Obras da Fiat em Goiana prioriza baianos e frustra trabalhadores da Paraíba e Pernambuco


Teresa Maia/DP/D.A.Press

Moradores de Goiana e cidades vizinhas estão frustrados. Reclamam que operários baianos estão tendo prioridade na ocupação dos empregos criados com a construção da fábrica da Fiat no município.
Informam que o consórcio Construcap/Walbridge um gigante americano na construção de fábricas de automóveis,  despreza a força de trabalho local. 
Quase 60 ônibus carregados de operários vindos do estado da Bahia já teriam chegado à cidade pernambucana.
Comunicadores de uma rádio local dizem que ouvintes têm feito queixas diárias sobre a dificuldade de conseguir uma vaga. Mesmo de pedreiro ou marceneiro.
O assunto já motiva debates na Câmara. Vereadores estão sendo procurados pelos que esperam, sem sucesso, alguma colocação.
Wallbridge já tem experiência com a Chrysler, controlada pelos italianos / Foto: Igo Bione/JC Imagem
Vilde Barbosa (PR) informa que já esteve no canteiro de obras e, lá, ouviu que não há nada de anormal.
Mas checou que os homens empregados até o momento são de  Irecê (BA), a mesma cidade do chefe do canteiro de obras, conhecido como “Mestre Baiano”.
A secretaria de Planejamento de Goiana informou que o acompanhamento das contratações é feito pela secretaria do Trabalho de Pernambuco.
A assessoria de imprensa da Fiat explicou que o consórcio dispõe de um banco de mão de obra formado por gente que foi treinada para trabalhar na construção.
Informa que nesta fase inicial a Construcap priorizou seu próprio contingente, mas garante que ao longo da obra operários da região serão absorvidos.
No apogeu, serão 7 mil postos de trabalho. Atualmente menos de mil estão contratados.
Enquanto os empregos não chegam, trabalhadores da Mata Norte e cidades do litoral sul da Paraíba se sentem desprestigiados e Goiana vai se tornando pequena para o interesse que gera uma fábrica de carros instalada numa região de monocultura e subempregos.
De acordo com o vereador Vilde Barbosa, já não existem casas para alugar. Hotéis estão cheios e até motéis viraram moradia para quem chega. O boom ao Norte começou.
Portal do Litoral PB com Josué Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...