Filha do Sr. Carlão, alvejado por bala perdida em briga de militares no trânsito, é eleita em assembleia extraordinária, por aclamação, presidenta da COOPERVIDA

Na manhã desta sexta-feira (02), associados da Coopervida – Cooperativa Agrícola Mista dos Agricultores do Assentamento Nova Vida, Pitimbu-PB, elegeram em caráter de recomposição de cargo vago, em Assembléia Extraordinária, divulgada antecipadamente no Jornal A União, por aclamação, a filha do Sr. Carlão – Carlos Antero Fideles – para o cargo de presidenta dessa Cooperativa.
A Coopervida foi fundada em 1995 como instrumento jurídico e político de representação das famílias assentadas no Projeto de Assentamento Nova Vida, do INCRA-SR18-PB; durante o seu auge chegou a ser a maior cooperativa da Reforma Agrária na Paraíba, financiada pelo programa federal PROCERA e FNE, por problemas financeiros, trabalhistas e de gestão passou por crises muito duras chegando à quase falência.
10884584_777853438974052_1448253197_n
Em seu segundo mandato o presidente Carlão iniciou um processo de reestruturação da mesma para que a comunidade pudesse acessar as novas políticas públicas de crédito (PRONAF, Mais Alimentos, Programa de Agroindustrialização dos Assentamentos da Reforma Agrária, etc.) e compras de alimentos por entes federados à Agricultura Familiar (PAA, PNAE).
Nesse período de enfrentamento às dificuldades houve grandes avanços, a Coopervida já conquistou a DAP jurídica, participou e sediou os fóruns e a criação do PAA estadual na Paraíba, chegou a ser a entidade da agricultura familiar a fornecer o maior volume de alimentos para o PAA e PNAE, várias famílias apresentam, visivelmente, melhorias em sua qualidade de vida, está em fase de consolidação um projeto de agricultura irrigada financiado pelo Projeto Cooperar (PRPR – Banco Mundial), conquistou todas as certidões junto ao Fisco e à Junta Comercial, etc.
10912699_777853458974050_117646995_n
Carlão foi o terceiro presidente da Coopervida, exercendo seu primeiro mandato de 1998 a 2001 e o segundo mandado de 2010 a 2013, inciando o terceiro mandado em 2014, ano de seu trágico falecimento. O mesmo já foi presidente, antes dos 30 anos, da Associação dos trabalhadores Rurais de Andreza – Pitimbu – PB, onde conseguiu conquistar eletrificação rural para diversas comunidades rurais e articular politicamente com diversos órgãos governamentais em prol das comunidades rurais no que se refere a crédito, transporte escolar, saúde pública, infraestrutura de rodagens, etc. Durante toda a sua vida, estando ou não com mandato, sempre exerceu forte liderança nas comunidades rurais do litoral Sul, sempre organizando e mobilizando as famílias a lutarem por seus direitos em diversos campos.
10904905_777853448974051_475922194_n
Durante os dois últimos mandatos de Carlão, Sueles Fideles foi uma grande parceira e colaboradora do mesmo, estando à frente da operacionalização de todos os programas governamentais dos quais a coopervida tinha participação. A mesma foi coordenadora nacional do setor de educação do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na Paraíba, viajou de Norte a Sul do Brasil onde teve oportunidade de conhecer e dialogar com as diversas realidades rurais do país, de assentamentos a acampamentos.
“Eu me acho muito pequena diante da grandeza do meu pai, mas não posso me eximir da responsabilidade de dar prosseguimento ao legado dele, que é a luta em defesa da agricultura familiar”, afirmou a nova presidenta da Coopervida.

Alhandra em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...