Projeto incentiva o plantio de frutas a produtores da Paraíba


Agricultores de 109 municípios da Paraíba começam a receber mudas de árvores futíferas da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa). O projeto retoma um antigo programa do governo estadual, que incentivava o plantio de frutas para garantir renda aos pequenos produtores.
Um dos beneficiados é José de Arimatéia, que cultiva a mangaba, fruta típica da região, no assentamento Camocim, no município de Pitimbu. Nos dois hectares que ele possui, dá pra colher pelo menos duas toneladas da fruta por safra.
Este mês a Emepa distribuiu mais de 30 mil mudas de plantas frutíferas. O projeto recuperou o viveiro e a sementeira da Estação Experimental da Emepa, que vão permitir a continuidade de produção das plantas.
No viveiro em João Pessoa, as mudas são preparadas até atingirem o ponto ideal para serem distribuídas. A seleção das espécies foi feita de acordo com a necessidade dos agricultores e as condições climáticas de cada região do estado.
As espécies escolhidas para a primeira fase do projeto, que vai atender 5 mil produtores rurais em todas as regiões do estado, foram cajú, maracujá, goiaba, acerola e mangaba. Financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, o projeto foi pensado para incentivar a criação de pomares e aumentar a produtividade nas comunidades agrícolas.
O presidente da cooperativa dos agricultores de Pitimbu, Edvaldo Xavier, acredita que esta é uma das formas de fortalecer a agricultura familiar da região.
Assista o vídeo do GLOBO RURAL aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...