Sessão na ALPB discute produção de assentamentos e conflitos agrários no Litoral Sul





A Assembleia Legislativa da Paraíba realizará sessão especial, nesta quarta-feira (8), às 14h30, para discutir “Agricultura, produção de alimentos e conflitos agrários no Litoral Sul do Estado”. A propositura é do deputado estadual Frei Anastácio (PT).

A sessão contará com a participação de agricultores, representantes dos movimentos sociais, autoridades estaduais, municipais e federais, além de representantes de entidades ligadas a luta pela terra, a exemplo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Fetag.

Um dos casos que serão retratados na sessão será o da fazenda Santa Emília, no município de Pedras de Fogo, onde segundo o deputado Frei Anastácio, a usina Giasa contaminou com veneno a plantação de milho do agricultor Edvaldo Pedro Comissário, na faz. “É um verdadeiro absurdo o que praticaram lá, para tentar expulsar o agricultor da terra que pertence ao Incra. Toda plantação de milho foi queimada pelo veneno. Prejuízo total”, afirma o deputado.
O deputado informou que o fato foi comunicado ao Incra e feito um boletim de ocorrência na Delegacia de Pedras de Fogo. “No momento em que os trabalhadores estavam colocando veneno na área, o posseiro Edvaldo se aproximou e perguntou o que eles estavam fazendo. Os funcionários da usina responderam que a colocação de veneno era ordem da direção da Giasa. Isso é um absurdo, em pleno século XXI ainda vermos esse tipo de ação”, disse o deputado.

Produção
Durante a sessão também serão relatados exemplos de sucesso de produção nos assentamentos do Litoral Sul, a exemplo de Apasa, em Pitimbu. “A produção diária lá é de cerca de cinco toneladas de inhame, macaxeira, batata doce, milho, acerola, graviola, maracujá, cocos verde e seco, mamão havaí e formosa, além de grande variedade de hortaliças, saem do assentamento com destino às Centrais de Abastecimento (Ceasas) de João Pessoa e de Recife”, relatou Frei Anastácio.
 Em agosto, época da safra de vários produtos, como o inhame e a macaxeira, os assentados chegam a comercializar dez toneladas por dia. O assentamento Apasa é um dos mais produtivos da Paraíba e se destaca como uma das principais áreas de plantio de alimentos orgânicos da região, principalmente hortaliças. São quase 1.130 hectares onde vivem 150 famílias, que desde 2008 têm os títulos de domínio da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...