Banhistas se deparam com espuma na Praia do Leblon, Zona Sul do Rio

Os banhistas que visitaram a Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio, neste domingo (19), se depararam com uma espuma. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as manchas indicam florações de microalgas decorrentes da forte insolação, associada à maré  onde há um aporte maior de águas de rios, canais e baías nas praias.
As águas-vivas que apareceram também nas praias da Zona Sul são trazidas por correntes marítimas que estão incidindo sobre a costa do Estado, ocorrência também muito comum no verão, segundo o instituto.

De acordo com o Inea, a espuma que se formou na praia da Barra da Tijuca,a na Zona Oeste, neste domingo  é um fenômeno natural decorrente do turbilhonamento do mar. De acordo com os técnicos da gerência de Qualidade das Águas do instituo, a ocorrência está relacionada a mudança brusca nas condições do mar, que passou de calmo, no dia anterior, para agitado, o que favorece o fenômeno.
Em dia de sol forte uma espuma verde aparece em Ipanema entre os postos 8 e 9 (Foto: Pablo Jacob / Agencia O Globo)Na quarta (15) espuma verde aparece em
Ipanema entre os postos 8 e 9
(Foto: Pablo Jacob / Agencia O Globo)
Espuma verde
Na quarta-feira (15), quem visitou as praias da Zona Sul do Rio, com sensação térmica de mais de 40°C, se deparou com uma espuma esverdeada pela manhã. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) constatou que a espuma foi causada por fragmentos de uma macroalga, chamada Ulva sp, espécie comum que não oferece nenhum risco aos banhistas. Os técnicos que foram às praias para coletar amostras percorreram a orla carioca do Leblon ao Arpoador.
À tarde, a maré já havia levado as algas para longe da orla de Ipanema e Leblon, e as praias ficaram cheias com o calor que faz na cidade.

Manchas
Nas últimas semanas, várias manchas apareceram na orla da cidade, a maioria causada por algas, que se proliferam com o aumento da matéria orgânica na água. Na sexta-feira (10), uma coloração escura foi vista do alto, próximo ao Arpoador. Dias antes, uma espuma amarelada afastou os banhistas e chegou até a areia. Outra mancha, desta vez avermelhada e também causada por algas, apareceu em quase toda a orla da Zona Sul no dia 27 de dezembro.
Espuma no leblon neste domingo (19) (Foto: Marcelo Fonseca/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Espuma no leblon neste domingo (19) (Foto: Marcelo Fonseca/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...