TSE comunica ao TRE validação dos votos de Bado e Dunga aguarda posse na AL


Expectativa é queCarlos Dunga assuma a titularidade do mandato ainda esta semana

A ministra Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) comunicando ao órgão a publicação do acórdão do TSE referente ao Recurso Ordinário Nº 4360-06. 2010.6.15.0000, que validou os votos do ex-prefeito de Cuité, Osvaldo Venâncio dos Santos (Bado), nas eleições estaduais de 2010.
O acórdão havia sido publicado pelo TSE no último dia 19 de fevereiro, mas só foi comunicado ao TRE-PB nesta quarta-feira. A decisão do TSE vai mudar composição da Assembléia legislativa da Paraíba, com o suplente de senador Carlos Dunga (PTB) assumindo mandato na ALPB.
Com a validação dos votos de Bado, que disputou as eleições pela coligação PSL/PR, o coeficiente eleitoral para deputado estadual será mudado. Assim, a coligação do PTdoB, que conseguiu eleger apenas o deputado Genival Mathias, perde a vaga, que vai para Dunga, da coligação PTB/PP, que já tem a deputada Daniela Ribeiro (PP) eleita. 
Apesar de ter os votos computados pela Justiça Eleitoral, Bado não irá assumir o mandato na ALPB, ficará na condição de primeiro suplente da coligação PSL/PR.
A expectativa é que Dunga assuma a titularidade do mandato ainda esta semana, pois agora cabe apenas ao TRE promover a retotalização dos votos e comunicar a ALPB, que em seguida empossará o novo deputado.
Neste sentido, o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, já designou nova Comissão Apuradora para a atualização do sistema de candidaturas (Cand) com vista à retotalização dos votos recebidos pelo então candidato a Bado.
Na semana passada, a reportagem do Portal WSCOM entrou em contato a Secretaria Judiciária do TRE-PB, que informou que a Corte estadual aguardava apenas a comunicação da publicação do acórdão por parte do TSE para promover a retotalização.
Cristiano Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...