Em tempos de F5 no Brasil, paraibanos dão exemplo de que como se protesta com respeito e Polícia Militar de que como se respeita um protesto


A Paraíba entrou oficialmente nesta quinta na onda de protestos que inunda o Brasil de ponta a ponta. E entrou na crista, sem grandes registros de baderna, vandalismo ou violência, que tiram o brilho de qualquer movimento. Tanto que não ganhou, ao lado de outras capitais, destaque na mídia nacional.
Previamente organizada, firme, mas sem o ranço repressivo, a Polícia Militar da Paraíba ficou à altura dos manifestantes e deu um exemplo de respeito à cidadania, garantindo segurança sem intimidar a mobilização.
Apesar da amplitude da pauta, pois nunca uma manifestação protestou contra tanta coisa e contra tanta gente de uma só vez, o que pode dificultar ou retardar mudanças específicas, no país, deu a impressão de que a manifestação nem se importa se Brasil vai mudar ou não.
Ela quer apenas dizer que há pouquíssimos satisfeitos do jeito que está. O gigante só é gigante porque é resultado de indignações heterogêneas. Um braço anti-corrupção, uma perna contra a carga tributária, uma cabeça a favor de saúde pública de qualidade formam um Frankenstein da revolta.
Como não há líderes específicos, é inútil pensar que o movimento no Brasil todo vai definir qual o próximo item principal da pauta a ser colocado em prática, como aconteceu com a redução das passagens de ônibus. Que, a meu ver, é o que deveria ser feito.
Mas, ao que parece, o brasileiro quer apenas voltar pra casa e dizer: “Um dia eu disse não a tudo que não presta. Não mudou nada, mas eu disse”.
Foi bonito ver de perto, em determinando trecho da Avenida Epitácio Pessoa, jovens de hoje e de ontem, pais e filhos, se achando maiores do que realmente são na democracia instalada no Brasil e marchando como se fossem dar um golpe no poder e nos poderosos.
Se não vai ter efeito prático, a não ser o susto em quem manda, já não tem problema.
Os brasileiros estão apenas esvaziando o saco. E resolveram fazer todos ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...