Chinês nasce com ‘olho de gato’ dotado de visão noturna


Um jovem rapaz chamado Nong Yousui está sendo estudado por possuir visão noturna. Assim como um gato siamês, seus olhos azuis “trocam de cor” para um verde neon quando iluminado por uma lanterna. Isso mesmo! E no escuro ele enxerga muito bem. Testes mostraram que sua visão noturna é suficiente para que ele preencha formulários em um quarto escuro.
O caso do garoto não é novo. Jornalistas chineses já haviam feito uma reportagem com ele há cerca de 3 anos, na cidade de Dahua. Embora o caso tivesse ganhado alguma repercussão na internet, ele não chegou a ser analisado para que suas habilidades fossem melhor entendidas. Agora biólogos evolutivos e geneticistas resolveram investigaro o que parece uma mutação genética. Eles já descobriram que Nong Yousui tem uma íris extraordinariamente colorida, comparado com outros membros de sua etnia, mas ele não avançou um passo na evolução.
Dizem os pesquisadores que sua visão noturna é ocasionada por uma camada de células, a chamada tapetum lucidum, que existe nos olhos dos felinos. Esta fina camada é uma espécie de ‘retroreflector’. Quando um feixe de luz bate, ela reflete a luz diretamente de volta ao longo do caminho de entrada.
Nathaniel Greene, físico do Bloomsburg University of Pennsylvania, que estuda este tipo de fenômeno, o feixe refletido de forma construtiva interfere com o feixe de luz incidente, amplificando o sinal global que atinge a retina, permitindo assim que Nong Yousui possa enxergar como alguns animais, em baixíssimas taxas de luz.
Em entrevista ao LiveScience, Adam Hickenbotham, oftalmologista e pesquisador clínico da Universidade da Califórnia, afirmou que Nong Yousui pode ter um grau leve de albinismo ocular. Isso explicaria sua íris levemente pigmentada, o que também forneceria a ele uma explicação sobre o motivo de enxergar mal durante o dia e ter ótima visão à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...