Aos 16 anos, paraibano conta como driblou as dificuldades e alcançou 900 na redação do Enem

Aos 16 anos, Alysson Nascimento sabe bem onde quer chegar e por isso não mediu esforços durante a fase escolar para dar o primeiro passo para a vida profissional; ele quer uma vaga no curso de Engenharia Química na Universidade Federal da Paraíba e para isso garantiu 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia mais Notícias no Portal Correio

Filho do eletricista Adriano Nascimento e da diarista Maria do Carmo, aluno de escola pública da Capital e morador de Cabedelo, na Grande João Pessoa, ele nunca viu as dificuldades financeiras como empecilho para alcançar os objetivos e se vê sempre apoiado pela família. “Meus pais sempre me incentivaram nos meus estudos e me ensinaram a acreditar em mim mesmo”, disse ele.
Veja abaixo a entrevista que ele concedeu ao Portal Correio.

Portal Correio: Apenas seus pais trabalham ou você também?

Alysson: Eu só estudo; minha mãe, meu pai e meu irmão trabalham.

Portal Correio: Quanto tempo do dia dedica para os estudos?

Alysson: Se eu for juntar todo o tempo que estudava na própria escola e em casa dá uma média de dez ou doze horas de dedicação por dia, pois mesmo após cumprir o horário integral eu ainda pegava os assuntos mais voltados para o Enem que eu via na escola e revisava em casa.

Portal Correio: Só estudou na rede pública? Por quê? 


Alysson: Desde o sexto ano ingressei na rede pública , por conta de disponibilidade de escolas próximas a minha casa preferi estudar em João Pessoa, na Escola Estadual Professora Úrsula Lianza (Epul).

Portal Correio: A que atribui os bons resultados no Enem?

Alysson: Primeiramente a Deus, depois a minha professora Lucia Carneiro, pois ela me ajudou muito na fase do ensino médio. Minha família também é muito importante, pois recebo incentivo para estudar e acreditar em mim mesmo desde muito cedo. Acredito que as dificuldades financeiras de certa forma não atrapalham ninguém, quando a gente realmente quer algo isso não é um empecilho.

Portal Correio: Estudava sozinho ou fez cursinhos/estudos em grupo?

Alysson: Na maioria das vezes eu estudo sozinho, mas quando surge alguma dúvida eu tenho a ajuda do meu irmão mais velho que cursa matemática na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Portal Correio: Como era sua jornada diária?

Alysson: Eu saia de casa bem cedo, pois eu tinha que estar na escola às 7h e só saia de lá às 17h de segunda à sexta, mas mesmo assim eu estudava e revisava alguns conteúdos à noite; o sábado era como um dia de semana, eu estudava também e como eu não costumo sair muito não foi difícil ficar mais tempo em casa.

Portal Correio: E o lazer, tem? Já deixou de estar com amigos em festas para estudar? 


Alysson: As poucas vezes que eu saia era até a igreja, onde nunca deixei de ir para estudar, lá eu nunca falto.

Portal Correio: É o primeiro Enem?

Alysson: Não, este é o meu segundo exame e no primeiro eu tive a mesma pontuação na redação; na nota geral em 2013 eu consegui 638.8 e desta vez alcancei 692 pontos. Com a nota eu conseguiria ingressar na universidade, mas precisaria entrar com um processo de emancipação, algo bem mais difícil pois eu só tinha 15 anos.

Portal Correio: Já tirou nota baixa na escola?


Alysson: Nunca tive problemas com notas baixas, sempre me dei bem na escola e nunca me imaginei passando por esta situação.

Portal Correio: Teve medo da prova, ficou nervoso, já havia tido algum contato com o tema da redação? 


Alysson: Fiquei um pouco mais nervoso por saber que esse ano eu tinha que passar. Me cobrei muito. Eu não gostei muito do tema, mas eu tinha minhas apostas e fiquei muito apreensivo pois nunca tinha visto nada sobre o tema.

Portal Correio: Qual foi a reação quando viu a prova e a redação?

Alysson: Quando abri o caderno de questões e vi o tema eu me surpreendi, tive mais dificuldades que no ano passado. Desacreditei naquele momento e senti minha mente congelando, mas mantive a calma para poder fluir no papel. Em 2013, quando o assunto foi a Lei Seca, eu já havia lido sobre, mas nesse Enem a redação foi sobre publicidade infantil e eu não tinha visto nada a respeito do tema, nunca tive contato com esse tipo de assunto, eu não estava confortável, mas me posicionei contra o tipo de publicidade no texto e fiquei apreensivo pois não sabia como as pessoas que iriam corrigir pensariam e além disso vi que mais de 500 mil pessoas zeraram, fiquei tenso.

Portal Correio: Quais os conselhos que você dá para quem precisa estudar para o Enem?


Alysson: Acredito que todos precisam de organização, preparar suas listas e só existe uma forma de fazer uma boa redação: escrever bastante e desenvolver o hábito de ler para aumentar o vocabulário e a ortografia. Uma dica é pegar temas antigos para tentar desenvolver e não se confiar sorte, isso ficou provado neste ano, a banca sempre quer surpreender, não tem como adivinhar.

No Enem a gente sempre tem que focar nas nossas necessidades; não gosto tanto de humanas e códigos como gosto de exatas, mas precisei estudar bastante para que eu me saísse bem no geral; estudar nem sempre deve ser por gosto, mas também por necessidade, afinal a nota depende de tudo.

Portal Correio: Como sua família está reagindo com esta conquista?

Alysson: Todos estão muito felizes, orgulhosos, este é um fruto dos investimentos dos meus pais por mim, pelos meus estudos.

Portal Correio: O que vai fazer agora? O que pensa e quer da vida para o futuro?


Alysson: As inscrições do Sisu vão abrir e eu quero usar a nota para tentar uma vaga no curso de engenharia química na UFPB, como eu sempre quis e seguir minha carreira a partir desta escolha.

Chaves de cadeia! 14 celebridades internacionais que já foram presas

Engana-se quem pensa que ser famoso ou famosa é garantia de imunidade jurídica. Celebridades internacionais podem, sim, acabar atrás das grades — ainda que, em certos casos, no máximo por algumas horas. Relembre a seguir astros e estrelas do show business que já se deram mal e foram parar na cadeia.
Lindsay Lohan já foi detida pela polícia por inúmeras razões, geralmente envolvendo um automóvel: dirigir com a carteira de motorista suspensa, dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas, tirar racha, porte de drogas. Parece que a atriz está mais tranquila depois da última temporada numa clínica de reabilitação. Tomara! (Foto: Divulgação)
Esta é Paris Hilton em 7 de setembro de 2007, quando foi detida sob acusação de dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas. Ela teve de ficar 45 dias em prisão domiciliar. (Foto: Divulgação)
Talvez você não conheça (ou não reconheça) este homem, mas ele é (ou melhor, era) um figurão do show business. O produtor musical Phil Spector trabalhou até com os Beatles. Em 2009, porém, quando já estava com 69 anos de idade, foi condenado a 19 anos de prisão por matar a tiros a atriz Lana Clarkson. (Foto: Getty Images)
Em 1992, o boxeador Mike Tyson foi condenado a seis anos de prisão por estuprar uma modelo de 18 anos. Ele acabou livre em 1995, mas voltou ao xadrez em 1999, por haver agredido dois homens no ano anterior. (Foto: Getty Images)
O ator Wesley Snipes foi condenado a 36 meses de prisão por evasão fiscal. Hoje, ao que tudo indica, o astro da franquia 'Os Mercenários' está em dia com a Receita Federal dos EUA. (Foto: Getty Images)
A diva húngara da era de ouro de Hollywood, Zsa Zsa Gabor, foi parada por um guarda de trânsito em 1989 e, em vez de encarar a situação de frente, deu um tapa no rosto do oficial. Ficou três dias numa prisão de mulheres por causa disso. Zsa Zsa completa 98 anos de vida em fevereiro de 2015. (Foto: Getty Images)
Robert Downey Jr. foi uma espécie de Lindsay Lohan na década de 90. Vivia em penitenciárias e clínicas de reabilitação por causa do abuso de drogas. Ele se livrou desses problemas de vez após decidir procurar ajuda profissional. (Foto: Getty Images)
A cantora Lauryn Hill também foi presa por evasão fiscal. Passou três meses de 2013 atrás das grades. (Foto: Getty Images)
Sim, o bom moço Paul McCartney já foi preso. Em 1980, ele estava fazendo shows no Japão quando a polícia local descobriu que o ex-Beatle portava maconha. Ele passou nove dias no xilindró. E teve sorte: a pena poderia chegar a sete anos de trabalho forçado. (Foto: Getty Images)
A estrela da franquia 'Velozes e Furiosos' Michelle Rodriguez já passou várias vezes pela prisão ao longo da década passada. Acusações: dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas, dirigir com a carteira suspensa e violar os termos da liberdade condicional. (Foto: Divulgação)
Em 2005, a rapper Lil' Kim foi condenada a um ano de prisão por mentir em um tribunal superior. Ela estava tentando proteger amigos que se envolveram num tiroteio em Nova York e acabou se dando muito mal. (Foto: Getty Images)
Em 2007, a socialite Nicole Richie foi condenada a quatro dias de prisão por dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas. Mas passou apenas 82 minutos na cadeia. As celas estavam lotadas e a polícia acabou liberando a moça. (Foto: Divulgação)
Outra socialite que teve sorte foi Khloé Kardashian. Em julho de 2008, a estrela do reality show 'Keeping Up with the Kardashians' foi condenada a 30 dias de prisão, também por dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas. Ela ficou menos de três horas na cadeia. (Foto: Divulgação)
Somadas todas as pancadarias promovidas por Chris Brown (incluindo as agressões físicas à hoje ex-namorada Rihanna), o resultado foi: 108 dias atrás das grades. Ele foi libertado em junho de 2014. (Foto: Getty Images)

Pitimbu realiza 21ª tradicional corrida de Caico neste domingo

A prefeitura de Pitimbu, no litoral sul da Paraíba estará realizando neste próximo domingo (18), a 21ª Tradicional Corrida de Caico no distrito de Acaú.
O evento atrai centenas de espectadores de toda região, inclusive participantes do litoral norte do Estado, que participam do evento representando as cidades de Cabedelo, Baia da Traição e distritos praieiros da região norte do estado de Pernambuco como Pontas de Pedra, Carne de Vaca e Catuama.
O inicio da corrida acontece às 9h da manhã deste domingo, no Polo Acaú.
A premiações para os competidores que conquistares do primeiro ao terceiro lugar serão as seguintes;
1° Prêmio: 2.000,00
2° Prêmio: 1.000,00
3° Prêmio: 500,00

Condenado por tráfico na Indonésia, brasileiro Marco Archer é executado

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia– 15h31 deste sábado (17), pelo horário de Brasília. O método de execução de condenados à pena de morte no país é o fuzilamento.
O instrutor de voo livre havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Archer conseguiu fugir do aeroporto, mas duas semanas depois acabou preso novamente. A Indonésia pune o tráfico de drogas com pena de morte.
Além do brasileiro, foram executados na ilha de Nusakambangan, Ang Kiem Soe, um cidadão holandês; Namaona Denis, um residente do Malawi; Daniel Enemuo, nigeriano, e uma cidadã indonésia, Rani Andriani. Outra vietnamita, Tran Thi Bich Hanh, foi executada em Boyolali, na Ilha de Java.
A presidente Dilma Rousseff divulgou nota em que disse estar “consternada e indignada”com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, segundo a nota, será chamado para consultas.
Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. Na sexta-feira, a presidente Dilma fez um apelo por telefone ao governante da Indonésia, Joko Widodo, para poupar a vida de Archer, mas não foi atendida. Widodo respondeu que não poderia reverter a sentença de morte imposta a Archer, “pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal”, segundo nota da Presidência.
Antes da execução, em entrevista à GloboNews, o ex-cônsul do Brasil em Bali Renato Vianna explicou que Archer e os demais condenados à morte seriam transferidos para um lugar próximo à penitenciária e depois fuzilados por 12 atiradores.
Questionado sobre outros brasileiros anteriormente condenados pelo mesmo motivo na Indonésia e que conseguiram se livrar da pena de morte, Vianna destacou que, no período, as penas não eram tão rígidas com relação às drogas. Explicou ainda que a legislação foi mudada há uns 15 anos.
Marco Archer Cardoso Moreira em vídeo obtido pelo cineasta Marcos Prado, que prepara documentário sobre o controlador de voo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Marco Archer em vídeo obtido pelo cineasta Marcos
Prado (Foto: Reprodução/TV Globo)
“A Indonésia é um país tranquilo, bem aberto, mas eles são muito restritos com relação às drogas. Se a pessoa for pega com um cigarro de maconha, ela vai ser presa e está arriscada a passar até oito anos na cadeia”, afirmou. Ele acrescentou que há 138 pessoas para serem executadas – metade são estrangeiras.
As leis da Indonésia contra crimes relacionados a drogas estão entre as mais rígidas do mundo e contam com o apoio da população. “Com isso [as execuções], mandamos uma mensagem clara para os membros dos cartéis do narcotráfico. Não há clemência para os traficantes”, relatou à imprensa local Muhammad Prasetyo, procurador-geral da Indonésia.
Além de Marco Archer, outro brasileiro aguarda no corredor da morte da Indonésia, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, também por tráfico de cocaína.

BBB 2015 : Conheça os participantes do BBB15

Big Brother Brasil voltará às origens e reunirá gente comum a partir da próxima terça-feira, 20 de janeiro, após Império. Confira abaixo os participantes do BBB15, que promete ser o melhor BBB de todos os tempos. E acompanhe todas as novidades do programa no gshow.com/bbb.
Falta pouco para dar aquela espiadinha! ;)
Adrilles (Foto: BBB/Gshow)
Amanda (Foto: BBB/Gshow)
Angélica (Foto: BBB/Gshow)
Cézar (Foto: BBB/Gshow)
Douglas (Foto: BBB/Gshow)
Fernando (Foto: BBB/Gshow)
Francielli (Foto: BBB/Gshow)
Luan (Foto: BBB/Gshow)
Mariza (Foto: BBB/Gshow)
Rafael (Foto: BBB/Gshow)
Rogério (Foto: BBB/Gshow)
Talita (Foto: BBB/Gshow)
tamires (Foto: BBB/Gshow)

Emplacamento de “cinquentinhas” começa a ser fiscalizado em abril

A partir de abril, o Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB) vai começar a fiscalizar o emplacamento das chamadas motos “cinquentinhas”, com base na resolução nº 002/2015. O documento do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) foi publicado no Diário Oficial de 9 de janeiro.

Como explicou o diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Silva, os municípios paraibanos têm 90 dias para comunicar ao órgão de trânsito estadual se farão o emplacamento ou deixarão a cargo do governo do Estado. Por isso é que só depois desse mesmo prazo começa a fiscalização. “A partir dos 90 dias, como está na resolução, porque é o prazo dos municípios para que eles se adequem”, enfatizou.

O Detran-PB informou que o órgão já está pronto para receber as solicitações de convênio por parte dos municípios. Atualmente, apenas 10% dos municípios possuem esse convênio, já previsto em lei.

Orlando Silva também ressaltou que antes mesmo da resolução já era exigida do condutor da cinquentinha a Autorização de Condução de Ciclomotor (ACC), que é a habilitação para ciclomotores. Para emitir o documento é preciso desembolsar um terço do valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de tipo “A” para motos.

Durante as abordagens, os agentes de trânsito solicitam a ACC do condutor, a nota fiscal do veículo para comprovar a propriedade, além dos equipamentos de segurança utilização de capacetes e calçados. Também é verificado se a moto sofreu alguma alteração de potência. Atualmente, o pátio do Detran-PB em João Pessoa está abrigando cerca de 4 mil ciclomotores apreendidos.

Custos do emplacamento – Com a resolução nº 002/2015, o condutor terá que fazer investimentos para regularizar o veículo. Entre os procedimentos que vão gerar custos está o licenciamento do ciclomotor junto ao Detran-PB; pagamento da taxa do Corpo de Bombeiros; confecção da placa (uma unidade); e o seguro obrigatório, que cobre o DPvat em caso de acidente.

Benefícios – Os benefícios trazidos pela obrigatoriedade do emplacamento estão ligados à segurança e saúde públicas, além da mobilidade urbana. “Uma pessoa que tomar (roubar) um veículo desse, fica muito mais fácil a gente ir atrás e localizar”, disse Orlando Silva. “Para nós, o custo que pagamos é altíssimo com relação à estatística que tem no Trauma. Nisso também vai ter um ganho muito grande”, exemplificou.

Exigências – Com a resolução, nada muda na exigência da habilitação para condutores da cinquentinha. Os pré-requisitos para adquiri-la são os mesmos para solicitar a CNH. “Todo e qualquer veículo automotor para circular tem que ter habilitação. O condutor tem que ser maior que 18 anos. Tem que passar pelo Centro de Formação de Condutor e fazer tanto a parte de legislação como a parte prática”, lembrou Orlando Silva.

Os acessórios de segurança também continuam a ser cobrados na fiscalização de trânsito, segundo o diretor de Operações do Detran-PB. “O capacete também é de uso obrigatório tanto em moto de grande porte como em ciclomotor”, disse. “Ele (o condutor) tem que andar de acordo com o que o Código de Trânsito diz, calçado adequado, não pode andar de sandália, tem que andar de sapato”, acrescentou Orlando.

Proibida – Também é importante o condutor lembrar que o Código de Trânsito proíbe a circulação de ciclomotores em rodovias devido à baixa velocidade alcançada pelo veículo. Nesse caso, o caminho deve ser percorrido pelo acostamento, como já exigia a lei antes da resolução nº 002/2015. A fiscalização nas estradas federais que cortam o Estado ficará por conta da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

LÍDERES DE VÁRIOS PAÍSES SE UNEM À MARCHA CONTRA O TERRORISMO NA FRANÇA

A grande marcha contra o terrorismo que promete reunir cerca de 1 milhão de pessoas hoje (11) em Paris, na França, também contará com a presença de dezenas de líderes mundiais. Os primeiros-ministros do Reino Unido, da Itália, da Alemanha, da Bélgica, da Dinamarca, da Espanha, da Holanda, da Turquia e de Israel confirmaram presença. Também devem participar o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas; o rei da Jordânia, Abdulla II, os presidentes da Ucrânia, da Nigéria e do Mali, além de representantes da Rússia, dos Estados Unidos e de líderes da União Europeia. A manifestação está marcada para as 15h (horário local), meio-dia, em Brasília.
Em Paris, os preparativos para garantir a segurança do evento envolvem a mobilização de milhares de homens. Ao convocar as pessoas para saírem às ruas, o ministro do Exterior da França, Bernard Cazeneuve, afirmou ontem (10) que a França permanece em estado de alerta. Ele informou que 2 mil policiais e 1.350 soldados atuarão na área urbana de Paris, inclusive na proteção de prédios e espaços públicos.
Na Praça da República, em pleno centro de Paris, as manifestações em solidariedade ao jornal satírico Charlie Hebdo, alvo de atentato que resultou na morte de 12 pessoas na última quarta-feira (7), começaram no dia seguinte ao ataque, chegando a reunir milhares de pessoas em alguns momentos.
Hoje, mais de um milhão de manifestantes são esperados na Praça, onde foram posicionados cartazes e banners com declarações de solidariedade, entre elas a frase “Je suis Charlie” (Eu sou Charlie), que se tornou um verdadeiro mote de luto e protesto dos franceses contra os atos de terrorismo que chocaram o país. Nas casas, nos carros, nas lojas do comércio e em vários locais públicos é possível encontrar adesivos e cartazes negros, com os dizeres em destaque.
Ontem, mais de 700 mil pessoas tomaram as ruas da França em várias cidades entre elas, Nice, Marseille, Lille e Toulouse. Hoje, a marcha que tomará as ruas da capital também deve se reproduzir simultaneamente em outras cidades francesas.
O ataque ao Charlie Hebdo, semanário que satirizava o Islamismo e outras religiões, despertou um debate sobre questões sensíveis, como liberdade de expressão, de religião e questões imigratórias, num país que tem a maior comunidade muçulmana da Europa. O ato foi comandado pelos irmãos Chêrif e Said Kouachi, que se diziam enviados pelo grupo extremista islâmico Al Qaeda do Iemên para vingar insultos feitos ao profeta Maomé em caricaturas publicadas pela revista.
O atentado à redação do Charlie Hebdo se seguiu da morte de um policial na quinta-feira (8) e do assassinato de quatro reféns por Amedy Coulibaly, cúmplice dos irmãos, que tomou um supermercado judeu no Leste de Paris na sexta (9). Ao todo, 17 pessoas morreram, além dos três terroristas envolvidos. Uma mulher, que também seria cúmplice dos terroristas, Hayat Boumeddiene, de 26 anos, está sendo procurada pela polícia.
Da Agência Lusa

    SAÚDE : Hipotireoidismo...hipertireoidismo... é bom saber!

    Vocês já ouviram alguém dizer em tom de preocupação... "Ah, eu to com tireoide" ?... Mas acontece que todo mundo tem tireoide, e tireoide não é uma doença e sim uma glândula em forma de borboleta que fica localizada no pescoço, logo abaixo do “pomo-de-Adão”. Ela regula a função de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins, e é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Em um adulto normal, essa glândula pesa cerca de 15 gramas. 
    Segundo os endocrinologistas  a tireoide atua diretamente no crescimento e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Então, quando há uma diminuição na produção dos hormônios T3 e T4  pela tireoide, ocorre o hipotireoidismo e aí podem aparecer alguns sintomas como: fadiga, aumento de peso,  intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda de cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão. Como estes sintomas nem sempre  aparecem juntos, é necessário pesquisar disfunção tireoidiana através de exames, quando ocorre um deles. 

    Apesar de ainda não ter sido descoberta a razão, segundo alguns endocrinologistas as doenças causadas pelo mau funcionamento da tireoide são mais comuns no sexo feminino. Além disso, os riscos aumentam com a idade/ Por isso  os endocrinologistas orientam mulheres acima de 40 anos, em especial, a fazerem o autoexame da tireoide periodicamente.
    Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequencia, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios. Em contrapartida, no hipertireoidismo, a glândula passa a funcionar de forma irregular produzindo mais hormônio do que o necessário. Assim, a pessoa perde peso, transpira em excesso, não tolera o calor, fica agitada, tem insônia, palpitações e menstruação irregular.
    O diagnóstico das disfunções tireoidianas é feito com um simples exame de sangue, que dosa os níveis de TSH (hormônio estimulante da tireoide). O hipotireoidismo também afeta recém-nascidos. Nestes casos, a disfunção é diagnosticada pelo conhecido “teste do pezinho” e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
    Para evitar as complicações das disfunções tireoidianas basta que o paciente siga as prescrições do seu médico, tomando o medicamento de forma correta e constante. No caso do hipotireoidismo, quando o tratamento não é adequado, ou mesmo quando a disfunção não é diagnosticada a tempo, podem surgir as seguintes complicações:
    * Anemias
    * Coronariana
    * Desordem gastrointestinais, neurológicos, endócrinos, metabólicos e renais
    * Disfunções respiratórias
    * Dislipidemia
    * Glaucoma
    * Hipertensão arterial
    * Insuficiência cardíaca
    * Retardo mental, surdez e deficiência no crescimento em recém-nascidos com hipotireoidismo
                                                     
    Vamos fixar bem isso na memória, gente...

    Causas do Hipotireoidismo - Quando se trata da glândula tireoide, existem alguns fatores que afetam sua capacidade de secretar hormônios : Deficiência de Iodo, Estrogênio Excessivo, Deficiência de Progesterona, Deficiência de Proteína, falta ou excesso de sal, excesso de exercício, estresse,ingestão de gorduras polinsaturadas.

     Não se deve confundir hipotireoidismo com hipertireoidismo, pois as disfunções são opostas: enquanto no "hipo" existe diminuição da produção de hormônios; no "hiper", há o aumento.
     hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 eT4 ...É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos - o chamado hipotireoidismo congênito. Cerca de um a cada 4 mil recém-nascidos possuem hipotireoidismo congênito. Em recém-nascidos, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado através da triagem neonatal, pelo "Teste do Pezinho" que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê. Em caso de resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, sob-rigoroso controle médico, para evitar suas consequências, entre elas o retardo mental. Assim, o bebê poderá ficar curado e ter uma vida normal.
    Atenção nesses sintomas pessoal...Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotireoidismo

    Sua tireoide é responsável por muito mais do que aumentar o seu metabolismo e ajudar você a perder peso. Ela desempenha um papel importante no equilíbrio, produz hormônios, reduz o colesterol, reduz a inflamação no seu organismo, ajuda a combater o câncer, reduzindo o risco de doença autoimune, mantendo seu cérebro energizado e mentalmente alerta, e retarda o processo natural do envelhecimento.

    Muitos dos sintomas de hipotireoidismo listados acima podem ser facilmente evitados ou facilmente eliminados a partir de um controle sob os cuidados de um endocrinologista  que vai orientar adequadamente e capacitar você para assumir o controle da sua saúde.

    Então, diante disso ,  você precisa ter um papel ativo na sua saúde: faça um favor a si e educa-se pois só assim  você  fará o que é melhor para a sua saúde.

    È assim mesmo, gente... sua saúde, seu bem estar, é responsabilidade sua... Se você não se cuida, não segue recomendação médica., orientação da sua agente de saúde, não faz a parte que lhe cabe , saiba que ninguém fará por você aquilo que é seu dever...

     CUIDE-SE!....


    IV COPA SUPERGOL DE FUTEBOL DE BASE 2015. PARAÍBA SERÁ REPRESETADO POR 6 AGREMIAÇOES(VEJA)

    Conheça os grupos da IV Copa Super gol na categoria sub 16. Competição será realizada no estado do Rio Grande do Norte.  A IV Copa Super gol de Futebol de Base será realizada de 25 a 31 de janeiro de 2015 na cidade de Baia Formosa/RN, são mais de 600 atletas do todo Nordeste. O Estado da Paraíba será representado por 6 agremiações. Entre elas o atual Campeão do estado da Paraíba na categoria o Spartak e o Vice Campeão estadual que e o Botafogo-PB. Completa a lista de equipes paraibanas os seguintes clubes: Parahyba FC, Bola Na Rede, Projeto Hulk. Desportiva Tibiri .

    Veja abaixo os grupos das equipes inscritas:

    GRUPO A: CRB/AL, UNIÃO/RN, PARAHYBA/PB e PARNAMIRIM/RN
    GRUPO B: CORINTHIANS ALAGOANO, UNIÃO BRASIL/SE, NATAL/RN e DESPORTIVA TIBIRI/PB
    GRUPO C: ABC/RN, SPARTAK/PB, ASSOCIAÇÃO ISRAEL/RN e PROJETO HULK/PB
    GRUPO D: BOTAFOGO/PB, BAIA FORMOSA/RN, MEC SPORT/RN e BOLA NA REDE/PB

    Resolução que obriga licenciamento de ‘cinquentinhas’ na PB é publicada

    A Resolução 002/2014 do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) que obriga o regstro e licenciamento de motocicletas de 50 cilindradas foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta sexta-feira (9). O registro das conhecidas como ‘cinquentinhas’ deve começar no início do mês de março, quando termina o prazo estabelecido para que o Detran/PB implante o sistema. O objetivo é possibilitar maior fiscalização dos veículos e punições aos proprietários que não se ajustarem.
    Para o registro, o proprietário deve apresentar os seguintes documentos: Nota Fiscal ou documento oficial que comprove propriedade do veículo; Identidade e CPF; comprovante de residência; laudo de vistoria; comprovante de pagamento dos impostos e taxas; seguro obrigatório.
    Os municípios têm um prazo de 90 dias para implantar o sistema ou manifestar interesse em celebrar convênio com o Detran. Findo o prazo previsto e não sendo cumprido o que foi determinado, caberá ao Detran comunicar o fato ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

    Ex-prefeita de Uirauna é condenada a 3 anos e 3 meses de prisão

    Glória Geane é acusada pelo Ministério Público Federal (MPF) de irregularidades na contratação de bandas para animar os festejos juninos da cidade em 2010.
    A ex-prefeita de Uiraúna Glória Geane foi condenada a três anos e três meses de prisão por irregularidades na contratação de bandas para animar os festejos juninos da cidade. Consta na ação, proposta pelo Ministério Público Federal, que no ano de 2010 a então prefeita contratou, diretamente, empresa de eventos para a realização das festividades juninas do município, fora das hipóteses de inexigibilidade autorizadas pela Lei n.º 8.666/93.
    Em sua defesa, ela imputou a responsabilidade à Comissão Permanente de Licitação, alegando ser responsável apenas pela sua homologação, com desconhecimento do trâmite legal. Para o relator do processo, Élio Siqueira, do Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, tal afirmação não afasta o dolo específico da conduta, pois, em seu interrogatório, ela afirmou ter passado por uma capacitação acerca do trâmite legal do procedimento licitatório, ofertado pela Controladoria Geral da União (CGU), no início do seu mandato.
    Ele observou que a inexigibilidade do procedimento licitatório não foi pautada nos requisitos previstos na Lei de Licitações, uma vez que os empresários e a própria acusada afirmaram que a empresa de eventos não empresariava, exclusivamente, as bandas contratadas, sendo apenas a intermediadora da contratação para aquele evento específico, lucrando cerca de 30% em cima do valor contratado, qual seja, R$ 105.000,00.
    “Não restam dúvidas quanto à intenção da ex-gestora do município de Uiraúna em beneficiar os empresários em questão, causando prejuízo aos cofres públicos, uma vez que a empresa contratada percebeu um pro labore de cerca de 30% do valor conveniado”, destacou o relator, para quem o dolo específico de causar dano ao erário resta configurado pela não realização do certame licitatório, inviabilizando a competição para contratação de bandas de forró para realização do São João de 2010.

    Jornaldaparaiba.com.br

    Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

    O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...