Folha de São Paulo faz serie de reportagens nas praias do litoral sul da Paraíba. "Praias agradam de surfista a naturista"


 Os naturistas Marcus Vinicius Pedrosa, 58, e Julíndio Macuxi, 47, em Tambaba
 
 
O jornal de maior circulação no Brasil, Folha de São Paulo destacou as belezas das praias do litoral paraibano, dando destaque ao litoral sul da Paraiba.

Veja matéria:

Aquela imensidão azul manda o recado: chegamos ao litoral sul da Paraíba. Hora de deixar o carro mais tempo de bobeira na pousada e fincar os pés na areia.

É na rota sul que você irá se debruçar sobre as vistas mais impressionantes de toda a costa paraibana.

Para desbravar a região de forma mais intensa e contemplativa, a ideia aqui é "montar base" em duas praias.

Sugestões: Tabatinga, repleta de opções, e Bela, que ainda está começando a ser descoberta, oferecem cenários que se complementam.

Bem mais turístico, ponto de parada de grupos gringos em viagem ao Nordeste, o litoral sul está léguas à frente do norte nos quesitos hospedagem e gastronomia.
Fica fácil entender por que o pessoal da capital, mesmo com aquele marzão todo à disposição, encara a estrada no final de semana para pegar praia na vizinhança.


DESCUIDO À BEIRA-MAR
Num pequeno percurso de 40 km pela PB-008, estrada em ótimo estado de conservação, que sai da capital e segue até a praia de Tambaba, é possível se deparar com os mais variados tipos de praia.

Em comum, areia branca, mar verde-azulado e quentinho. Graças à barreira de corais que cerca as baías, a temperatura média da água fica ao redor de 28°C.
A primeira parada do roteiro logo depois de João Pessoa é a Barra do Gramame, estuário onde o rio homônimo desemboca no mar. Conforme o vaivém das marés, a água rabisca a areia, criando e alterando dunas. Se você procura sossego, vai encontrá-lo somente no meio da semana.

Logo na entrada do distrito de Jacumã, há acesso para a praia do Amor, que é belíssima, mas, infelizmente, o lixo se acumula na parte da trilha que contorna as pedras e próximo às barracas.

Melhor fazer o caminho inverso: sair de Jacumã e seguir pela praia à direita, passar por Carapibus, Tabatinga e seguir até Coqueirinho e Tambaba. Essas praias ainda preservam largos trechos a salvo da exploração imobiliária.

CORES
Carapibus é mais urbanizada, enquanto Tabatinga exibe seus paredões de falésias que passeiam pelas mais variadas cores (cinza, laranja, rosa), mescladas com o verde da vegetação de um lado e o azul do mar do outro.

Coqueirinho, provavelmente, é a mais bela de toda a Paraíba. De um lado, arrecifes formam piscinas de águas tranquilas; do outro, maré bate forte. É dos surfistas.
Adiante está a naturista Tambaba, cenário de formações rochosas e cristalinas piscinas naturais. Na entrada da praia, você pode permanecer vestido. Passou pelo corredor, tem que tirar a roupa. Fetiche dos fetiches, Tambaba é o tipo de praia aonde todo mundo quer ir, mas só para espiar. Poucos chegam às vias de fato -no caso, ficar nu.

Quer desbravar um bocadinho mais? Antes de chegar a Tambaba, entre à direita, rumo ao município de Pitimbu, mais cerca de 10 km até a divisa com Pernambuco.
Pela praia, depois do território naturista vem a quase intocada Barra do Graú --não é naturista, mas dá para ficar por ali numa boa.

Na sequência, vem a praia Bela. Evite essa região nos fins de semana, quando hordas
de turistas vêm de ônibus do interior à procura de um lugar ao sol. E deixam, pelo caminho, um triste rastro de sujeira e descaso com a natureza. Nenhuma praia merece, especialmente uma chamada Bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...