Chuva começa na Paraíba e pode ajudar cerca de 40 açudes praticamente secos

A situação dos açudes na Paraíba continua preocupante neste início de 2015. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 28 açudes, dos 123 monitorados pelo órgão, estão com menos de 5% da capacidade armazenamento de água. Outros dez mananciais estão totalmente secos.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os dados mostram ainda que 68 açudes estão com armazenamento abaixo dos 50%, com muitos destes registrando menos de 30%, enquanto que apenas 17 açudes em todo o estado registram níveis superiores a 50%. 

Segundo previsão da Aesa, o primeiro trimestre de 2015 deve ser de chuvas irregulares nas regiões mais secas da Paraíba, mas com tendências a permanecer com a média histórica.

“Não podemos fazer nenhum prognóstico definitivo nesse momento. Dependemos de vários fatores meteorológicos que, certamente, vão interferir nas chuvas para esse período”, afirmou Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, com relação às previsões de chuva para as regiões do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Curimataú.

Marle Bandeira explicou que a distribuição de chuvas dependerá dos sistemas meteorológicos, como os vórtices ciclônicos em ar superior. “O que podemos afirmar é que, quando bem posicionados e desenvolvidos, provocam chuvas intensas em várias áreas”. 

De acordo com a Aesa, as regiões do Litoral, Agreste e Brejo têm o quadrimestre mais chuvoso nos meses de abril a julho. Por isso, a previsão para essas regiões devem ser divulgadas em março.

PARAIBANOS NA COPA DO NORDESTE, CAMPINENSE E BOTAFOGO ESTREIAM NO DIA 5

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada da Copa do Nordeste de 2015. A competição que, pela primeira vez, conta com todos os representantes dos nove Estados da região, começa no dia 3 de fevereiro, com o clássico cearense entre Fortaleza x Ceará, pelo Grupo D, o mesmo do Botafogo-PB.
O Belo e a Raposa, finalistas do Campeonato Paraibano na última temporada, estreiam na quinta-feira (5). No Almeidão, às 19h15, o Belo recebe o River, do Piauí, enquanto a Raposa inicia a busca pelo bicampeonato em Salvador, na Fonte Nova, contra o Bahia, às 21h15, pelo Grupo E.
Além do tricolor baiano, o rubro-negro também terá como adversários o Globo-RN e o CRB-AL.

Bando invade Caaporã, explode Banco do Brasil, foge atirando e assusta população

Um bando fortemente armado, invadiu o município de Caaporã, litoral sul da Paraíba, na madrugada desta terça-feira (06) e explodiu a agência do Bando do Brasil localizada no Centro da cidade.
O grupo estava em uma picape e outro veiculo dava suporte, os homens saíram do carro, instalaram as dinamites e explodiram os caixas eletrônicos no interior da agência, fugindo em seguida levando todo o dinheiro.
Na fuga, os bandidos ainda trocaram tiros com a Policia Militar e jogaram grampos na pista para dificultar a perseguição.
O estrondo da explosão assustou moradores que usaram as redes sociais durante a madrugada, para relatar o fato e a preocupação com a situação.
A maneira de agir dos criminosos foi semelhante a diversos casos já registrados na Paraíba nos últimos anos. A Central de Operações da Polícia Militar recebeu telefonemas de moradores durante a madrugada informando da presença dos bandidos.
Segundo a população, a agência violada é a única existente em Caaporã e só passou a ficar aberta no turno da noite após uma intervenção da câmara de vereadores, que conseguiu na Justiça uma determinação para que o serviço funcionasse neste horário.
Há cerca de dois anos essa mesma agência foi parcialmente destruída e passou quase um ano sem atendimento devido a reforma, agora, o estrago também foi de grandes proporções.
A Policia Militar cercou a região e pediu reforço de equipes de João Pessoa, no intuito de prender os criminosos.
PORTAL DO LITORAL 

Governador empossa auxiliares e anuncia redução de gastos na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho (PSB) empossou os auxiliares para o seu segundo mandato na Paraíba, em solenidade nesta segunda-feira (5) no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Segundo Ricardo, neste novo governo secretarias serão dissolvidas ou incorporadas a outras e 300 cargos serão extintos, com corte de servidores comissionados e economia de R$ 25 milhões por ano. Além disto, nesta segunda-feira, Ricardo anunciou redução na quantidade de veículos e imóveis locados pelo governo.
No discurso de posse coletiva dos seus auxiliares, Ricardo Coutinho destacou a contenção de despesas e disse que a meta é reduzir 20% dos veículos locados e 30% da locação de imóveis. “Precisamos evitar o máximo de desperdício do dinheiro público. O serviço público precisa ter um controle, o serviço público não pertence a quem governa”.
Ricardo Coutinho também ressaltou o trabalho dos antigos responsáveis pelos cargos de confiança que não permanecem mais na gestão neste ano. “A minha primeira palavra é de agradecimento a todos que participaram da primeira gestão que se encerrou em 31 de dezembro de 2014 e que por ventura não fazem mais parte da gestão. Quero reconhecer o trabalho e a contribuição dessas pessoas para que essa gestão avançasse e fosse reconhecida pelo povo da Paraíba”.
O governador reeleito divulgou em seu perfil oficial de uma rede social, entre os dias 27 e 31 de dezembro, os nomes dos principais auxiliares da sua gestão 2014-2018. Uma das principais trocas foi no comando da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que era ocupada pelo delegado da Polícia Civil Wallber Virgolino e agora passará a ser comandanda pelo também delegado Wagner Dorta, atual Superintendente Regional da PC. A pasta terá como secretário executivo o advogado Agamenon Vieira.
Permanecem com os mesmo titulares na segunda gestão do socialista a Secretaria de Administração (Livânia Farias), a de Comunicação (Luís Torres), a de Segurança Pública (Cláudio Lima) e de Desenvolvimento Humano (Cida Ramos). Também permanecem no cargo a secretaria Chefe da Controladora Geral do Estado (CGE), Ana Cartaxo, o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.
O ex-senador Efraim Morais (DEM) vai ocupar a Secretaria de Estado de Governo. Quem assume a Secretaria de Educação é o atual Secretário de Educação Profissional e  Tecnológica do Ministério da Educação, Alessio Trindade de Barros. Na Secretaria de Estado da Saude, a médica Roberta Abath exercerá a gestão da pasta, antes ocupada por Waldson Sousa. Este assumirá no próximo governo a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, responsável pelo Pacto Social. O secretário de Estado da Cultura será o escritor e poeta Lau Siqueira, que deixa a Fundação Espaço Cultural (Funesc). A função passa a ser ocupada por Márcia Lucena, ex-secretária da educação do estado.
A Chefia de Gabinete do Governador será ocupada pelo professor Fábio Maia, presidente do PSB de Campina Grande. Quem passa a responder pela Gestão Unificada da Emater, Emepa e Interpa será o Nivaldo Magalhães, extensionista rural do quadro da Emater.
A Casa Militar será chefiada pelo Major da Polícia Militar Anderson Pessoa. Na Chefia da Casa Civil, estará a vereadora e secretaria de Desenvolvimento Social de Cajazeiras, Lea Silva. À frente da Companhia Docas estará Lucélio Cartaxo; na Sudema, o superintendente será o engenheiro sanitarista e civil João Vicente. João Azevedo (PSB) assume a fusão das Secretarias de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio-Ambiente e Ciência e Tecnologia.
A lista inclui também a permanência no cargo do atual secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano. Na Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, o professor da UEPB Laplace Guedes será o novo gestor. O vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais, será o novo Secretário de Estado da Agricultura Familiar. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca será ocupada pelo produtor rural Rômulo Montenegro. Na Secretaria de Representação Institucional, estará à frente o deputado Lindolfo Pires.
Mais auxiliares
Gilberta Soares continua à frente da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Ruth Avelino segue diretora da PBTur. Tatiana Domiciano permanece na presidência da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). Na Superintendência de Obras do Estado (Suplan), quem assume é Simone Guimarães; à frente do Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB) estará Émerson de Almeida Fernandes; e na diretoria da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep), o administrador Pedro Patrício de Sousa Junior.
Antônio Carlos Fernandes Régis, ex-presidente da PBGás, será o novo presidente da Junta Comercial do estado. O ex-deputado Ramalho Leite assumirá a presidência da Agência Reguladora da Paraíba (ARPB). O ex-prefeito e atual presidente da Câmara de Vereadores de Camalaú, delegado Aristeu Chaves, será o novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Para conduzir a PBPrev foi escolhido o advogado Yuri Simpson Lobato, ex-presidente da ARPB. O agrônomo Roberto Vital também permanece diretor do projeto Cooperar. Na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), permanece Simone Jordão. Na Escola de Serviço Público (Espep), o diretor será o professor da UEPB, Flávio Romero. A Fundação Casa José Américo será dirigida pelo professor Damião Ramos Cavalcante.
Por sua vez, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), terá como diretor-presidente o engenheiro Carlos Pereira de Carvalho. A Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) será conduzida pela engenheira Emilia Correia Lima, que presidirá a companhia mais uma vez. O diretor do Instituto de Metrologia e Qualidade (IMEQ) será o engenheiro Artur Galdino.
Laura Farias vai assumir a superintendência do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor  (IASS); e o secretário executivo da CGE será o auditor fiscal estadual Gilmar Martins. Enquanto isso, no comando da Codata permanece Krol Janio e na Fundação de Apoio à Pesquisa, o físico Claudio Furtado.
Quem assume a superintendência do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) é o professor Otávio Machado de Mendonca, da UFPB; já a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) ficará sob o comando do ex-deputado João Fernandes da Silva; à frente do Laboratório Industrial Farmacêutico S/A estará o economista Carlos Alberto Dantas Bezerra; na Defesa Civil, o economista George Sabóia.

IMAGENS FORTES: Agência divulga fotos de Andressa Urach no hospital

A agência “Grosby Group” divulgou na madrugada desta segunda-feira, 5, imagens fortes de como ficaram as pernas de Andressa Urach durante o processo de retirada do hidrogel que ela tinha aplicado na região. Nas imagens é possível ver ferimentos enormes em uma das pernas da apresentadora. As fotos foras feitas durante o período em que Andressa ficou internada no hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.
Depois de ficar quase um mês internada, Andressa Urach exibiu curativos nas pernas em ida a uma praia no último sábado, 3, em Florianópolis, Santa Catarina. Usando um camisão branco e uma canga amarela, Andressa caminhou pela orla enquanto tomava água de coco.
Andressa caminhou pelas ruas de Florianópolis na manhã do último sábado, 3 – nas fotos, a apresentadora aparece usando um vestido longo. Essa foi a primeira vez que a apresentadora apareceu depois de ficar quase um mês internada por conta de complicações da aplicação de hidrogel nas pernas, realizada há mais de cinco anos. Em seu passeio, Andressa foi clicada lendo o livro de autoajuda “Comande sua vida com o poder da mente”.
Relembre o caso
Andressa Urach está se recuperando da infecção que a levou ao hospital Conceição, em Porto Alegre – onde estava internada desde o dia 29 de novembro. Após 25 dias de internação, durante os quais ela chegou a ter um quadro de sepse por conta de aplicações de hidrogel nas pernas – Andressa deixou o hospital na quarta-feira, dia 24, véspera de Natal.
Andressa Urach em praia em Florianópolis, Santa Catarina. (Foto: Grosby Group/ Agência)
Andressa Urach em praia em Florianópolis
Na ocasião, Andressa falou sobre o momento difícil que enfrenta através de sua assessoria de imprensa. Leia abaixo: “Quero agradecer em primeiro lugar a Deus e ao Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre por salvarem minha vida, principalmente a toda a equipe da UTI e a todos os profissionais que ali trabalham sem exceções, que me receberam com muito carinho e dedicação, ali pude perceber que todos os pacientes são tratados da mesma maneira.
No último dia 14, o médico Dr. Pedro Alexandre da Motta Martins, chefe do serviço de cirurgia plástica do Hospital Nossa Senhora da Conceição, disse ao EGO que a apresentadoradeveria deixar o hospital somente no início do ano.
A causa do problema de saúde de Andressa Urach foi uma aplicação de hidrogel feita há cinco anos nas coxas. Em julho deste ano, Andressa teve problemas e se submeteu a um procedimento para retirar o produto. Mas ela voltou a ter complicações e foi operada no dia 28 de novembro para retirar resquícios do hidrogel. Após a cirurgia, Andressa chegou a ser liberada, mas teve que voltar no dia seguinte após um mal estar. Com a infecção detectada, ela passou por uma nova operação no dia, 30.  “A Andressa passou muito mal após a primeira cirurgia. Ela foi levada ao hospital e eles disseram que o dreno fechou e o hidrogel causou uma infecção. Andressa passou por uma nova cirurgia à noite, e está na UTI”, informou a assessoria de Urach na ocasião.
No dia 2 de dezembro de 2014, Julio Vedovato, médico particular de Urach, anunciou que ela estava com sepse, ou seja, que a infecção estava espalhada por todo o corpo, causando risco de parada dos órgãos.
De lá para cá, a modelo passou por uma série de procedimentos médicos, recebeu transfusões de sangue e contou com o carinho de familiares, amigos e fãs, que acompanharam sua recuperação.
Andressa Urach durante internação no hospital Conceição, em Porto Alegre (Foto: Grosby Group/ Agência)
Andressa Urach durante internação no hospital Conceição, em Porto Alegre
Andressa Urach durante internação no hospital Conceição, em Porto Alegre (Foto: Grosby Group/ Agência)
Detalhe da perna de Andressa Urach
Andressa Urach durante internação no hospital Conceição, em Porto Alegre (Foto: Grosby Group/ Agência)
Andressa Urach durante processo de retirada do hidrogel da perna
Andressa Urach durante internação no hospital Conceição, em Porto Alegre (Foto: Grosby Group/ Agência)
Andressa Urach durante internação em dezembro de 2014

Filha do Sr. Carlão, alvejado por bala perdida em briga de militares no trânsito, é eleita em assembleia extraordinária, por aclamação, presidenta da COOPERVIDA

Na manhã desta sexta-feira (02), associados da Coopervida – Cooperativa Agrícola Mista dos Agricultores do Assentamento Nova Vida, Pitimbu-PB, elegeram em caráter de recomposição de cargo vago, em Assembléia Extraordinária, divulgada antecipadamente no Jornal A União, por aclamação, a filha do Sr. Carlão – Carlos Antero Fideles – para o cargo de presidenta dessa Cooperativa.
A Coopervida foi fundada em 1995 como instrumento jurídico e político de representação das famílias assentadas no Projeto de Assentamento Nova Vida, do INCRA-SR18-PB; durante o seu auge chegou a ser a maior cooperativa da Reforma Agrária na Paraíba, financiada pelo programa federal PROCERA e FNE, por problemas financeiros, trabalhistas e de gestão passou por crises muito duras chegando à quase falência.
10884584_777853438974052_1448253197_n
Em seu segundo mandato o presidente Carlão iniciou um processo de reestruturação da mesma para que a comunidade pudesse acessar as novas políticas públicas de crédito (PRONAF, Mais Alimentos, Programa de Agroindustrialização dos Assentamentos da Reforma Agrária, etc.) e compras de alimentos por entes federados à Agricultura Familiar (PAA, PNAE).
Nesse período de enfrentamento às dificuldades houve grandes avanços, a Coopervida já conquistou a DAP jurídica, participou e sediou os fóruns e a criação do PAA estadual na Paraíba, chegou a ser a entidade da agricultura familiar a fornecer o maior volume de alimentos para o PAA e PNAE, várias famílias apresentam, visivelmente, melhorias em sua qualidade de vida, está em fase de consolidação um projeto de agricultura irrigada financiado pelo Projeto Cooperar (PRPR – Banco Mundial), conquistou todas as certidões junto ao Fisco e à Junta Comercial, etc.
10912699_777853458974050_117646995_n
Carlão foi o terceiro presidente da Coopervida, exercendo seu primeiro mandato de 1998 a 2001 e o segundo mandado de 2010 a 2013, inciando o terceiro mandado em 2014, ano de seu trágico falecimento. O mesmo já foi presidente, antes dos 30 anos, da Associação dos trabalhadores Rurais de Andreza – Pitimbu – PB, onde conseguiu conquistar eletrificação rural para diversas comunidades rurais e articular politicamente com diversos órgãos governamentais em prol das comunidades rurais no que se refere a crédito, transporte escolar, saúde pública, infraestrutura de rodagens, etc. Durante toda a sua vida, estando ou não com mandato, sempre exerceu forte liderança nas comunidades rurais do litoral Sul, sempre organizando e mobilizando as famílias a lutarem por seus direitos em diversos campos.
10904905_777853448974051_475922194_n
Durante os dois últimos mandatos de Carlão, Sueles Fideles foi uma grande parceira e colaboradora do mesmo, estando à frente da operacionalização de todos os programas governamentais dos quais a coopervida tinha participação. A mesma foi coordenadora nacional do setor de educação do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na Paraíba, viajou de Norte a Sul do Brasil onde teve oportunidade de conhecer e dialogar com as diversas realidades rurais do país, de assentamentos a acampamentos.
“Eu me acho muito pequena diante da grandeza do meu pai, mas não posso me eximir da responsabilidade de dar prosseguimento ao legado dele, que é a luta em defesa da agricultura familiar”, afirmou a nova presidenta da Coopervida.

Alhandra em Foco

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...