Prefeitura de Pitimbu faz desmatamento de manguezais à luz do dia.



























 A imagem revela o que a comunidade de Pitimbu no litoral sul da Paraíba, vê há muitos anos o desmatamento e destruição do mangue na região. O flagrante da destruição foi feito por um cidadão que procurou a equipe do Blog Pitimbu Noticia que indignado tirou as fotos e solicitou que fosse noticiado e que não poderia deixar passar em branco. não bastando o desmatamento a prefeitura abre levada para o despejo de esgotos como podemos vê nas fotos abaixo o desrespeito é  gritante.



                                     
Alguns dos eventos mais comuns que causam danos ao manguezal são:
·      Desmatamento e aterro para construção de condomínios, clubes e casas.
·      Descarte de lixo sólido.
·      Despejo de esgotos, às vezes da cidades inteiras.
Entre muitos usos e abusos, cada qual com suas consequências devastadoras.

O mangue é considerado um dos ecossistemas mais produtivos do mundo. Seu valor é extraordinário. Trata-se de uma barreira protetora da costa ante fenômenos naturais, previne a salinização dos solos, é habitat de inumeráveis espécies bio-aquáticas, produz grande quantidade de matéria orgânica e é parte fundamental na cadeia alimentar da fauna.
Apesar de sua importância, os manguezais, no mundo todo, são sacrificados em favor de salinas, tanques de carnicicultura, empreendimentos imobiliários, estradas, portos, hotéis, plantações e morrem por um sem-número de causas indiretas: derramamento de óleo, poluição química, poluição das águas, excesso de sedimentos e rompimento de seu delicado equilíbrio hídrico e salino.
O agravante é que esses empreendimentos contam com apoio das prefeituras e dos conselhos municipais de meio ambiente, que não consideram a existência de outras atividades que podem ser extintas com a introdução da carcinicultura.
O marco legal do País considera o ecossistema de mangue como um Bem Nacional de Uso Público e Patrimônio Nacional Florestal. Em consequência, é um patrimônio de todos as populações em torno da Linha do Equador. É somente nesta área que registra-se manguezais. O artigo 1º da Lei Florestal de Áreas Naturais e Vida Silvestre proíbe a exploração de mangues.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...