#vemseanpenn – Sonho Realizado!!!


A internet já se confirmou como uma grande ferramenta para o bem apenas por disseminar uma informação, como uma pessoa perdida ou um cachorro para adoção.
Há algum tempo surgiu aqui no Brasil um movimento chamado #vemseanpenn. A campanha nasceu de Ariel Goldenberg, ator brasileiro que protagoniza o filme Colegas ao lado de sua esposa Rita Pokk, ambos com Síndrome de Down.
Fã incondicional de Sean Penn, o maior desejo de Ariel era assistir à estreia do já premiado filme ao lado de seu ídolo. Para isso ele queria trazer o norte americano ao Brasil – por isso o movimento #vemseanpenn.
E nesta sexta-feira, 15 de março, o incansável ator teve seu sonho, de certa forma, realizado em Los Angeles.
Segundo a Folha de S. Paulo ” de acordo com Marcelo Galvão, diretor do longa, o brasileiro foi com a mulher, Rita Pokk, à casa de Penn, na praia de Malibu, sem avisar e tocou a campainha.”
“Foi tudo de surpresa. Teve uma americana no local dizendo que essas coisas são proibidas e que chamaria a polícia se tocássemos a campainha. Mas o próprio astro atendeu e, como conhecia a campanha Vem Sean Penn, foi superbacana com Ariel”, conta à Folha o cineasta, que ficou no Brasil por causa de problemas no visto e mandou dois assistentes para acompanhar a empreitada.
“Penn o chamou para andar na praia e fez um churrasco para Ariel, que ficou muito feliz.”
O ator hollywoodiano, segundo o diretor, pensou em viajar para o Brasil para encontrar Ariel Goldenberg e o elenco de “Colegas”, mas não queria sua imagem ligada a nenhum tipo de patrocínio. “Em compensação, Penn tirou da parede o certificado do Oscar que venceu por ‘Milk’ e deu para Ariel com um pôster autografado”, revela Galvão.

Leão-marinho atravessa Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú


Um animal marinho foi atração para turistas e moradores de Balneário Camboriú, na tarde deste sábado (16). De acordo com a Guarda Municipal, uma bióloga da Secretaria de Meio Ambiente o identificou como um leão-marinho. Conforme a profissional, possivelmente ele saiu da água para descansar.
Animal foi atração na Avenida Atlântica (Foto: Guarda Municipal Balneário Camboriú/Divulgação)Animal foi atração na Avenida Atlântica
(Foto: Taís Baruffi/Guarda Municipal)
Ainda segundo a Guarda Municipal, o leão-marinho saiu do mar por volta das 17h20 e atravessou a faixa de pedestres da Avenida Atlântica, a mais movimentada na cidade (veja o vídeo). Por isso e para evitar que as pessoas mexessem com ele, foi necessário fechar a rua por cerca de 20 minutos.
Aos poucos, enquanto algumas pessoas jogavam água, o animal voltou ao mar e entrou na água novamente. Conforme a biológa, ele tinha entre 2 e 3 metros e pesava cerca de 500 kg.

VC no G1
O internauta Lucas Andries Negrão Duarte, de 30 anos, estava na Praia Central, em Balneário Camboriú, quando o leão-marinho saiu do mar. Ele é de Sorocaba e passa uma temporada na cidade catarinense. Com o celular, Lucas registrou o momento em que o animal atravessou a Avenida Atlântica até quando voltou para o oceano. Para o internauta, foi um fato inusitado e muitos curiosos se aglomeraram para conferir o fato. "Através da ajuda de voluntários, jogando baldes com água, o animal conseguiu retomar o caminho do mar", disse ele. Confira galeria de fotos.

FORMULA 1 - TEMPORADA 2013


GP da Austrália - Treino classificatório


A corrida no circuito de Albert Park, em Melbourne, começa às 3h da madrugada deste domingo. Você assiste à prova ao vivo na TV Globo e pode acompanhar tudo no tempo real do GLOBOESPORTE.COM.











GRID DE LARGADA
1º Vettel
2º Webber
3º Hamilton
4º Massa
5º Alonso
6º Rosberg
7º Raikkonen
8º Grosjean
9º Di Resta
10º Button





Sebastian Vettel começa a 

temporada 2013 com a primeira 

pole position do ano. RBR domina 

a primeira fila com Vettel e Webber




Tribunal de Contas do Estado detecta várias irregularidades no concurso público da Prefeitura de Alhandra



O concurso público promovido pela Prefeitura de Alhandra  em 2010 está sendo alvo de investigação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, desde janeiro deste ano,  sob o processo Nº 15669/12. O órgão identificou 21 irregularidades no concurso desde detalhes que deveriam ser corrigidos no edital, passando por erros de atas,  ausência de destaque para portadores de deficiência física e até sala com horário inicial de realização de provas anterior, em uma hora,  às demais salas.

         Cumprindo determinação do relator do processo, conselheiro Arthur Cunha Lima o TCE encaminhou, no dia 31 de janeiro, ao ex-prefeito Renato Mendes os autos do processo para que ele apresentasse defesa e/ou justificativa sobre as possíveis irregularidades.
O concurso foi homologado  no dia 06 de maio de 2010, através do Decreto       nº 009/2010 e tinha o objetivo de preencher 203 vagas, distribuídas em 27 cargos na Prefeitura de Alhandra, sob o Regime Jurídico Estatutário. As inscrições ocorreram no período de 20 de janeiro a 03 de fevereiro de 2010, exclusivamente na sede da Prefeitura e as provas foram aplicadas no dia 20 de março. Apesar do curto período, 5.219 candidatos concorreram às vagas disponíveis.  A Fundação Allyrio Meira Wanderley, de Patos (PB), foi a empresa organizadora do concurso.

Consta nos autos do processo do TCE que ‘os poucos dias disponibilizados para inscrições e o fato delas se realizarem, exclusivamente, na Prefeitura, quando o adequado seria que pudessem ser realizadas também via Internet, ferem os princípios da publicidade, razoabilidade e do interesse público’.
Outra irregularidade, segundo o processo, é que ‘apesar do edital assegurar vagas para os portadores de deficiência física, não especificava para quais cargos seria destinadas as vagas ou ainda como elas seriam distribuídas’. A incineração dos cartões de respostas das provas e dos registros escritos, que de acordo com o edital ‘era de 90 dias’, também se constitui outra grave irregularidade do concurso, isto porque, a legislação estabelece que todos os registros escritos, inclusive os cartões de respostas, devem ser resguardados por período, no mínimo, de cinco anos.

A nomeação dos profissionais ‘aprovados’ no concurso que ocorreram através de Portarias, constitui-se outra irregularidade, já que elas deveriam ter sido feitas através de Decretos. Ao analisar as atas da aplicação das provas, o TCE constatou ainda vários erros cometidos pelos fiscais, entre eles, o preenchimento incorreto ou incompleto dos documentos, a exemplo da ausência da hora do término da prova, de datas erradas, e ainda rasuras e inexistência de formulário adequado para possíveis anormalidades. Houve ainda  a diferença de uma hora, entre o começo da realização das provas (13h) em uma sala em relação às demais, cujo horário foi de 14h.

Para o procurador geral da Prefeitura de Alhandra, Rodrigo Cabral, as irregularidades detectadas pelo TCE são muito graves e se não houver apresentação de documentos que as descaracterizem, o concurso pode ser anulado e os atos de nomeação se tornarem, automaticamente, sem efeito. “Vamos aguardar o andamento do processo a decisão final do TCE e, a partir daí, adotar o que a legislação estabelece neste caso específico”, argumentou o procurador, lembrando que, o atual prefeito, Marcelo Rodrigues, teve que incluir na folha da Prefeitura vários servidores, nomeados nos últimos dias da gestão do ex-prefeito Renato Mendes, apesar de não ter necessidade da grande maioria deles.

Secom

Estudante registra briga de meninas na frente de escola em Cubatão, SP


Uma briga entre três meninas foi registrada em Cubatão (SP), em frente à Escola Estadual Professor Ary de Oliveira Garcia, no bairro Vila Nova. A dona de casa Maurina Máxima de Oliveira, mãe de uma das alunas da unidade, ficou indignada com a situação e enviou a foto, feita por um estudante que assistiu tudo, ao VC no G1.
Segundo Maurina, a briga aconteceu há aproximadamente uma semana. "A menina apanhou por cerca de cinco minutos de outras duas e ninguém fazia nada. Puxavam o cabelo e batiam na cara dela. Precisou uma mulher que passava de carro descer e separar a briga", conta Maurina.
De acordo com a dona de casa, ninguém da polícia ou da escola apareceu na hora da confusão. Ainda segundo Maurina, a jovem que sofreu as agressões compareceu nas aulas nos dias seguintes com o rosto machucado e vários hematomas.
Nota da RedaçãoG1 tentou contato com a Secretaria Estadual de Educação, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Cássio se revolta contra anulação da posse


Cássio se revolta contra anulação da posse de Dunga e dispara: ´Pensei que já tinha visto tudo no TRE da PB´



Alvo de uma cassação pelo Tribunal Regional da Paraíba da qual nunca deixou de contestar, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) não conseguiu ficar calado diante da posição do juiz Márcio Accioly que concedeu liminar anulando a posse de Carlos Dunga (PTB) na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Espontaneamente, como se estivesse revivendo o passado, revelou sua indignação. “Eu pensava já ter visto tudo em termos de TRE da Paraíba. Anular posse? Dunga foi eleito e diplomado, portanto preencheu os requisitos para o exercício do mandato. A posse é um ato administrativo fora do alcance da Justiça Eleitoral”.
De fato, a Justiça Eleitoral precisa reduzir o grau de instabilidade jurídica que o sistema eleitoral brasileiro está mergulhado.
Luís Tôrres

Sem roupa nem comida, britânico tenta viver por 60 dias em ilha deserta


Um britânico que ficou conhecido por percorrer a pé toda a trajetória do Rio Amazonas em 2010 começou neste mês uma nova aventura extrema.
Desta vez, Ed Stafford resolveu passar 60 dias em uma ilha deserta ao sul de Fiji com apenas uma câmera para filmar sua experiência. Nem roupas ele levou: Ed foi deixado nu, sem comida, água, facas ou outras ferramentas.
A aventura faz parte de um programa de TV chamado “Naked And Marooned With Ed Stafford” (Nu e ilhado com Ed Stafford), que começou a ser exibido na última quinta-feira (14) no Discovery Channel do Reino Unido.
O britânico Ed Stafford, que está vivendo por 60 dias em uma ilha deserta para um programa do Discovery Channel (Foto: Divulgação/Discovery)Ed preparando uma raiz para comer
(Foto: Divulgação/Discovery)
Rodeado por recifes de coral, ele terá que encontrar água potável, comida, roupas e abrigo durante os dois meses em que estiver isolado.
Também precisará se proteger dos tubarões que habitam os mares em volta da ilha, das queimaduras por se expor a temperaturas de 30 °C sem protetor solar e do frio durante a noite.
Guinness
Ex-capitão do Exército britânico que serviu no Afeganistão, Ed Stafford entrou para o Livro Guinness dos Recordes ao completar sua aventura a pé da nascente à foz do rio Amazonas.
Ele caminhou mais de 9,5 mil quilômetros durante 859 dias.
Ed chegou a desmaiar quando caminhava na estrada para Belém, o que adiou por algumas horas sua chegada ao Oceano Atlântico.

Atropelador de ciclista é ameaçado de morte em perfil falso no Facebook


O universitário Alex Kosloff Siwek, que atropelou um ciclista e decepou o braço da vítima na Avenida Paulista no domingo (10), recebeu ameaças de morte pela internet. Preso em São Paulo desde o dia do acidente, ele foi xingado em comentários no seu perfil falso no Facebook.
Fotos do motorista de 21 anos são publicadas com agressões verbais de internautas, incitando o ódio e até a perseguição à sua família. Os pais do estudante de psicologia já teriam sido ameaçados por meio de telefonemas anônimos.
Nesta sexta-feira (15), o lavador de janelas David Santos Sousa, também de 21 anos e vítima do atropelador, gravou um vídeo exclusivo para o SPTV. Nele, revelou que quer perdoar Siwek e deseja que outras pessoas não sofram a mesma violência.
Logo após o acidente, Siwek fugiu sem prestar socorro ao ciclista e ainda jogou o membro num córrego. Depois, se apresentou à Polícia Civil. Confirmou ter bebido e dirigido e acabou preso preventivamente até um eventual julgamento. A defesa dele, no entanto, iria entrar com um pedido na Justiça para que o jovem responda ao crime solto. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio.
Siwek, que estava no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na Zona Oeste, foi levado nesta sexta-feira para a penitenciária de Tremembé, no interior paulista. Segundo a Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o motorista foi levado para lá a fim de preservar sua integridade física. O presídio recebe todos os envolvidos em casos de grande repercussão..
Nos comentários no perfil falso, um homem pede para os internautas xingarem Siwek no que seria a sua página verdadeira no Facebook. Para isso, disponibilizou até o link dela. Ao clicar aparece o perfil de um homem de óculos escuros, com nome parecido com o do motorista. Não é possível saber, porém, se o perfil pertence mesmo ao universitário.
Já a página falsa de Siwek foi criada no dia seguinte ao atropelamento. O responsável por ela não é citado. Consta o nome completo do estudante e imagens suas na delegacia e perto do córrego, indicando onde jogou o braço de Sousa. Também há fotos do lavador e da sua bicicleta destruída pelo Honda Fit do motorista.
Acidente Ciclista V3 (Foto: Arte/G1)
“Sociedade!! Aqui está a cara do Alex Siwek, de 22 anos, que atropelou o ciclista David Santos de Souza, de 21 anos, na Avenida Paulista”, informa o texto de apresentação da página falsa do estudante.
Há uma menção ainda ao atropelamento. “O motorista fugiu do local, deixou o amigo em casa e depois foi à Avenida Ricardo Jafet, de onde lançou o braço amputado da vítima em um córrego. Depois, voltou à própria casa, guardou o carro na garagem e dirigiu-se a pé à unidade policial para se entregar.”
A equipe de reportagem não conseguiu localizar a defesa de Siwek para comentar as ameaças na web e quais procedimentos ela adotaria. Pela manhã, o advogado Cássio Paoletti havia denunciado ameaças sofridas pelos pais do jovem. “São ligações. Eles sequer saem de casa”, disse o defensor.
Mandado de segurança
Na quinta-feira (14), o Ministério Público de São Paulo impetrou um mandado de segurança no Tribunal de Justiça para que Siwek seja responsabilizado por crime doloso contra a vida, e não culposo.
A promotora Manoella Guz contesta a decisão do juiz Alberto Anderson Filho. O magistrado do Tribunal do Júri entendeu que o universitário cometeu uma lesão corporal contra Sousa e não teve a intenção de matá-lo. Por esse motivo, o inquérito da Polícia Civil sobre o acidente foi remetido ao Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária (Dipo) para ser distribuído a uma das varas criminais para um juiz competente. Até esta sexta-feira, o inquérito ainda não havia sido distribuído.
No Tribunal do Júri, são julgados crimes intencionais contra a vida. Na Justiça comum, são julgados crimes nos quais não há a intenção de matar. Num eventual julgamento, por exemplo, o acusado de tentativa de homicídio é julgado por um júri popular e, se condenado, recebe pena mínima de seis anos de prisão. Na vara criminal, quem responde por lesão corporal é julgado por um juiz, e a punição não supera três anos, ou seja, a condenação é convertida em multa e prestação de serviços comunitários.
Até a publicação desta reportagem, o desembargador relator Breno Guimarães, da 12ª Câmara Criminal do TJ, não havia julgado o recurso da Promotoria.
Prisão
Siwek está preso desde domingo, quando se apresentou à Polícia Militar e foi levado ao 78º Distrito Policial, nos Jardins. Lá, o estudante de psicologia foi indiciado por tentativa de homicídio, fuga do local do acidente e embriaguez ao volante. A investigação, no entanto, é feita pelo 5º DP, na Aclimação.
Imagens de uma câmera de segurança mostram que o universitário chegou, por volta da 1h30 de domingo passado, a uma casa noturna no Itaim Bibi, na Zona Sul. No vídeo, ele espera na fila para entrar e pega uma comanda. Quatro horas depois, está registrado o pagamento de três doses de vodca e um energético. Por volta das 5h30 ele sai, atravessa a rua e vai embora.
No último domingo, Paoletti disse que o estudante ficou atordoado na hora do acidente e, em um primeiro momento, não viu o braço no carro. Em choque, ainda de acordo com advogado, ele acabou jogando o braço em um córrego na Avenida Ricardo Jafet, na Zona Sul.
Na terça-feira (12), o ciclista disse à polícia que trafegava na contramão da ciclofaixa no momento do acidente. Ele buscou a ciclofaixa, que já estava separada da pista dos veículos por cones, por se sentir mais seguro. A vítima relatou que foi atingida de frente pelo veículo do universitário e que chegou a ver o carro vindo em sua direção, em alta velocidade.
Um braço de plástico e cartazes foram afixados em um poste da Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra o universitário Alex Siwek, que atropelou o ciclista Davida Souza dos Santos. A vítima, um limpador de vidros, perdeu o braço direito no ac (Foto: J.Duran Machfee/Futura Press/ Estadão Conteúdo)Cartaz chama motorista de 'covarde' (Foto: J.
Duran Machfee/Futura Press/ Estadão Conteúdo)
Testemunhas disseram que o carro andava em ziguezague e já tinha derrubado alguns cones colocados na Avenida Paulista para sinalizar a instalação da ciclofaixa.
A delegada Priscilla Rodrigues iria pedir explicações à Polícia Técnico-Científica para esclarecer por que não consta que o motorista estava embriagado no documento de dosagem alcoólica. Até esta sexta-feira, não havia informação se o Instituto Médico Legal (IML) havia respondido o questionamento.
Protesto
Neste sábado (16), um braço de plástico e cartazes foram afixados em um poste da Avenida Paulista para protestar contra o universitário Alex Siwek.
 

PAREDÃO DO BBB- 13 '' FANI OU NASSER ?



Quem você quer eliminar?

NA COMARCA DE ALHANDRA O NOVO JUIZ


Juiz Antônio Eimar Lima substitui o juiz Helder Ronald na Comarca de Alhandra

Novo juiz de Alhandra - Antônio Eimar

Após 10 anos na comarca de Alhandra,  o juiz titular  Dr. Helder Ronald Rocha teve seu pedido atendido e foi designado por mérito para assumir 05ª Zona Eleitoral da Comarca de Pilar desde 31 de janeiro.

Para o seu lugar foi  designado Dr. Antônio Eimar de Lima, que era juiz de Direito do 10º Juizado Auxiliar Cível da Comarca da Capital, e agora irá responder pela Jurisdição Eleitoral da 73ª Zona Eleitoral em Alhandra.

Dr. Eimar já chegou mostrando trabalho e manteve audiência com a prefeita de Conde e também com vereadores condenses para investigar pedidos de cassação de mandato.

Mas, com férias vencidas, Dr. Eimar só volta a Alhandra no próximo dia 30 de março.


A Juíza Giovanna Leite Lisboa (Auditória Militar), assume as funções da comarca de Alhandra até a volta do novo juiz substituto do Dr. Helder.

REVIRAROLTA: TRE acata mandado de segurança de Genival e diplomação e posse de Dunga são anuladas na PB


REVIRAROLTA: TRE acata mandado de segurança de Genival e diplomação e posse de Dunga são anuladas na PB
O juiz Márcio Aciolly, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), acatou mandado de segurança interposto pela defesa do deputado estadual Genival Matias (PTB) contra a diplomação e posse do deputado Carlos Dunga (PTB), na manhã desta sexta-feira, 15.



De acordo com o advogado autor do mandado de segurança junto ao TRE, Valberto Alves de Azevedo Filho, a nulidade da diplomação e posse de Carlos Dunga se dá pelos atropelos processuais que marcaram os eventos relativos ao parlamentar, principalmente concernentes ao cumprimento de prazos legais.



Valberto Alves, em sua argumentação, observou que, com base na Resolução nº 23.218, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente o artigo 132, Carlos Dunga não cumpriu os passos elementares para formalizar sua chegada à Assembleia.



No mandado de segurança, foram contestados os ritos relativos à retotalização dos votos, feitos pelo TRE; a proclamação do resultado; a diplomação de Dunga e a posse do novo deputado. Além do mais, segundo o advogado, sequer se esperou pela consequente publicação no Diário do Poder Legislativo (DPL) o afastamento de Genival Matias.


Blog do Marcos Alfredo

Violino do Titanic é encontrado após 101 anos do naufrágio


O violino do maestro da orquestra do Titanic foi encontrado em um sótão na Inglaterra e autentificado 101 anos após o naufrágio do navio, informou uma casa de leilões britânica.
Foram necessários sete anos para certificar a origem do instrumento, que milagrosamente sobreviveu ao naufrágio, explicou Andrew Aldridge, da casa Henry Aldridge & Son localizada no sudoeste da Inglaterra.
O violino feito de em pau rosa pertenceu a Wallace Hartley, chefe da pequena orquestra do Titanic, que ficou conhecida por ter tocado até que o navio desaparecesse no Atlântico em abril de 1912.
O cadáver de Wallace Hartley passou dez dias na água. "O violino foi encontrado em uma mala de couro, que estava presa a seu corpo", contou à AFP Andrew Aldridge.
Pouco tempo depois da tragédia, a mãe de Wallace Hartley disse à imprensa: "Eu sabia que ele morreria com seu violino. Ele era apaixonadamente ligado a este instrumento".
O violino, presente de sua noive Maria Robinson, tinha uma pequena placa em prata escrita 'Os peritos que examinaram o instrumento também concluíram que "os sedimentos e a ferrugem encontrados no violino eram compatíveis com uma imersão na água do mar", segundo Andrew Aldridge.
Após o resgate do instrumento, as autoridades canadenses o enviaram a Maria Robinson.
E em sua morte, em 1939, foi confiado ao Exército da Salvação. Em uma carta escrita no início dos anos 1940, uma professora de música da organização escreveu: "É quase impossível tocar (com o violino), provavelmente por causa de sua vida movimentada". O instrumento foi então dado a uma família que o guardou em seu sótão.
"É uma incrível história humana", comentou Andrew Aldridge. "Wallace Hartley é uma das personalidades mais importantes da história do Titanic, principalmente devido a sua coragem", acrescentou, considerando que "este violino é a lembrança mais importante do Titanic".
O instrumento é avaliado em pelo menos 100 mil euros. Ficará exposto a partir da Páscoa na prefeitura de Belfast, cidade onde o Titanic foi construído. Está fora de questão colocá-lo em leilão por enquanto, segundo Andrew Aldridge, que está negociando com museus.
O Titanic naufragou nas águas geladas do Atlântico Norte durante sua viagem inaugural na madrugada do dia 14 para o 15 de abril 1912 após colidir com um iceberg. Entre as cerca de 2.200 pessoas a bordo, 1.500 morreram, entre elas os oito membros da orquestra.Para Wallys, por ocasião de nosso noivado. Maria', um elemento que permitiu autenticá-lo.

'' Ricardo e as maiores distâncias''


Como ficou registrado na pesquisa Consult/Wscom, à exceção do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), seu aliado, o governador Ricardo Coutinho (PSB) vence todos os confrontos diretos na disputa pela reeleição. Em algumas regiões da Paraíba, a margem de vantagem registrou distâncias quilométricas. 
No Sertão, por exemplo, o ex-prefeito Luciano Agra vai precisar mais do que um Carnaval pra se fazer conhecido. Ricardo registra 58,8% das intenções de voto contra 8,6% de Agra, numa simulação de confronto direto. 
Contra o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) a diferença maior nem é em João Pessoa. É na Grande João Pessoa, que compreende os municípios de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Ricardo chega a 51,6% contra 17,4 % de Veneziano. 
Luís Tôrres

EXEMPLO A SER SEGUIDO : ''Geraldo elege Guarda Municipal como prioridade da gestão

Presente à transmissão do cargo de comandante da Guarda Municipal do Recife (GMR), na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito Geraldo Julio (PSB) assegurou que a transformação da corporação é uma das prioridades do seu governo. A meta, segundo ele, é tornar a guarda a instituição com o maior número de homens por habitante de todas as capitais brasileiras, com 2.500 agentes.

A partir de hoje, a corporação será comandada pelo inspetor Marcílio Domingos, que ocupará o posto do também inspetor Flávio Romarico. O agora ex-comandante, por sua vez, assumirá cargo na Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife.

Geraldo destacou ainda a importância de equipar a GMR da melhor maneira possível para que ela possa fazer o município cumprir a sua parte dentro do Pacto Pela Vida. “Liberamos nesta semana R$ 1 milhão para complementação dos fardamentos e equipamentos de proteção. Além disso, disponibilizamos R$ 300 mil para que seja feita a reforma aqui na sede para melhorar as condições de trabalho”, pontuou o socialista.

O novo comandante da GMR, Inspetor Marcílio Domingos, disse estar honrado em voltar à corporação após passar três anos atuando como gerente de operações da antiga Diretoria de Controle Urbano (Dircon), hoje Secretaria-Executiva de Controle Urbano. “Vou recompensar a confiança depositada em mim pelo prefeito e pelo secretário com muito trabalho e amor pelo Recife”, disse.

Reforma ministerial de Dilma deve ser iniciada hoje


A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) e deve anunciar ainda nesta sexta-feira (15) pelo menos dois novos nomes da sua prometida reforma ministerial.
Assessores dão como certa a indicação do deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) para o lugar do também peemedebista Mendes Ribeiro (RS) no Ministério da Agricultura. A outra mudança vai atingir o Ministério do Trabalho. Ao que tudo indica, Dilma vai tirar o ministro Brizola Neto, indicação de sua cota pessoal, para nomear um ministro ligado ao presidente do PDT, Carlos Lupi. O mais cotado é o secretário-geral da sigla, Manoel Dias.

Dilma pode acertar ainda na conversa com Temer a transferência de Mendes Ribeiro para a Secretaria de Assuntos Estratégicos no lugar do ministro peemedebista Moreira Franco, que deve ser nomeado para a Secretaria de Aviação Civil. Com essa mudança, deve deixar o governo o ministro Wagner Bittencourt.

Embaixada americana treina polícia brasileira contra terrorismo para a Copa


Mesmo o Brasil não tendo vivido situações de violência comuns em outros países, como o terrorismo e ataque com armas químicas, os policiais brasileiros já estão sendo treinados para identificar e combater problemas desse tipo.
Desde o ano passado, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil está treinando policiais brasileiros para diferentes situações de violência e cerca de 360 agentes das cidades-sede da Copa do Mundo e da Copa das Confederações já participaram dos cursos.   
Onze cursos foram oferecidos em 2012 e outros 12 serão dados este ano. A ideia da embaixada é que representantes das policias dos Estados e municípios aprendam e possam repassar o que aprenderam para as equipes que comandam.   
Os cursos têm duração de duas semanas e acontecem em Brasília. Especialistas americanos vêm para o Brasil e ensinam o que sabem para os policiais brasileiros, sem custo nenhum.   
O chefe do SAT (Serviço de Adestramento Técnico) da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), Kenney Gouveia, já participou de dois treinamentos e tem repassado o que aprendeu para policiais da capital federal.   
— Como vamos receber gente de tudo quanto é lugar, precisamos estar preparados. São crimes diferentes do que vemos normalmente no Brasil, mas são coisas que podem ocorrer quando vem gente diferente para cá. É preciso alterar a forma de vigilância e identificação de questões suspeitas, por exemplo.   
Gouveia conta que o curso é dado com tradução simultânea para 20 alunos por vez. Ele participou de um para combate de ataques terroristas e outro para identificação de armas químicas.   
Turmas
De acordo com a assessoria de imprensa da embaixada americana, o primeiro curso de 2013 já começou, tem 22 alunos e é para gerenciamento de fronteiras. Outros cursos também serão oferecidos pela embaixada este ano. 
Os americanos vão treinar policiais para atendimento e investigação com agentes químicos, radiológicos e nucleares, gerenciamento de segurança para grandes eventos, reconhecimento de documentação fraudulenta, vigilância para segurança pública, combate ao terrorismo e incidentes por disparo de arma de fogo.

Vaticano divulga foto do Papa pagando a conta no check-out


Francisco insistiu em pagar pela hospedagem na residência dirigida pela Sé.
Ele ficou no local em Roma para participar do conclave, antes de ser Papa

Uma imagem divulgada nesta sexta-feira (15) pelo 'L'Osservatore Romano', o jornal doVaticano, mostra o momento em que o Papa Francisco foi acertar a conta e fazer o check-out da residência onde estava hospedado como cardeal para participar do conclave, em Roma.
Apesar de o local ser de posse da Santa Sé, agora comandada pelo próprio Papa Jorge Mario Bergoglio, ele insistiu em pagar pela hospedagem, segundo o Vaticano, para "dar um bom exemplo".

Torcedores fazem fila para comprar ingressos do Nordestão


A chegada do Campinense à final da Copa do Nordeste definitivamente mudou a rotina de Campina Grande. Nesta quinta-feira (14), em plena quinta-feira, filas gigantescas se formaram no centro da cidade e alteraram o cenário da Rainha da Borborema. Centenas de Raposeiros se aglomeravam no calçadão da Cardoso Vieira na tentativa de comprar seu ingresso e garantir uma vaga no palco da decisão. Os ingressos serão comercializados até o domingo pelos valores de R$ 20, R$ 40 e R$ 60.  
Segundo eles, em uma situação atípica como essa, tudo é valido. “Estou aqui desde 13h e vou esperar até conseguir comprar meu ingresso. Posso sair daqui de 22h, mas, saio com minha vaga garantida no Amigão domingo, onde vou ver minha Raposa conquistar o Nordeste”, disse o professor André Luis por volta de 15h, horário em que os bilhetes começaram a ser comercializados. Ele era um dos primeiros de uma fila que dava voltas no calçadão. 
Mas não eram só os rubro-negros que tentavam garantir sua vaguinha da decisão. No meio de tantas camisas do Campinense, uma do ASA, rival da final. Era o motorista alternativo Denilson Rodrigues, torcedor fanático do Treze, que secava os rivais. “Domingo é três a zero para o ASA gigante e estou aqui pra comprar meu ingresso e aproveitar para secar eles”, disse, referindo-se aos torcedores do Campinense. 
Finalização 
Alheios ao que acontecia nas ruas da cidade, os jogadores do Campinense treinaram normalmente durante a tarde de ontem no Estádio Renatão em clima de muita confiança, mesmo conscientes de que terão pela frente um adversário muito difícil. 
Os atletas realizaram um treino de finalização, que foi comandado pelo treinador Oliveira Canindé. Hoje o time volta a treinar no Estádio Amigão, palco da decisão, onde Canindé deve acertar os últimos detalhes do rubro-negro antes da decisão. Antes e depois dos treinamentos, Oliveira Canindé tem conversado muito com o grupo, destacante as dificuldades que poderão ter diante de um adeversário que precisa da vitória e que por obrigação colocará em campo toda a sua força ofensiva na briga pelo título da Copa do Nordeste.

Carlos Dunga é diplomado pelo TRE e deve tomar posse nesta sexta-feira

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) oficializou na noite desta quinta-feira (14) o resultado da retotalização dos votos para deputado estadual das eleições de 2010 e concedeu o diploma de eleito ao deputado Carlos Dunga (PTB). Com a diplomação, o petebista deve tomar posse nesta sexta-feira (15) na Assembleia Legislativa.
 
Sobre a expectativa para o novo mandato, Carlos Dunga disse que recebe com tranquilidade e serenidade mais essa missão que lhe foi confiada pelo povo da Paraíba. Ele disse que a experiência acumulada durante os 16 anos que passou na Assembleia o ajudará muito no exercício do seu novo mandato. “Estamos tranquilos e certos de que faremos um mandato propositivo, principalmente em defesa do mais humilde, como sempre fizemos pelos cargos que passamos”, afirmou.
 
Carlos Dunga disse que pretende retomar a discussão de temas que defendeu durante sua passagem pela Casa de Epitácio Pessoa, como os problemas ocasionados pela estiagem. “Vamos continuar na luta em favor do homem do campo e do caminhoneiro, que sempre foram bandeiras de nossa caminhada política", lembrou.
 
Ao relembrar a luta que travou na justiça para garantir o direito de exercer o seu mandato, Carlos Dunga fez questão de agradecer a Deus pela oportunidade e dedicou a vitória aos filhos, à família, aos amigos e aos 18.841 votos que lhe conduziram a Assembleia. “O nosso agradecimentos especial a Deus e a todos que sempre estiveram conosco na luta”, concluiu o parlamentar.

CONCIDADES: Governo do Estado cria Conselho Estadual das Cidades


O governador Ricardo Coutinho assinou, na manhã desta quinta-feira (14), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, o decreto que cria o Conselho Estadual das Cidades do Estado da Paraíba (Concidades), que servirá como base para a 5ª Conferência Estadual das Cidades no mês de agosto. O decreto n° 33.768 dispõe sobre a composição do conselho, que terá 61 membros, estruturação e competências dentro do que estabelece o Estatuto das Cidades.
O Concidades/PB vai promover a cooperação entre os Governos Federal, Estadual, municipal e a sociedade civil na formulação e execução da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano. “Estamos democratizando o Estado para planejar os municípios diante de uma necessidade antiga de romper com a falta de espaços permanentes de discussão de políticas públicas que possibilitem o crescimento sustentável das cidades”, afirmou Ricardo Coutinho.
De acordo com o governador, o conselho é fundamental para o desenvolvimento ordenado das grandes, médias e, principalmente, das 137 cidades com menos de 10 mil habitantes no Estado. Ricardo lembrou que muitos gestores trabalhavam pensando em eleições. “Nosso foco é desenvolver o Estado pensando em gerações futuras”, observou, adiantando que “historicamente os municípios cresceram sem ordenamento de mobilidade urbana, transporte, tratamento do lixo e este conselho com membros da sociedade civil, órgãos da União, dos Estados e dos municípios tem um papel determinante para discussão da melhor forma de aplicar os recursos e mudar essa realidade”.
Em seu pronunciamento, a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima, disse que a Paraíba dá um grande passo ao reunir a sociedade civil organizada na discussão, planejamento das cidades em setores como mobilidade urbana, saneamento, meio ambiente, gestão do solo urbano.   “O Concidades possibilitará não apenas um controle social, mas uma postura propositiva na formulação das políticas públicas”, completou.
O prefeito de Picuí, Acácio Araújo Dantas, disse que a partir deste conselho será possível ter uma cidade planejada de forma participativa e que o grande desafio será resolver problemas que já estão instalados, como a falta de infraestrutura e de aterros sanitários. Ele explicou que o município de Picuí já publicou o edital da sua conferência e a participação da sociedade civil organizada é fundamental para a construção de uma cidade melhor.
O presidente da Federação Paraibana dos Movimentos Comunitários, Fernando Jordão, acredita que com a efetivação do conselho, que vinha sendo esperada desde 2005, as discussões que hoje são resumidas aos governos e prefeituras passem a ser compartilhadas pela sociedade civil organizada.  Yuri Almeida, membro do Conselho Nacional das Cidades, destacou que este é um momento importante em que governos e movimentos sociais começam a construir uma pauta focada na reforma urbanas dos municípios.

Além do governador Ricardo Coutinho, a mesa de honra da solenidade de criação do Conselho Estadual das Cidades contou com as presenças da primeira dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, da deputada Iraê Lucena, da presidente da Cehap, Emília Correia Lima, e dos representantes da sociedade civil organizada, Yuri Almeida e Fernando Jordão, dos prefeitos e dos representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica.
Luiz Cláudio com Secom-PB

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...