AGORA É OFICIAL! PT anuncia apoio à reeleição de Ricardo Coutinho

Agora é oficial! O Partido dos Trabalhadores na Paraíba anunciou, na tarde desta quarta-feira (25), apoio ao projeto político de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PTSB). O PT tomou a decisão após o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, ter sido informado da desistência do então pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rego.

O anúncio da aliança PT-PSB aconteceu no Hotel Imperial, localizado na orla da Capital, e contou com a participação do prefeito Luciano Cartaxo (PT), do governador Ricardo Coutinho, (PSB), do presidente estadual do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas, e do executivo Lucélio Cartaxo (PT), que será candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo gestor socialista.
Ao chegar ao Hotel Imperial, o governador Ricardo Coutinho concedeu entrevista à imprensa e destacou que a aliança com o PT visa o engrandecimento do projeto político e administrativo para o bem da Paraíba. Ele adiantou que a união com a legenda petista não será temporária e vai permanecer por vários anos. “Esses dois partidos têm uma afinidade política muito grande”, justificou o governador.
Agora, a Executiva Estadual do PSB trabalha para atrair o PMDB, que poderá ocupar a vaga de vice na chapa do governador Ricardo Coutinho, com a indicação do ex-prefeito Veneziano ou a deputada federal Nilda Gondim, mãe do senador Vital do Rego Filho e do próprio Veneziano.

Mais informações em instantes.

Por Fábio Augusto
Paraíba Já

Jerimum de quase 200 kg é encontrado na Paraíba e legume gigante vira atração na cidade


Um jerimum nada tradicional tem chamado atenção dos moradores da pequena cidade paraibana de Nova Floresta, a 249 km de João Pessoa, na região do Curimataú do estado. O motivo é o tamanho do legume, que ainda nem acabou de crescer, já tem 2,30 metros de diâmetro e quase 200 quilos. O leguminoso pode ser o maior já cultivado no Nordeste.
Leia mais Notícias do Portal Correio
O vegetal nasceu na horta de Adailton Gomes, 29 anos, morador do sítio Pororoca. De acordo com o produtor, que começou o cultivo da planta há três meses, o segredo está na semente de qualidade, que foi importada dos Estados Unidos, da espécie Atlantic Gigante. Na terra, de cerca de 10 hectares, há outros seis legumes pesando entre 40 e 70 kg. Até então, o maior vegetal colhido tinha sido de 10 quilos.
“Há cinco anos eu estava lendo uma revista agrônoma e tinha falando sobre a espécie americana. Entrei em contato com um amigo meu e ele me mandou algumas sementes da espécie. Plantei e me surpreendi com o tamanho. Tenho outras mudas – que estão com legumes grandes. Mas, meu forte mesmo é o hortifruti, produzindo o maracujá amarelo”, falou o agricultor.
A forma desproporcional do vegetal tem atraído pessoas de várias cidades. “Em um dia veio cerca de 3 mil pessoas aqui no sítio para tirar fotos. O tamanho impressiona e isso tem atraído um grande número de pessoas de cidades da região e de outras localidades. O jerimum – que também é chamado de abóbora – será colhido entre os dias 10 e 15 de julho”, disse Gomes.
O agricultor adiantou que as sementes retiradas serão vendidas para outros agricultores e o jerimum gigante será doado para escolas públicas da cidade. “Vamos vender abaixo custo para estimular uma espécie de competição entre nós agricultores para saber quem vai colher o maior jerimum. O meu objetivo é distribuir para as escolas do município”, avisou Adailton Gomes.
Para o engenheiro agrônomo, Adalberto Nogueira, da Secretaria de Agricultura e Pesca da Paraíba, o vegetal é uma nova variedade no estado e o tamanho dele é em decorrência de uma mutação genética.


“Ele [jerimum] deve ser o maior do Nordeste e deve ser do país. Essa nova variedade deve passar por um estudo fazendo uma sequência de experiência. Para o crescimento da planta, o solo também deve ser muito propicio e ter recebido uma tratamento especial”, explicou o engenheiro.  

Lei da Ficha Limpa pode impedir candidatura de mais de 6 mil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Antonio Dias Toffoli, recebeu hoje (24) uma lista com 6,6 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacando que as irregularidades apontadas podem levar à inelegibilidade. O pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), deve integrar a lista, já que eleito em 2010, foi barrado pela Justiça Eleitoral e só tomou posse após o STF decidir que a norma, mesmo aprovada, não valeria para a corrida eleitoral de 2010.
 
A lista não é declaração de inelegibilidade mas, segundo Nardes, tem sido usada como principal recurso para os tribunais eleitorais negarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa. “Além do fato de ficar oito anos fora das eleições, eles têm [de pagar] as multas que nós temos aplicado. Há casos de gestores que têm que assumir a responsabilidade com seu patrimônio pessoal, além de funcionários públicos que são demitidos, como há centenas de casos recentes”, disse o ministro.
 
As pessoas que constam da lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou solicitadas por partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, coligações ou candidatos. Entre os citados na relação do tribunal estão funcionários públicos que ocupam cargos de menor responsabilidade, até ministros e governadores. Eles poderão ter os nomes excluídos da lista caso consigam decisão judicial ou liminar nesse sentido. A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral.
 
A unidade federativa com mais nomes listados é o Distrito Federal, que tem 729 gestores apontados como responsáveis por contas irregulares. Em seguida está o Maranhão, com 513 nomes e São Paulo, com 485. Roraima é o estado com menos gestores apontados na lista, com 97 nomes.
 
Os relacionados na lista do TCU cometeram as chamadas irregularidades insanáveis nos últimos oito anos, e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito ou da multa imposta como punição pelo TCU não implica retirada do nome do gestor da lista.
 
É dever dos tribunais de contas encaminharem as listas até o dia 5 de julho do ano eleitoral à Justiça Eleitoral. Os tribunais nos estados também estão fazendo isso e têm recebido orientação do TCU para disponibilizarem os nomes dos gestores citados na internet. Liberada para o público, a relação será constantemente atualizada até fim do ano. Dessa forma, pessoas citadas que conseguirem liminares na Justiça podem ter os nomes retirados e outras, cujos recursos forem se esgotando, poderão ser acrescidas.
 
Redação com Agência Brasil

PT muda estratégia e tem pressa em coligar com o PMDB na proporcional

Uma semana após emitir nota rejeitando aliança proporcional com o PMDB, o PT tem pressa para fechar a coligação que, recentemente, foi renegada pelos petistas. O presidente estadual do PT, Charlinton Machado, disse que o partido vai se esforçar para tentar fechar a aliança nas próximas 48 horas.
Segundo ele, 90% dos pré-candidatos a deputados estadual e federal concordadam com a união na disputa pelas vagas da Assembleia Legislativa e Câmara Federal com os peemedebistas.
Charlinton Machado informou que já conversou com os pré-candidatos que, segundo ele, tem chances reais de vitória e todos concordaram com a aliança com o PMDB. “Com a manutenção das 12 vagas na Câmara Federal e as 36 na Assembleia tudo mudou e possibilitou essa aliança”, explicou o petista.

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...