Conexão Litoral Sul: Fatos & Boatos - 06/06/2014

Apresentamos a vocês nossa coluna "FATOS & BOATOS" que divulga os bastidores da política e os causos populares do nosso querido litoral sul. Todas as sextas-feiras apresentaremos em poucas linhas, de maneira clara e objetiva, o que chega até nós, através dos nossos leitores e colaboradores. Porém, lembramos que nem tudo é FATO e muito menos BOATO. Tirem as suas próprias conclusões.

De Parabéns

A Prefeitura de Alhandra está de parabéns. Apesar de ter tido muita dificuldade no início da gestão, o  Prefeito Marcelo, tem demonstrado bom senso administrativo, o que tem proporcionado ver obras e benefícios por toda a cidade. Se essa moda pega, nossa região terá o tão sonhado salto para o desenvolvimento.

Muído

Um recém formado grupo político está causando no litoral sul. Além de causar insônia a muita gente, está trazendo a região uma nova postura política. Isso tem agradado lideranças de todo o litoral, pois estão cansados da política de perseguição, imposta normalmente por quem está no poder. Muitos projetos estão sendo discutidos para a região como um todo, o que tem irritado os que não tem assunto e muito menos conhecimento de causa. Muitos que se dizem aliados, na surdina, já aderiram ao grupo.

Pré-candidatos

Além dos já conhecidos, outros estarão em breve chegando a nossa região. Causarão estranheza por parte dos que se achavam donos da área, pois dentre eles encontrarão amigos até então. Será que a amizade vai permanecer?

Prestígio

O comentário da semana na cidade de Alhandra é que um ex-Vereador, aliado de Estela, assumirá em breve importante cargo estadual no Município. Será?

Paquera

Lideranças que já declararam apoio a Dr. Damião estão sendo sondadas por outros candidatos. O que se sabe é que uma de Caaporã já rompeu.

Pitimbu I

A Deputada Estadual Daniela Ribeiro está fazendo um verdadeiro arrastão em Pitimbu e segundo se comenta será uma das mais votadas. Ela, que é irmã do ex-ministro e Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro, tem conquistado e conseguido apoio, de quem já tinha até declarado apoiar outros candidatos.

Pitimbu II

Ex-candidato a prefeitura em 2012, foi levado por outra liderança a fechar apoio com o ex-deputado estadual Rodrigo Soares. O que não se esperava era que o jovem político já tivesse fechado apoio ao ex-deputado estadual Genival Matias. Irritado com tamanha traição Genival Matias tirou-lhe o partido. O jovem político em resposta disse que nem ele e muito menos a sua família precisavam do PT do B.

Costume
Manoel do Fumo, conhecido em Caaporã por nunca ficar apenas com um deputado, já declarou apoio a pelo menos três. Ou melhor a dois, pois rompeu com um ex-secretário, pré-candidato a deputado estadual. O que se sabe é que o mesmo já havia agraciado Manoel do Fumo, porém ao saber do rompimento quer tudo de volta e pelo que parece vai mandar buscar de qualquer jeito.

Em baixa
Um pré-candidato a Deputado Federal encomendou uma pesquisa de consumo interno no litoral sul. Ele recebeu o resultado ontem. Constatou que os atuais gestores estão em baixa e por isso decidiu procurar o apoio dos vices.


Até a próxima semana! 


Conexão Litoral Sul

TECNOLOGIA : Teclado da Darfon mantém as teclas “suspensas no ar” magneticamente

teclado-da-darfon-mantem-as-teclas-suspensas-no-ar-magneticamente.jpg.280x200_q85_crop

Darfon apresentou na Computex deste ano em Taipei um teclado que pode permitir a fabricantes de notebooks deixarem seus dispositivos ainda mais finos. O produto da empresa se chama Maglev Keyboard e, assim como o trem-bala japonês, ele utiliza as propriedades do magnetismo para manter as“teclas suspensas no ar”. Elas não ficam exatamente flutuando, mas não são presas ao suporte do teclado fisicamente como nos modelos comuns que temos hoje.
O que acontece é que as teclas são repelidas magneticamente pelo suporte do teclado assim como os trilhos do trem-bala repelem o veículo no Japão. Contudo, há elementos que prendem as teclas no lugar, mas não há peças mecânicas para suportar a pressão dos dedos da pessoa que digita.
DIFERENTE
De acordo com o CNet, que testou a novidade, há duas versões, uma para ser embutida em notebooks e outra tradicional que você pode plugar em seu PC. O primeiro tem teclas que não afundam tanto, já que a ideia é ser bem fino e, o segundo, parece bem confortável nesse sentido. Os relatos, entretanto, falam de uma sensação diferente, o que deve ser o efeito das teclas magnéticas, que se diferenciam no clique das teclas mecânicas.
De qualquer maneira, a equipe da Darfon não chegou a comentar quais empresas deverão adotar seu teclado magnético, mas a expectativa é de que, até o fim do ano, alguns modelos de notebook já possuam a tecnologia da empresa. Nenhuma comparação de preço foi feita entre os teclados mecânicos e o Maglev, mas espera-se que este seja mais caro, uma vez que estamos falando de um padrão novo e que usa uma tecnologia bem mais avançada.

Tragédia! Fernandão, ídolo do Internacional, morre em acidente de helicóptero

O ex-atacante Fernandão, um dos maiores ídolos da história do Internacional e do Goiás, morreu por volta das 1h deste sábado, em Goiás, aos 36 anos. Fernando Lúcio da Costa voltava de sua casa em Aruanã, cidade no interior para a capital, localizada a 315km de distância. Além de Fernandão, estavam no helicóptero e não sobreviveram mais quatro amigos: Edmilson de Sousa Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton.
Infelizmente, é verdade. Fui o primeiro a saber. Me ligaram às 5h da manhã. Estavam ele e mais quatro amigos (no helicóptero), todos faleceram. É uma lástima – disse o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto.
Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia a Fernandão por volta de 1h e foi encontrada sobre um banco de areia (uma pequena praia), às margens do rio Araguaia. O local do acidente fica a 15km do centro de Aruanã. O ex-jogador chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas faleceu pouco depois.
- O corpo dele é o único está no hospital. Os demais morreram no local do acidente. Nessa época é muito comum acampamento às margens do Araguaia, mas trata-se de uma região cujo acesso é mais comum por helicóptero ou barco. Provavelmente, ele chegou ao hospital socorrido por barco – declarou o delegado Norton Ferreira, chefe de comunicação da Polícia Civil de Goiás.
Nascido em Goiânia, Fernandão, revelado pelo Goiás, viveu suas maiores glórias no Colorado. Ganhou duas vezes o Campeonato Gaúcho e foi um dos principais nomes na conquista da primeira Libertadores do Inter, vencida em 2006. No mesmo ano ainda levantou o troféu de campeão do Mundial de clubes da Fifa. Foi capitão durante a maior parte de seus quase cinco anos de Inter.
Estreou com a camisa colorada em 10 de julho de 2004, quando Internacional e Grêmio travaram o GreNal de número 360. Começou com o pé direito, já marcando seu nome na história do clube ao fechar o placar em 2 a 0, fazendo o gol de número 1000 da história do clássico. A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro.(veja vídeo ao lado do gol 1000)
Foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, realizada em 5 de abril. Ele já havia liderado a festa pela conquista da Libertadores de 2006, empunhando microfone e gritando a plenos pulmões os principais gritos da torcida colorada.
Fernandão pendurou as chuteiras em 2011 vestindo a camisa do São Paulo. Ainda defendeu os franceses Olympique de Marselha e Toulouse e o Al-Gharafa, do Catar. Tornou-se dirigente e posteriormente treinador do Colorado. Em ambas as funções não teve muito sucesso.
O ídolo iniciava nova carreira. Estreou como comentarista do Sportv no último dia 25, quando o Internacional foi derrotado por 3 a 1 pelo Cruzeiro. Faria parte do time do canal durante a Copa do Mundo. (confira ao lado comentário feito por Fernandão do jogo entre Palmeiras e Botafogo, disputada em 28 de maio)

Um total de 625 gestores públicos da Paraíba estão inelegíveis para as eleições desse ano por terem tido contas julgadas irregulares. A lista com os nomes foi encaminhada, nesta sexta-feira (6) pela Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) ao Ministério Público Eleitoral. No documento estão 1.067 registros, alguns casos se referem a mais de uma prestação de conta de um mesmo gestor.
Esse total de contas julgadas irregulares é referente ao período de 5 de julho de 2006 a 5 de junho desse ano. Na lista aparecem 250 prefeitos e ex-prefeitos, com 516 ocorrências de irregularidades; e outros 375 gestores, com 551 registros de irregularidades, entre presidentes de Câmaras Municipais, secretários, presidentes de Institutos de Previdências, e outros ordenadores de despesa.
Segundo a Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, os gestores que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente ficam impedidos de concorrer nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes. Esse prazo é contado a partir da data do julgamento.
O número de 625 gestores ainda deve crescer.De acordo com o corregedor do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, as listas da 1ª e da 2ª Câmaras serão antecipadas para o próximo dia 10 de junho, a previsão era para o dia 17. Já no dia 5 de julho será encaminhada uma listagem complementar, levando em conta os processos julgados até aquela data, tanto pelo Tribunal Pleno, bem como, pelas Câmaras Deliberativas.
O conselheiro Fernando Catão informou que a lista dos gestores foi encaminhada ao procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves Silva. As informações serão inseridas no Sistema de Contas Eleitoral do Ministério Público Federal (Sisconta Eleitoral), criado para receber e processar nacionalmente as informações de inelegibilidade.

FORMULA 1 : "Podemos fazer bem melhor", admite Massa, insatisfeito com resultados "

Apesar de estar feliz com a mudança para aWilliams, Felipe Massa não está nada satisfeito com seu começo na nova equipe em 2014. Na coletiva de imprensa para o GP do Canadá desta semana, o piloto brasileiro foi perguntado se seus resultados estavam dentro das expectativas. A resposta foi enfática:
- Não. Definitivamente. Não tivemos grandes resultados até agora. Deveria ser melhor do que foi até agora. Não tive boas corridas. Teve corrida que eu não cheguei à segunda curva. No Bahrein eu lutei pelo terceiro lugar a prova toda e perdi posições com o safety car. Tenho certeza que podemos fazer muito melhor e espero que essa pista seja melhor para nosso carro comparado às outras pistas. Espero que daqui para frente possamos ter resultados melhores, bem melhores que o sétimo lugar, espero – desabafou.   
Felipe Massa na coletiva de imprensa do GP do Canadá (Foto: Getty Images)Felipe Massa na coletiva de imprensa do GP do Canadá (Foto: Getty Images)

Em seis corridas, o paulista teve como melhor resultado três sétimos lugares, foi tirado da prova de abertura, na Austrália, e não somou pontos nas outras duas. Com isso, ele ocupa a 11ª colocação na temporada, com 18 pontos. Com desempenho semelhante, mas menos infortúnios, seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, é o sétimo com 34.
  A TV Globo transmite ao vivo as emoções do GP do Canadá neste domingo a partir das 15h (horário de Brasília) e o treino que define o grid de largada, sábado às 14h. O GloboEsporte.com acompanha ambas as atividades em Tempo Real. Os treinos livres começam nesta sexta-feira, 11h. O SporTV exibe as sessões.
Horários GP do Canadá Voando Baixo (Foto: Editoria de Arte)

Governo entrega Residencial Cidade Madura terça-feira

O programa Cidade Madura é o primeiro a construir condomínio residencial fechado exclusivo para idosos. Nesta terça-feira (10), o Governo do Estado entregará a obra, realizada pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH). A inauguração ocorrerá às 10h, no bairro do Cidade Verde, em João Pessoa, que recebe a primeira unidade do projeto inédito no país.

São 40 unidades habitacionais (com área de 54m² cada) totalmente adaptadas às necessidades das pessoas idosas. O local ainda possui guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade. Em João Pessoa, o projeto representa um investimento de R$ 3,6 milhões.

Os moradores foram escolhidos após um completo estudo social. No Residencial Cidade Madura só será admitida a permanência de moradores idosos e estes não podem modificar, emprestar, locar ou ceder os imóveis. Eles podem morar sozinhos ou com seus cônjuges e pagarão apenas as despesas referentes à utilização do imóvel, que é de propriedade do Estado. A concessão só será reincidida caso o idoso manifeste interesse ou quando há perda de autonomia ou falecimento, sendo o imóvel cedido para outro idoso.

Para ter direito a participar do programa, é preciso residir preferencialmente na cidade há pelo menos dois anos, ter 60 anos ou mais e possuir renda de até cinco salários mínimos. Também é necessário que a pessoa tenha possibilidade de locomoção e lucidez compatível com as atividades da vida diária.

Com a entrega da primeira unidade em João Pessoa, a Cehap avança com as obras do segundo residencial do programa, que está sendo construído em Campina Grande e ainda há projetos para construção de unidades em Sousa e Cajazeiras.

TRE realiza audiência pública para discutir sobre propaganda eleitoral antecipada e redes sociais


TRE realiza audiência pública para discutir sobre propaganda eleitoral antecipada e redes sociaisFoto: Walla Santos
Na tarde desta quarta-feira (04), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba realiza na sede da instituição em João Pessoa, uma audiência pública para debater sobre as eleições 2014 com a classe politica, dirigentes e militantes partidários, prefeitos, vereadores, representantes da OAB e do Ministério Público e o público em geral.
O presidente do TRE, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, adiantou que o Tribunal está elaborando uma cartilha para orientar os eleitores de como deverá agir durantes as eleições 2014, principalmente no que se refere à propaganda eleitoral irregular e compra de votos.
"Iremos debater sobre propaganda eleitoral antecipada e redes sociais mostrando o que pode e o que não pode ser divulgado", disse o desembargador.
Audiências do tipo já foram realizadas em Guarabira, Patos, Sousa e Campina Grande com grande participação do público.

Detran convoca 970 candidatos para início do processo de Habilitação Social


Novecentos e setenta candidatos selecionados pelo Programa de Habilitação Social, que tiveram as inscrições confirmadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, têm o prazo de 20 dias para comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para dar início ao processo de aquisição da carteira nacional de habilitação.

A lista com os nomes dos candidatos que apresentaram todos os documentos comprovando as informações prestadas durante a inscrição “online” está disponível no site do programa, no endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br

Em João Pessoa, os candidatos selecionados devem comparecer à sede do Detran, no bairro de Mangabeira, ou aos postos de atendimento do órgão instalados no Shopping Carro Legal ou Shopping do Automóvel, na BR-230, estrada de Cabedelo. Nas demais macrorregiões, devem comparecer às sedes das Ciretrans ou Postos de Trânsito.

Nas unidades do Detran, os candidatos serão inscritos no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) e passarão por exames médicos e psicotécnicos. Posteriormente, serão encaminhados aos Centros de Formação de Condutores credenciados para que passem por todas as etapas percorridas por um candidato comum, com aulas teóricas e práticas e exames de legislação e prática de direção.

A segunda edição do Programa de Habilitação Social ofereceu 3 mil vagas em todo o Estado, para o biênio 2014-2015.

Ao todo, 41.328 candidatos se inscreveram no programa do Governo do Estado, que garante acesso à carteira nacional de habilitação de graça. 1.014 candidatos selecionados não compareceram para confirmar a inscrição e foram eliminados, automaticamente. 1.016 candidatos foram desclassificados porque não comprovaram as informações prestadas durante a inscrição “online”.

As inscrições foram encerradas no dia 6 de fevereiro. Só na cidade de João Pessoa, foram inscritos 13.164 candidatos, para 1.200 vagas. Em Campina Grande, foram 7.353 inscritos, para 500 vagas.
Fonte: Da Redação com Secom/PB

Diretório do PSB de João Pessoa promove eleições internas no partido neste domingo


Barbosa: todos contribuindo para o fortalecimento da legenda socialista
O Diretório Municipal de João Pessoa do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza, no próximo domingo (8), eleições internas para definir a nova direção do partido na Capital Paraibana.

O evento que acontecerá a partir das 08:00 no auditório da reitoria da UFPB, contará com a presença de diversos partidos, das lideranças dos movimentos sociais, de parlamentares e pré-candidatos a disputa eleitoral de 2014.

O congresso, também, contará com a presença do nosso governador Ricardo Coutinho e terá como pauta principal as eleições deste ano. Na ocasião serão lançadas diversas candidaturas a Deputado Federal, Estadual e da reeleição de governador e do Presidente da República.

O presidente Ronaldo Barbosa reforça o convite para que todos se façam presentes no congresso e contribuam para o fortalecimento da legenda socialista.

Paraíba Já

Esposa de Moacir Rodrigues permanece no Governo de RC


Esposa de Moacir Rodrigues permanece no Governo de RC
Contrariando os tucanos, a cunhada do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), Geovana Fernandes,permanece no Governo do Estado com cargo de comissão. A informação foi noticiada pelo colunista político Arimatéa Souza, em sua coluna Aparte desta quarta-feira (04) do Jornal da Paraíba. Giovanna Karla Barros Fernandes, havia sido demitida da coordenação do Programa Fome Zero no Município.

“Geovana Fernandes, secretária executiva da Secretaria de Interiorização (e esposa de Moacir Rodrigues) não formalizou o seu pedido de demissão do cargo”, afirmou o colunista.

Desta forma Geovana continua como titular da Secretaria Executiva de Interiorização da Ação do Governo. Ela é esposa de Moacir Rodrigues, irmão do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) que deixou o cargo que Giovanna ocupa para candidatar-se a uma das vagas na Câmara Federal pelo PSD do vice governador Rômulo Gouveia.

A nomeação até passaria sem realce não fosse a recente declaração do prefeito botando freios no irmão, que anunciara voto no governador em detrimento do voto para o primo Cássio Cunha Lima. Romero garantiu que Moacir votaria em Cássio e reportou-se à sua história. Disso, disse em alto e bom som, não abrirá mão.

Redação  

RC volta a confirmar Rômulo Gouveia na chapa majoritária e cita Cícero como um exemplo de vítima de boatos


RC volta a confirmar Rômulo Gouveia na chapa majoritária e cita Cícero como um exemplo de vítima de boatos
Desmentindo os boatos de que o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), estava sendo rifado da chapa majoritária, o governador Ricardo Coutinho (PSB), voltou a garantir que os dois estão afinados politicamente rumo à disputa eleitoral de outubro.

Em entrevista a rádio Campina FM, Ricardo Coutinho garantiu que a sua relação com Rômulo Gouveia está absolutamente boa, e revelou que apesar de os adversários ficarem espalhando boatos, o presidente do PSDserá candidato a senador.

A surpresa nesta nova declaração dada pelo governador Ricardo Coutinho, no entanto, ficou por conta da comparação feita pelo socialista ao citar o senador Cícero Lucena (PSDB) como um dos exemplos de políticos vítima de boatos plantados pela oposição.

O governador lamentou que a única coisa que seus opositores façam é semear a discórdia e apontou alguns líderes políticos, vítimas de boatos, como ele, a exemplo de Cícero Lucena, Cozete Barbosa e Félix Araújo.

"Eu acho que quem espalha isso são os adversários, a única coisa que eles fazem é isso, semeiam a discórdia, que o diga Cícero Lucena, Cozete Barbosa e Félix Araújo, mas eu tenho uma natureza diferente e consigo responder a altura. Eu ando por essa Paraíba afora de cabeça erguida, pois ninguém vai dizer que eu fiz algo em pensamento particular, deve ser por isso que alguns sentem tanta raiva. Rômulo ligou pra mim, nós estamos para desespero de alguns, absolutamente bem – frisou.  

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...