Prefeito é cassado e presidente da Câmara assume cargo

TRE-PR cassou prefeito e vice por compra de votos nas eleições de 2012.
Wilmo Correia da Silva fica no cargo até nomeação do segundo colocado.

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, na região sul do Paraná, Wilmo Correia da Silva (PMDB) assumiu a prefeitura da cidade na tarde de quarta-feira (28). A determinação partiu do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cassou os mandatos do prefeito João de Oliveira (PMDB) e do vice-prefeito Nestor Mikilita (PTB) por compra de votos nas eleições de 2012. O presidente do legislativo municipal  fica no cargo até diplomação do segundo colocado nas eleições.

“Assumi para não deixar a casa sem patrão. Os funcionários públicos precisam de alguém para tomar uma posição. Não tinha outra maneira a não ser assumir o cargo, mas é por pouco tempo”, afirma Silva.

Segundo Silva, o segundo colocado nas eleições, Hilário Andraschko (PDT), deve ser nomeado como o novo prefeito durante sessão extraordinária, ainda sem data prevista. Enquanto ele estiver na prefeitura, o vice-presidente da Câmara, Marcos Gomes (PC do B), fica a frente da Casa.

Oliveira e de Mikilita informaram que ambos querem responder pelo processo de compra de votos, mas sem perder o cargo. Os dois já entraram com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e aguardam resposta, que pode sair a qualquer momento. Caso a decisão seja a favor de Oliveira e Mikilita, a nomeação do segundo colocado nas eleições pode ser invalidada.
  
Silvia Cordeiro
Do G1 PR, em Ponta Grossa

Prefeito João de Oliveira teve mandato cassado.
Presidente da Câmara, Wilmo da Silva, assumiu o
cargo (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Palmas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...