Vereador de Alhandra denuncia máfia do taxi na PB



A ação de uma "mafia" que tem ramificações por toda Paraíba e Nordeste com destaque para os Estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco começou a ser investigado pelo Ministério Público  desde o inicio de 2013, a parti do Município de Alhandra. No município Paraibano há denuncia que foram emitidos mais de mil alvarás para novos taxis, quando a cidade só comporta pouco mais de 30. O objetivo é a compra de carros luxuosos por meio do plano taxista, que concede isenção do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).


As estimativas iniciais são de prejuízos de cerca de R$ 2 Milhões para a União, Estados e Prefeituras. O departamento de comunicação social da Policia Federal informou que a instituição ainda não entrou no caso, mas o Sinditaxi-PB fará o pedido oficial nesse sentido.
O esquema começou a ser investigado após denúncias que foram feitas pelo Vereador João Ferreira da Silva, mais conhecido por João Sufoco, de Alhandra, município localizado na microrregião do Litoral Sul da Paraíba. Após a denúncia o prefeito do município, Marcelo Rodrigues, via decreto, determinou a suspensão da concessão de novos alvarás de taxi, além de verificar a validade dos já existentes.



Posteriormente, o Procurador geral de justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do vale Filho, determinou que as denúncias feitas pelo vereador sobre a venda ilegal de alvarás para compra de taxi durante a gestão do Ex Prefeito Renato Mendes, e outras supostas irregularidades sejam devidamente apuradas. A primeira audiência para tratar do assunto foi realizada no dia 22 de Janeiro, e uma segunda estar marcada para a próxima terça -feira(26) a partir das 9h, no Fórum Manoel Fernandes da Silva.
Verdadeira Mafia



Em entrevista exclusiva ao Correio, o vereador João Sufoco garantiu que "essa e a maior fraude em impostos federal que eu tenho conhecimento na Paraíba, com a venda de alvarás no nosso município. A previsão é de um prejuízo de mais de R$ 2 Milhões, nos últimos 4 anos, na última gestão da prefeitura de Alhandra onde existia uma quadrilha organizada la instalada, com o único objetivo de Fraudar os cofres públicos",revelou.



A expectativa de João Sufoco é a de que "se a Policia Federal ainda não entrou nas investigações que em breve entre para desbaratar essa quadrilha que é uma verdadeira máfia com ramificações por todo o Nordeste. Tem Policial de Pernambuco e Rio Grande do Norte envolvido. Quem andar no Alto Sertão Paraibano hoje vai encontrar veículos de placas vermelhas de Alhandra".



Na denúncia o vereador João Sufoco, garantiu que "o esquema de venda ilegal de alvarás que existia na prefeitura de Alhandra possibilitou a compra de automóvel no plano taxista com a isenção do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) por pessoas que não exerce a profissão, nem nunca exerceram. Essas pessoas compraramm carros de luxo irregularmente para uso particular", confirmou.


Correio da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...