíba. O jornalista Eduardo Vessoni produziu uma série de matérias dando ênfase ao litoral Sul e Norte.
12
Tambaba
Pelo segundo ano consecutivo, o portal UOL Viagens destaca uma praia paraibana como uma das 20 mais bonitas do Brasil. A praia de Tambaba, localizada no município do Conde, no litoral Sul, é classificada paradisíaca e indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) cedeu imagens do seu acervo fotográfico para o portal.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que é importante dar suporte técnico para a divulgação espontânea. “São situações geradas pelo próprio veículo de comunicação que se interessa em conhecer e divulgar o atrativo turístico. Em muitas ocasiões, o depoimento do jornalista é importante, pois ele conheceu o local, fez contato com os moradores, com a cultura e gastronomia local”, diz.
Desde 2012, o portal UOL vem divulgando as belezas naturais da Paraíba. O jornalista Eduardo Vessoni produziu uma série de matérias dando ênfase ao litoral Sul e Norte. “O Estado é dono de um dos menores trechos litorâneos da costa brasileira e consegue recepcionar seus visitantes com uma das mais variadas paisagens do Nordeste”, afirma em uma das reportagens.
Tambaba
Foto: Tambaba
Créditos: Divulgação 
Vessoni destaca as falésias ao descrever o litoral. “As falésias se debruçam sobre o mar de ondas fortes, extensas faixas de areia sobre território selvagem, piscinas que emergem em alto mar e até um colorido cânion que rasga a paisagem multicolorida da costa. Não parece, mas tudo isso cabe em um estreito litoral de apenas 130 km de extensão”.
Em outra ocasião em que visitou o Estado, Vessoni optou em conhecer o Brejo e o Sertão paraibanos. Foram produzidas reportagens para o portal UOL, revista Raça e jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Ruth Avelino lembra que quando há um convite da PBTur e do trade para um jornalista especializado em turismo, há a certeza de que serão produzidas diversas matérias abordando várias pautas. “Ainda hoje estamos colhendo frutos do apoio que oferecemos a Eduardo. É importante destacarmos isso, pois o Destino Paraíba vem se consolidando ano a ano junto aos turistas brasileiros”, frisou. A reportagem pode ser acessada pelo link:

A dieta do DNA: teste detecta os exercícios e a alimentação ideal para cada biotipo

O regime funciona tão bem para a sua amiga, mas não com você? Por que aquela gordurinha da barriga não some de jeito nenhum? Um novo teste genético pode ajudar a descobrir esses mistérios e muitos outros

Já pensou em ter uma dieta formulada especialmente para você, de acordo com o DNA e a herança genética que recebeu de seus pais e avós?  Por meio de um teste feito com uma amostra da saliva, é possível saber se os genes explicam a tendência a engordar, acumular gordura abdominal, ser magra demais ou até mesmo ter o apetite descontrolado.
A boa notícia é que esse tipo de teste já está disponível para qualquer pessoa, graças à evolução da nutrigenômica, ciência que estuda o conjunto das informações hereditárias codificadas em nosso DNA. O objetivo é identificar alterações nos genes que regulam a reação do corpo à alimentação e à atividade física – quando “defeituosos”, por assim dizer, eles são as bombas-relógio que deflagram problemas de saúde. Assim, ao detectar alguma alteração, é possível criar dietas com alimentos indicados para suprir as necessidades que estão no código genético. Também dá para prevenir e reduzir o risco de doenças por maus hábitos alimentares (como diabetes e hipertensão), melhorar o metabolismo e até mesmo a disposição para malhar.
“Cada pessoa reage de forma diferente a um mesmo alimento, por conta de mutações nos genes que regulam apetite, equilíbrio energético e absorção de nutrientes. Por isso, não existe uma dieta universal que funciona pra todo mundo”, diz o pesquisador espanhol José María Ordovás, diretor do Laboratório de Nutrição e Genômica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e referência na área.
O teste é um verdadeiro mapa de nosso corpo. “Ele descobre se a pessoa tem metabolismo lento, tendência a acumular gordura na barriga e até se responde melhor a exercícios de força ou aeróbios”, afirma a nutricionista Aderuza Horst, doutora em Ciência dos Alimentos do Centro de Genomas, laboratório de genética e medicina molecular, em São Paulo. No exame feito pelo Genomas (um dos cinco laboratórios com o serviço no país), o resultado leva de 30 a 40 dias para ficar pronto. Com o laudo, a equipe agenda uma conversa com um médico para, juntos, discutirem as opções de dieta. “Dá para detectar problemas futuros, como intolerância ao glúten e à lactose (açúcar do leite), além de descobrir como o organismo reage ao sal, avaliando o risco de hipertensão”, diz Aderuza. A má notícia é o preço: tanta tecnologia sai, em média, por R$ 2 mil.

COPA DO NORDESTE SUB-17 RIO REAL-BA 2014, FORÇA CM-PB VENÇE O FORTALEZA-CE POR 3X1 E CAMINHA RUMO A CLASSIFICAÇÃO PARA 2° FASE



Após o grande desgasto da viagem, ontem as duas 

categorias, a do sub-15 sobre o comando do treinador 

Claudiano e o sub-17 sobre o comando do treinador 

Isaías e seu assistente téc. Diogo conseguiram 

conquistar duas vitórias importantes para a caminha 

rumo a classificação das duas categorias, o sub-17 

venceu o a equipe do Fortaleza-CE por 3x1, já a equipe 

sub-15 venceu por 1x0 a equipe da casa o Rio Real.
(Elenco Principal sub-17 campeão estadual Juvenil 

2013, 

elenco sonha mais alto e busca o titulo do Nordeste 

com 

a mesma equipe campeã estadual )

Resultados do Força CM na competição


Juvenil :

 1° rodada 11/01


Vila Real-AL 4 x 0  Força Comunitária-PB

2° rodada 13/01 


Força Comunitária-PB 3x1 Fortaleza-SE (sub 17)

3° rodada 16/01


 Mec-Sport Magia – RN x F. Comunitária-PB

Resultados do Força CM na competição

Infantil: 

1° rodada
 

Mec-Sport Magia-RN 1 x 1 F. Comunitária – PB

2° rodada 

Força Comunitária-PB 1x0 Rio Real-BA


Postado por 

EM FEVEREIRO COMEÇA A COPA JOÃO PESSOA SUB-20 2014, COM DEZ CLUBES DE VARIOS BAIRROS DA CAPITAL

Copa João Pessoa Sub-20 2014 Org prof  Evilasio Ex profissional (Veja os representantes de cada Bairro) e aposte suas fichas na competição que abre o calendário do futebol de base de João Pessoa-PB.


Equipe Participantes da Edição 2014


1° Celeste FC (Funcionários)
2°Catuense FC (Ernani Santiro)
3°Santos FC (Geisel)
4°União Futebol Clube (Mangabeira)
5°Serpolnews EC (Coste Silva)
6°Academia Kadosh (Cristo)
7°A.A Portuguesa (Cruz Das Armas)
8°Fluminense (Bairro das Idustrias)
9°Revelação do Futuro (Esplanada)
10°America FC (Rangel)

Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador do mundo em de 2013 e leva o "Bola de Ouro" da FIFA.

Após anos 'batendo na trave', finalmente Cristiano Ronaldo desbancou Lionel Messi na eleição de melhor jogador do mundo. O atacante do Real Madrid quebrou a hegemonia do argentino e conquistou pela segunda vez a Bola de Ouro da Fifa, em cerimônia realizada nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.
"Não há palavras para descrever esse momento. Estou muito feliz. Obrigado a todos os meus companheiros do Real Madrid e da seleção. É um orgulho enorme, as pessoas que me conhecem sabem o sacrifício que foi. É um momento muito emocionante para mim e não consigo falar", disse Cristiano Ronaldo, que chorou muito na entrega do prêmio e subiu ao palco acompanhado do filho.
O português foi eleito o melhor do mundo ao receber 1.365 pontos em votação promovida entre técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa, além de membros da imprensa especializada. Lionel Messi ficou em segundo lugar com 1.205 pontos, enquanto o francês Franck Ribéry foi o terceiro com 1.127.
Segundo colocado em três das quatro edições anteriores, Cristiano Ronaldo nunca escondeu sua frustração por ficar atrás do argentino nas premiações. O português até se envolveu em polêmica com o presidente da Fifa Joseph Blatter, que debochou de sua preocupação com o visual e rasgou elogios a Messi. O jogador do Real ameaçou boicotar a Bola de Ouro, o que levou o dirigente a pedir desculpas publicamente.

Messi, porém, não chegou à premiação deste ano com o mesmo status de 'imbatível' das edições anteriores. O atacante do Barcelona tem sofrido com lesões e foi desfalque na reta final da Liga dos Campeões, mas ainda assim fez 45 gols em 47 jogos em 2013 e foi artilheiro do Campeonato Espanhol.

Além dos problemas físicos de seu principal rival, Cristiano Ronaldo foi favorecido pela prorrogação do prazo de votação dado pela Fifa. A data final era 15 de novembro, mas foi estendida pela entidade até dia 29 do mesmo mês – o que foi criticado por Ribéry, que se sentiu prejudicado e classificou a atitude como 'uma vergonha'.

Isto porque, durante o período de prorrogação, Cristiano Ronaldo brilhou pela repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo. Marcou três gols em duelo decisivo contra a Suécia e classificou Portugal para o Mundial do Brasil-2014, o que teria lhe garantido mais votos na eleição da Bola de Ouro.

Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador desde Ronaldinho Gaúcho em 2004 a ser eleito o melhor do mundo em um ano em que não conquistou nenhum título. O português, porém, foi o artilheiro da Liga dos Campeões 2012-13 (12 gols), na qual levou seu time às semifinais, e o segundo goleador do Campeonato Espanhol. Em 2013, foram 69 gols em 59 partidas.

Já Ribéry não conseguiu transformar a temporada perfeita do Bayern de Munique em um prêmio individual. Sem os números e o carisma de seus concorrentes, o atacante francês tinha como trunfo o ano dourado de seu clube, campeão do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha, da Liga dos Campeões e do Mundial de clubes.


Do Uol.

Avião faz voos rasantes em praia e piloto é levado pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos

eprodução/Facebook/Anne Nunes
Manobras de baixa altitude foram registras por banhista
Um piloto de uma aeronave monomotor colocou em risco a vida de centenas de banhistas das praias no Litoral da Paraíba, neste domingo (12), ao fazer uma série de voos rasantes a poucos metros da areia. Segundo o relato de banhistas, o piloto do avião PR-RRP, modelo Piper PA-28RR201, fez várias manobras arriscadas chegando bem próximo das pessoas que estavam na praia. O monomotor pode ser visto em baixa altitude desde as praias do município de Cabedelo, na Grande João Pessoa, passando pelas praia da Capital, até o Litoral Sul.
Um vídeo com o registro da aeronave fazendo um desses voos rasante está circulando nas redes sociais. Pelo Instagram, internautas contam que a manobra de baixa altitude foi repetida pelo menos três vezes, na praia de Camboinha.
"Um avião de pequeno porte está voando há pouquíssima distância dos banhistas na Praia do Seixas. Além disso, o piloto está realizando manobras perigosas, fazendo com que as pessoas se retirem do mar", postou no Facebook Anne Nunes, como legenda da foto que mostra o avião sobrevoando a poucos metros do mar. Ela disse a reportagem, que a aeronave fez quatro voos rasantes na Praia do Seixas e muito banhistas foram embora com medo.

A imprudência do piloto foi denunciada por banhistas ao Aeroclube de João Pessoa. A secretaria do Aeroclube informou ao Portal Correio que o piloto não é paraibano e chegou à cidade há quatro dias.
Após as queixas, o presidente do Aeroclube, Rogério Iazaby, se reuniu com o piloto que foi advertido e denunciado à Polícia Federal.
Segundo informações do Areporto Castro Pinto, o piloto foi levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos. De acordo com os registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião monomotor é de propriedade particular. A aeronave está registrada no nome de um empresário que a adquiriu desde 23 de agosto de 2013 para serviços aéreos privados. 
Até o fechamento desta matéria, às 17h30, o Portal Correio havia tentado entrar em contato com a Polícia Federal, mas não obteve sucesso. Ainda não há informações sobre a pessoa que pilotava a aeronave com essas manobras.

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...