Múmia de monge budista é encontrada dentro de estátua de mil anos

RIO - Restos mumificados de um monge foram encontrados dentro de uma estátua de Buda feita no século XI ou XII. Uma investigação feita com a ajuda de máquinas de tomografia computadorizada e endoscopia desterminou que a múmia é do mestre budista Liuquan, que pertencia à Escola Chinesa de Meditação. Os exames foram realizados no Centro Médico Meander, na Holanda, e o estudo, conduzido por Erik Bruijn, especialista na arte e cultura budista do Museu Drents.
O corpo do monge foi mumificado em posição de meditação, e os testes revelaram que seus órgãos foram removidos e alguns deles, substituídos por rolos de papéis com inscritos em chinês antigo.
Após a verificação, a múmia foi levada para Budapeste, onde ficará em exposição no Museu de História Natural da Hungria até maio.
Além de passar por uma tomografia computadorizada, a múmia de quase mil anos teve pequenas amostras removidas com a ajuda de um aparelho endoscópico. Diversos funcionários do hospital Meander ajudaram na realização dos testes gratuitamente, em seu tempo livre.
A descoberta da múmia é de grande importância arqueológica, já que ela é a única múmia budista chinesa disponível para investigação científica no Ocidente.
Estátua de Buda passa por tomografia computadorizada e endoscopia - Divulgação/Museu Drents



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/mumia-de-monge-budista-encontrada-dentro-de-estatua-de-mil-anos-15415095#ixzz3Sc0pseXo 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...