Protestos: preço de passagens é a azeitona estragada na empadinha dos políticos

agencia brasil
Os políticos brasileiros não têm jeito mesmo. Usam ouvidos de mercador permanentemente e, por isso, parecem incapazes de ouvir a voz das ruas.
Veja-se que, após o início e o agigantamento das manifestações de protestos, em cadeia, governadores e prefeitos começaram a reduzir os preços das tarifas de ônibus urbanos e interurbanos.
Antes, o governo federal já havia derrubado impostos para reduzir o impacto nos reajustes das passagens, depois de ter segurado o reajuste, no final de 2012, para tentar conter a inflação.
Parece lógico: os protestos são contra o aumento das passagens de ônibus, então, é só reduzir o preço.
Certo? Não. Os manifestantes podem até deixar as ruas nos próximos dias, mas não por causa da redução das passagens. Talvez pelo cansaço. E podem até continuar nas ruas, apesar da redução das tarifas.
Os gestores e políticos parecem não entender – ou fingem não entender – que o preço das passagens foi apenas a gota d’água para a explosão das manifestações, a azeitona que estragou a empadinha. Deles.
Os jovens foram às ruas, apoiados pela maioria da sociedade, contra a péssima qualidade dos serviços públicos e contra a corrupção. Aí entram os problemas de infraestrutura de transporte e trânsito, saúde, educação e segurança e os saques desenfreados aos cofres públicos.
Assiste também razão aos analistas que veem os protestos com um dos atestados da falência do sistema de representação político no Brasil.
Os protestos representam muito mais. Os manifestantes cobram novos valores para a política. Aqui entram, por exemplo, a luta pela plena liberdade de expressão, contra a aprovação da PEC 37 e a condenação a setores da mídia.
Insista-se: os protestos são contra tudo e contra todos. Através deles a sociedade se manifesta por mudanças mais profundas. Não adianta tentar se tapar o sol com a peneira ou fingir que é tudo uma questão de centavos. Eis um grave erro que está sendo cometido pelos políticos e pode lhes custar bem mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...