ALHANDRA, PITIMBU, CAAPORÃ E CONDE CONTEMPLADOS COM MOTONIVELADORAS DO PAC2

PAC 2 entrega os 1.057 equipamentos previstos para a Paraíba

Com esta última entrega, mais de 147 mil agricultores familiares paraibanos serão beneficiados, nesta segunda-feira (28), com a doação de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos). No total, foram repassados ao estado, pelo Governo Federal, 1.057 equipamentos.

Dezessete municípios receberão 17 motoniveladoras para auxiliar no escoamento da produção de mais de 10 mil agricultores. Conforme a delegada federal do MDA no estado da Paraíba, Giucélia Araújo de Figueiredo, as máquinas irão melhorar a infraestrutura das cidades beneficiadas. “O maquinário irá facilitar a circulação entre a zona rural e a urbana por meio das estradas vicinais”, diz.

Nos municípios paraibanos contemplados nessa última doação, a população rural é de 73 mil pessoas.  Além de fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, Giucélia reforça que a entrega das máquinas atende a uma reivindicação histórica dos movimentos sociais e dos gestores municipais. “Em momento algum, as prefeituras teriam condições de adquirir esses maquinários com recursos próprios.”

PAC PB
Somente nesta etapa final de entrega do PAC 2 à Paraíba, o investimento do MDA foi de quase R$ 8 milhões. Desde o início do programa, em 2012, até a próxima segunda-feira, 219 municípios paraibanos terão recebido 1057 máquinas - 219 retroescadaveiras, 218 motoniveladoras, 218 caminhões- caçamba, 201 caminhões-pipa e 201 pás carregadeiras -, totalizando investimentos de R$ 273,6 milhões no estado.
A delegada destaca que as motoniveladoras irão proporcionar a escavação de açudes e barragens subterrâneas, preparando os municípios para armazenar água da chuva, até então um dos grandes gargalos do semiárido, que não conta com reservatórios.  “Estamos muito felizes em concretizar todo esse processo vitorioso de entrega a todos os municípios situados na região semiárida, que ainda sofre com os efeitos intensos da estiagem”, afirma. 

SERVIÇO
Entrega de Máquinas do PAC 2
Data: Segunda-feira, 28 de abril
Hora: 15h
Local: Auditório do INCRA – Av. Desportista Aurélio Rocha, n.º 592 - Bairro dos Estados. João Pessoa (PB)

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Alhandra
Baia Da Traição
Borborema
Caaporã
Conde
Cruz do Espírito Santo
Curral de Cima
Juripiranga
Lucena
Marcação
Mari
Mataraca
Pedras De Fogo
Pilõezinhos
Pitimbu
Riachão Do Poço
Serraria

Gabriela Marcon

FONTE | MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...