CURIOSIDADE : 15 túneis mágicos feitos pela natureza

 É só olhar para esses túneis naturais para termos a impressão de estarmos em um conto de fadas, em uma terra mágica ou algo assim. Eles impressionam pela sua magnitude e beleza, encantam pessoas de todas as idades e habitam na imaginação de casais apaixonados e até mesmo de arquitetos que usam a criatividade da natureza para fazer as suas criações.
Alguns desses caminhos têm a interferência de talentosos jardineiros, mas mesmo assim não deixam de fazer parte de uma seletiva lista dos lugares mais mágicos do mundo. Veja, inspire-se e, se houver a oportunidade, visite esses locais surpreendentes. Confira a lista com 15 túneis naturais mais impressionantes do mundo.

01 — Rua de Porto Alegre, Brasil

02 — Túnel do Amor, Ucrânia

03 — Túnel Laburnum, Reino Unido

04 — Estação Gyeonghwa, Coreia do Sul

05 — Caminho dos Bambús, Japão

06 — Rua em Bonn, Alemanha

07 — Túnel em St. Louis, Oregon, Estados Unidos

08 — Caminho dos Jacarandás, África do Sul

09 — Túnel Wisteria Flower, Japão

10 — Estação Marconi, Califórnia, Estados Unidos

11 — Oak Alley, Nova Orleans, Estados Unidos

12 — Túnel Ginkgo Tree, Japão

13 — Caminho até o Moinho Halnaker, em Sussex

14 — Blossom Path, Localização desconhecida

15 — Túnel Sakura, Japão

CURIOSIDADES : Portais do inferno: veja 4 lugares considerados passagens para as trevas

            Portão de Plutão, na Turquia

Para muitas crenças, o inferno é um lugar que não existe fisicamente, sendo algo etéreo para onde as almas atormentadas vão depois da morte, cumprindo uma pena de grande sofrimento para depois conseguirem alcançar a paz eterna.
Porém, para muita gente, o inferno é algo mais concreto e fácil de ser encontrado, bem logo abaixo de nós, nas profundezas da crosta terrestre. Logo abaixo você vai conhecer alguns lugares do mundo que algumas pessoas acreditavam que fossem os verdadeiros portais para o inferno, de acordo com as informações do Atlas Obscura e do iO9:
Você já teve a oportunidade de conferir aqui no Mega Curioso um artigo bem detalhado sobre o chamado Portão de Plutão (ou Plutonium). O local, uma caverna, fica na cidade antiga de Hierápolis — próximo à moderna Pamukkale, na Turquia —, sendo que era considerado como uma passagem para o inferno pelos antigos greco-romanos.   
Tudo porque essa caverna emanava gases letais, que foram responsáveis pela morte de muitos animais desavisados que tentavam entrar e por causar outras condições às pessoas que se aproximavam, como alucinações e visões. A região é conhecida por suas famosas águas termais, que são aquecidas por esses mesmos gases tóxicos.
E o povo antigo acreditava que esses vapores da morte haviam sido enviados por Plutão, o deus dos mortos na mitologia, e o local passou a ser tratado como uma entrada para o submundo ou a casa do capeta, como preferir.

2 – Cavernas do Cabo Matapan, na Grécia

As cavernas do Cabo de Matapan estão localizadas ao sul do continente grego, na extremidade da península conhecida como Mani. Essas cavernas são abertas ao nível do mar em um penhasco, o ponto exato das ruínas de um templo espartano acima.
Este local era uma das várias entradas que os gregos antigos atribuíam a Hades, o Reino das Sombras. Diziam que outros desses portais teriam sido encontrados no Necromanteion de Ephyra, no rio Acheron, bem como em Alepotrypa, que também é formada por um conjunto de cavernas em Mani.
Segundo conta a lenda, quando Orfeu viajou até Hades para resgatar Eurídice, teria sido através da caverna de Cabo Matapan. Da mesma forma, Hércules teria utilizado essas cavernas quando ele fez sua própria descida ao submundo. O geógrafo Pausânias identificou Cabo Matapan como o ponto em que, supostamente, "Cerberus foi criado a partir de Hades por Herakles".

3 – Fengdu, China

Localizado na Montanha Ming, na margem norte do rio Yangtze, Fengdu é conhecida como a "Cidade Fantasma". Com uma história de quase dois mil anos, a Cidade Fantasma combina as culturas do confucionismo, o taoísmo e o budismo com as lendas de fantasmas.
Fengdu ganhou esse título durante a Dinastia Han Oriental, quando dois funcionários da corte imperial, Yin Changsheng e Wang Fangping, decidiram ir a montanha para praticar os ensinamentos taoístas e a lenda conta que eles se tornaram imortais. Combinando seus sobrenomes, resulta o termo "Yinwang", que significa o "rei do inferno”.
Mais tarde, durante a Dinastia Tang, um templo foi erguido na mesma montanha e descreve a vida no inferno. O local exibe imagens demoníacas e instrumentos de tortura, refletindo a noção de que as pessoas boas vão ser bem tratadas em vida após a morte e que os maus serão punidos, indo para o território do capiroto.

4 – Purgatório de São Patrício, Irlanda

Fundado no século 15, o Purgatório de São Patrício (ou St. Patrick) é um pequeno mosteiro localizado em Lough Derg, na Irlanda. De acordo com a história, o próprio São Patrício visitou a ilha e teve visões sobre os tormentos do inferno.
A caverna onde o santo teve essas alucinações foi mais tarde tratada como uma entrada para poço de Satanás e um mosteiro foi devidamente construído para tapar o buraco do inferno. A caverna então foi tampada e selada desde 25 de outubro de 1632.
Especialistas sugerem que, mesmo antes da chegada de São Patrício, a caverna pode ter sido usada como um local de oração e cura espiritual.

* * *

Existem ainda muitos outros “portais do inferno” pelo mundo! Fique ligado aqui no Mega Curioso que, em breve, mostraremos mais alguns para você.

Coriolano reconhece legitimidade da disputa na FPF e diz que pode ter feito ‘leitura incorreta do cenário’

O candidato derrotado na eleição pela presidência da Federação Paraibana de Futebol, Coriolano Coutinho lamentou o resultado final, mas reconheceu a legitimidade do pleito.
“É fruto da própria história da Federação. O que a gente percebeu claramente é que os clubes, amadores e profissionais, as ligas, fizeram uma opção por um modelo político que está aí há vinte anos”, disse.
Ele ainda pensou ter feito uma leitura incorreta do cenário em que se encontra o futebol paraibano. “Os clubes estavam muito melhor do que eu imaginava e do que eles falavam para mim”, afirmou.
Apesar da derrota, ele crê que o número de votos conquistados por ele foi muito bom, e que é algo inédito na história da FPF.
“ O resultado possível era a derrota ou a vitória e a gente vê claramente, por outro lado, que tivemos uma votação extrema. Com certeza, por este resultado, o Amadeu e a chapa vencedora terá de ter a capacidade de dialogar com aqueles que pensam que as coisas poderiam ser de outro jeito”. Declarou.
Coriolano afirmou, ainda, que não era o favorito na eleição. “O favorito era ele, candidato de Rosilene. As pessoas às vezes confundem as coisas. O que a gente construiu neste sentido, e construiu bem, foi uma alternativa ao modelo que está no poder”, concluiu.

Após 25 anos, Federação Paraibana de Futebol elege hoje novo presidente; candidatos revelam expectativas

Depois de muita confusão, com tentativas de impugnação de chapas e, depois, a reintegração delas, a Federação Paraibana de Futebol deverá eleger nesta sexta-feira (12), em João Pessoa, seu novo presidente.

Das 9h até as 14h desta sexta-feira (12), presidentes de clubes profissionais e ligas de todo o Estado, bem como os representantes dos times amadores da capital que são filiados à FPF, vão votar e escolher quem comandará a entidade pelos próximos quatro anos.

Serão três chapas concorrentes ao posto máximo da entidade, com os seguintes candidatos: João Máximo Malheiros concorre com o ex-vereador pessoense Amadeu Rodrigues e com o administrador Coriolano Coutinho, irmão do governador Ricardo Coutinho (PSB).

O vencedor da eleição administrará o futebol paraibano pelos próximos quatro anos.


EXPECTATIVA


Malheiros, que terá o ex-presidente do Treze Olavo Rodrigues como vice, criticou as posturas adotadas nos últimos anos pela Polícia Militar e pelo Ministério Público em relação ao futebol paraibano.

- Eu acho que todos devem fazer a sua parte, os clubes deve fazer a sua parte, o Ministério Público tem que fazer a sua parte, no cumprimento do Estatuto do Torcedor, mas sem ninguém querer aparecer. A Polícia Militar também tem sua parcela de culpa sobre isso, porque não se concebe na Paraíba, jogos apenas com uma torcida. A gente sabe que o MP tem que cumprir o Estatuto do Torcedor, mas sem querer aparecer - comentou, em entrevista à TV Cabo Branco.

Apoiado por Rosilene, Amadeu promete independência caso seja eleito na FPF

"- Eu sou o candidato apoiado pela ex-presidente Rosilene Gomes, mas eu tenho família, eu tenho responsabilidade e a partir do momento que eu sentar naquela cadeira todos os atos serão meus. Todos os problemas nós vamos tentar resolver da melhor forma possível. Mas o candidato é Amadeu Rodrigues. Sem falar que todos os candidatos foram pedir o apoio a Rosilene - asseverou.

Amadeu terá o presidente do Cruzeiro de Itaporanga Nosman Barreiro como vice em sua chapa.

Já Coriolano almeja FPF mais perto da sociedade. 

"Por quase 30 anos, a FPF perdeu a capacidade de interlocução com a sociedade. Ela perdeu a capacidade de dialogar com o governo estadual, com a iniciativa privada e com as universidades. Então, assim, o futebol aqui ficou deslocado desse eixo e, portanto, perdeu espaço. Nosso grande desafio é fazer com que o futebol paraibano esteja inserido de forma consistente na sociedade", discursou Coriolano, em entrevista à TV Cabo Branco, nesta quinta-feira (11).

O candidato avisou que seu parentesco com o governador do Estado não vai interferir na administração da entidade caso eleito nesta sexta-feira (12), dia do pleito.

Coriolano assinalou ainda que vai buscar o fortalecimento do futebol amador da Paraíba.  



PB Agora

CURIOSIDADE : Como eram e como ficaram dez heróis de ação dos anos 80 e 90

Eles brilharam em meio a explosões, manobras automobilísticas e sequências de luta super bem coreografadas. Agora, como estão os mestres dos filmes de ação das décadas de 80 e 90? Confira a seguir:
Nascido na Áustria, Arnold Schwarzenegger estava com 30 anos de idade quando posou para a foto da esquerda, em setembro de 1977. Atualmente o ator, que já foi governador do estado norte-americano da Califórnia, está com 67. (Foto: Getty Images)
Bruce Willis tinha quase 40 anos no retrato à esquerda, feito no set de 'Duro de Matar — A Vingança' (1995). Hoje o ator norte-americano nascido na Alemanha tem 59. (Foto: Getty Images)
Um dos mais idolatrados atores de filmes de ação de todos os tempos, Chuck Norris já tinha 43 anos de vida quando estrelou 'McQuade, o Lobo Solitário' (1983). Hoje o herói é um senhor de 74. (Foto: Getty Images)
John Travolta já é sessentão! Porém na foto a esquerda, feita no início de 1983, o ator de 'Pulp Fiction: Tempo de Violência' (1994) e 'A Outra Face' (1997) ainda tinha 28 aninhos. (Foto: Getty Images)
Será Keanu Reeves um vampiro como alguns especulam? O ator nascido no Líbano tinha 31 anos quando gravou 'Reação em Cadeia' (1996). Agora é um cinquentão. (Foto: Getty Images)
Quem aí se lembra de Mel Gibson na saga cinematográfica 'Mad Max', ao longo das décadas de 70 e 80? O ator completa 59 anos de idade em janeiro de 2015. (Foto: Reprodução e Getty Images)
O nome dele é Richard Dean Anderson, mas todo mundo o conhece pelo nome de seu personagem mais famoso e indefectível: 'MacGyver — Profissão: Perigo' (1985–1992). O ator gravou o seriado quando tinha entre 35 e 42 anos de idade. Em janeiro de 2015, Richard chega aos 65. (Foto: Divulgação e Getty Images)
Steven Seagal tinha 36 anos quando estrelou 'Nico — Acima da Lei' (1988). Agora tem 62. (Foto: Reprodução e Getty Images)
Inesquecível como Rambo e Rocky, Sylvester Stallone estava no auge na foto à esquerda, feita em 1980, quando ele tinha 34 anos. Atualmente, o nova-iorquino tem o dobro daquela idade: 68 anos. (Foto: Getty Images)
Em fevereiro de 1996, Tom Cruise tinha 33 anos. Hoje o astro da saga 'Missão: Impossível' tem 52. (Foto: Getty Images)

Luto! Morre, aos 62 anos, ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra

Morreu na noite desta quarta-feira (10) o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra. Ele estava internado em um hospital privado desde a quarta-feira (3), para onde foi levado depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH).
A informação foi confirmada pelo diretor da unidade de saúde, o médico Ítalo Kumamoto. O ex-prefeito morreu às 22h15 (horário local) em decorrência de complicações no seu quadro clínico.
No boletim médico das 7h (horário local) desta quarta-feira, o hospital já havia informado que Agra tinha apresentado uma piora em seu quadro clínico. Segundo o boletim, a função renal e respiratória do político, com retenção de líquido no pulmão, identificado com ultrassonografia pulmonar. Por conta do quadro renal, foi necessário iniciar a hemodiálise. O quadro neurológico, no entanto, permanece estável. Pelas redes sociais, amigos do político vinham compartilhando pedidos de doação de sangue tipo B negativo para Agra.
Natural de Campina Grande, Agra se formou em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez mestrado em engenharia urbana na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Luciano Agra teve uma carreira política curta, participando de apenas dois pleitos. Ele foi prefeito de João Pessoa de março de 2010 até o fim de 2012, na época filiado ao PSB. Agra foi eleito como vice-prefeito nas eleições de 2008 e assumiu quando Ricardo Coutinho (PSB) renunciou ao cargo de prefeito para tentar – com êxito – ser governador da Paraíba.
Em 2012, ele quis tentar mais um mandato como prefeito, mas perdeu a vaga de candidato do PSB nas convenções do partido para Estelizabel Bezerra. Argumentando que estava sendo excluído da sigla, ele pediu desfiliação em junho de 2012 e passou a apoiar o candidato do PT, o atual prefeito Luciano Cartaxo. Em 2013, se filiou ao PEN.
Nas eleições de 2014, ele se candidatou a suplente de senador de Wilson Santiago (PTB) e fez campanha ao lado do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tentava ser mais uma vez governador. Porém, nenhum dos dois novos aliados de Luciano Agra foi eleito.
Antes de tentar os cargos eletivos, Agra já havia ocupado os cargos de diretor técnico da Companhia de Pró-Desenvolvimento de Campina Grande, de secretário executivo da Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro e de coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA/PB), além de ter atuado como arquiteto nas prefeituras de João Pessoa e Campina Grande e no governo do estado da Paraíba. Foi também secretário municipal de Planejamento durante o primeiro mandato de Ricardo Coutinho como prefeito de João Pessoa.
10428038_628514440586018_1934053007150147931_n

Grupo assalta Correios de Pitimbu, policia faz cerco, prende e recupera dinheiro roubado

Mais uma vez a agência dos Correios e Telégrafos da cidade de Pitimbu, no Litoral Sul do Estado, foi assaltada este ano. Mas desta vez os bandidos se deram mal e acabaram presos pela Polícia Militar.
O assalto desta quarta-feira (10) se deu quando os acusados chegaram ao local e de armas em punho foram logo anunciando o assalto. Todas as pessoas foram rendidas e ameaçadas de morte.
Numa ação rápida, os acusados pegaram cerca de R$ 4,5 mil e fugiram de moto. A Polícia Militar foi acionada, iniciou as investigações e buscas e poucos minutos depois os acusados foram presos na Praia de Jacumã e todo o dinheiro foi recuperado e as armas foram apreendidas.
Durante as investigações, a Polícia Militar descobriu que o quarteto mora na comunidade Boa Esperança, no Bairro do Cristo, em João Pessoa.
O quarteto preso foi levado para sede da Policia Federal em Cabedelo, já que os Correios é um orgão do Governo Federal.

Paraíba é o terceiro estado com maior alta na expectativa de vida, que subiu 15,3 anos

A expectativa de vida dos paraibanos subiu de 57,0 anos, em 1980, para 72,3 anos, em 2013, segundo a pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2013, divulgada, nesta segunda-feira (1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a pesquisa, o aumento na expectativa de vida da população paraibana foi de 15,3 anos, em quase duas décadas e meia. Com isso, a Paraíba ocupa a terceira colocação entre os estados que mais tiveram aumento na expectativa de vida da população, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, que teve aumento de 16,8 anos, e Pernambuco, com 15,9 anos de acréscimo.

Ainda de acordo com a pesquisa, os homens nascidos em 1980 na Paraíba tinham expectativa de vida de 54,1 anos, enquanto as mulheres tinham maiores chances de viver, com 59,9 anos. Com os números atuais, a expectativa de vida da porção masculina nascida em 2013 na Paraíba teve um acréscimo de 14,3 anos, ficando com 68,4 anos. Já as mulheres tiveram um acréscimo de 16,2 anos em comparação a 1980 e 2013, e possuem atualmente 76,2 anos de expectativa de vida.

Brasileiros em geral

Em geral, os brasileiros tinham uma expectativa de vida média de 62,5 anos em 1980. Já os brasileiros nascidos em 2013 possuem 74,9 anos de expectativa de vida, uma acréscimo de 12,4 anos.

Ex-padre preso suspeito de pedofilia pode ter cometido abusos no exterior

Ele foi preso no Rio Grande do Sul; polícia suspeita que estupros começaram na década de 70.



O ex-padre João Marcos Porto Maciel, de 74 anos, conhecido como Dom Marcos, pode ter estuprado crianças na Alemanha, Espanha e Argentina, segundo a Polícia Civil. Ele foi preso na manhã desta terça-feira (9) na cidade de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, suspeito de ter praticado abusos contra crianças e adolescentes desde a década de 70. A polícia disse que o suspeito viveu em vários Estados brasileiros e no exterior, por isso será feita uma longa investigação sobre seu passado
Foto: Reprodução Facebook

Andressa Urach a um passo da morte: Uma injeção quase letal em cada coxa

terna vice-Miss Bumbum. É assim que Andressa Urach, de 27 anos, se apresenta no Twitter. Ela ficou em segundo lugar no concurso em 2012 e, desde então, agarrou e criou vários tipos de oportunidade para se tornar famosa. Cuspiu na cara de outro participante num reality show. Apareceu em Campinas, São Paulo, com os seios de fora, no início da Copa do Mundo, à espera do jogador português Cristiano Ronaldo, com quem diz ter passado uma noite. Nas últimas semanas, ganhou notoriedade adicional, por um motivo muito mais sério do que esperava. No fim da semana passada, Andressa começava a se recobrar do período em que ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Ela sofreu uma infecção generalizada, após uma cirurgia para retirada, de suas coxas, de dois produtos preenchedores. A Polícia Civil investiga o caso.
Em 2009, ela decidiu injetar uma substância conhecida como hidrogel nas duas coxas. O produto é um gel preenchedor, usado em pequenas áreas com irregularidades na pele, como rugas ou celulite. Se for aplicado corretamente e em pequenas doses, tende a ser eliminado pelo organismo com o passar do tempo, argumentam seus defensores. Cria, porém, alto risco de inflamação e de infecção. “O hidrogel não é um dos produtos mais recomendados, por ter muitos efeitos colaterais”, diz a médica Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica reforça a crítica. Em novembro, alertou que não recomenda o uso do hidrogel por motivos puramente estéticos. Informou que não há estudos conclusivos sobre seus efeitos de longo prazo. Denise lembra também que procedimentos invasivos, como aplicação de preenchedores, devem ser feitos por um médico. O profissional precisa conhecer bem a anatomia humana, estudar o histórico de saúde do paciente e ter treinamento para lidar com emergências, que podem ocorrer em qualquer cirurgia.
Andressa submeteu-se a um procedimento que ignorou os alertas das sociedades médicas. Para piorar, envolveu volume de hidrogel muito acima do razoável. Mesmo os profissionais que admitem usá-lo não deveriam injetar nos pacientes, por cirurgia, mais de 3 mililitros no rosto, nem mais de 50 mililitros no resto do corpo.  Andressa recebeu 400 mililitros em cada coxa.
Cinco anos depois das injeções, em julho deste ano, ela começou a sentir sinais de rejeição de seu organismo. Submeteu-se a uma primeira cirurgia de lipoaspiração para retirar o hidrogel. “Se pudesse voltar no tempo, nunca teria colocado isso. Confesso que fiquei com muito medo de uma infecção”, disse Andressa. Sua coxa esquerda estava marcada com uma extensa marca roxa e nódulos. Ela não contou ao cirurgião responsável pela lipoaspiração, Julio Vedovato, que passara também por aplicações de PMMA, outro produto preenchedor. Diferentemente do hidrogel, o PMMA é permanente.
De acordo com Denise, da SBD, uma aplicação de grande quantidade de um único preenchedor já representa alto risco. O uso de duas substâncias preenchedoras pode mais facilmente provocar uma infecção.
Na primeira lipoaspiração, constatou-se que o PMMA na coxa esquerda de Andressa provocava a morte de seu tecido muscular. A substância e o tecido morto, grudados, levavam ao quadro de dor e infecção. Em novembro, Andressa se submeteu a uma segunda cirurgia, para retirar hidrogel da coxa esquerda. Dias depois, reclamava de aumento das dores. Vedovato usou um dreno para continuar a retirar os preenchedores. No final daquela mesma semana, em 28 de novembro, Andressa foi internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, com um quadro suave de infecção sanguínea. Foi sedada e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Os médicos conseguiram tornar seu quadro estável, e o hospital desmentiu um boato de que ela corria o risco de perder uma perna. No final da semana passada, os aparelhos foram retirados, e Andressa começava a acordar.
Ela se colocou numa situação de extremo risco por uma conjunção de motivos banais e atuação negligente (na melhor das hipóteses) de profissionais de saúde ou estética. Pode-se questionar o padrão de beleza buscado pela ex-vice-Miss Bumbum e sua estratégia para ganhar dinheiro. Mas ela estava em seu direito, ao pensar em cirurgias plásticas como um investimento capaz de trazer retorno financeiro. Cabe aos profissionais de saúde e estética alertar seus clientes sobre os procedimentos razoáveis e os riscos envolvidos.

Fonte: Época
 A obesidade pode reduzir em até oito anos a esperança de vida das pessoas e em 19 o número de anos sem doenças, mostra estudo publicado hoje (5) na revista médica The Lancet.


Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidad McGill de Montreal, no Canadá, dirigido por Steven Glover, elaboraram um modelo da incidência de doenças segundo o peso, com dados retirados de um estudo sobre alimentação e saúde, feito nos Estados Unidos.


Os cientistas calcularam o risco de contrair diabetes e doenças cardiovasculares para adultos com pesos diferentes, analisando depois o efeito do sobrepeso e da obesidade nos anos de vida perdidos e nos anos com saúde perdidos nos adultos norte-americanos, com idade entre 20 e 79 anos, comparados com pessoas de peso normal.


A investigação revelou que as pessoas com peso a mais, correspondente a um índice de massa corporal (IMC) de 26, perdiam até três anos de expectativa de vida, conforme a idade e o sexo.


As pessoas obesas (IMC de 30) perdiam entre um e seis anos, enquanto as muito obesas (IMC de 35) tinham as suas vidas reduzidas entre um e oito anos, comparado com pessoas com IMC ajustado à sua altura e dimensões.


Considera-se que um IMC abaixo de 18,5 indica desnutrição ou algum problema de saúde, enquanto um acima de 25 revela sobrepeso. Acima de 30, há obesidade leve e de 40, obesidade pesada.


“O nosso modelo prova que a obesidade está associada a um risco mais alto de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes que, em média, vão reduzir drasticamente a esperança de vida das pessoas e os seus anos de vida saudável”, disse Glover.


Segundo o estudo, o efeito do sobrepeso na perda dos anos de vida é maior entre os jovens com idades entre 20 e 29 anos, tendo chegado a 19 anos em dois casos de obesidade extrema, diminuindo com a idade.


O excesso de peso reduz a esperança de vida, mas também os anos de vida saudável, definidos no estudo como anos sem doenças associadas ao peso, entre elas o diabetes do tipo 2 e as doenças cardiovasculares.


“O quadro está claro: quanto mais uma pessoa pesa e quanto mais jovem é, maior é o efeito na saúde, pois tem mais anos à frente, quando os maiores riscos de saúde associados à obesidade podem ter impacto negativo na sua vida”, disse o pesquisador.


Agência Brasil

Caos na administração de Pitimbu. Segurança, saúde e transporte são destaques


Caos administrativo em Pitimbu
As redes sociais não param de movimentar declarações de funcionários públicos e populares revoltados com a administração pública de Pitimbu- PB. São declarações de que o prefeito não estar pagando os devidos salários aos servidores públicos municipal.
Caos nos transportes:
Afirmações dão conta que até motorista dos ônibus da cidade teriam paralisado os trabalhos por falta de pagamento. Além dos motoristas pararem as atividades por falta de pagamento, eles estariam conduzindo os ônibus com o licenciamento vencido, e outros deles, com o ônibus sem as devidas placas de identificação, cometendo infração de trânsito. (CTB) - Art. 230, inciso IV Infração: Gravíssima - 07 (sete) pontos Penalidade: Multa - R$ 191,54 e apreensão do veículo Medida administrativa: Remoção do veículo.
Caos na saúde:
A secretária de saúde de Pitimbu entregou o cargo nos últimos dias. Segundo ainda o que se comenta, o prefeito estaria tirando secretários com conhecimentos técnicos, para colocar pessoas sem capacitação nos cargos. O porquê, ninguém sabe informar!
Ainda na área da saúde. O povo anda revoltado, pois faltam medicamentos nos PSFs, inclusive, uma moça que chegou a uma das unidades médicas com queimadura, a procura de gaze para fazer curativos na perna, recebeu a informação de que não tinha, nem saberiam informar quando chegaria. Absurdo!
Caos na segurança:
Funcionários da Guarda Municipal fizeram declarações na rede social facebook que o prefeito teria retido o pagamento dos funcionários da corporação que estão em greve, inclusive, os que estariam de férias. As denuncias são gravíssimas. A Guarda está em greve desde o dia 10 de Novembro do corrente ano.
Em contato com um dos Guardas, ele nos informou que cada um foi penalizado com 9 faltas, somando R$ 217,20.
Na vigilância noturna, um funcionário trabalha, mais quem assina o ponto de frequência é outro, e ainda, aposentado.

Aliados se afastando:

Segundo ainda o que se fala, o pai da vice-prefeita Dani Pereira, o senhor Pereira, se afastou da administração pública, renunciando a algumas secretarias que ele coordenava, como turismo, infraestrutura e esporte. Seu pereira foi um dos grandes aliados do prefeito, mas se afastou, abandonou o que tanto defendeu. Algo deu errado.
O prefeito Leonardo Barbalho foi cassado em 10 de novembro e governa o município de Pitimbu sob Liminar concedida pela justiça.

                             edação com informações das mídias sociais.

Veja fotos dos fatos denunciados logo abaixo.

Caos nos transportes:



Caos na segurança




Caos na saúde

Foto da perna da senhora que procurou atendimento no PSF e não fez o curativo por não ter Gaze.

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...