Política: Ex-deputado e ex-prefeito de Goiana Harlan Gadelha morre aos 90 anos



Integrante do MDB e do PMDB, ex-deputado foi cassado pelo regime militar em 1969

O ex-deputado estadual (dois mandatos) e ex-prefeito de Goiana, Mata Norte, Harlan de Albuquerque Gadelha (PMDB) faleceu na noite desta terça-feira (5), aos 90 anos, uma semana depois de ter feito uma cirurgia no coração. O velório acontece na manhã desta quarta (6), na Assembleia Legislativa. O sepultamento está marcado para às 14h, no Cemitério de Santo Amaro.

Integrante do antigo MDB – legenda que fazia oposição ao regime militar e posteriormente transformado em PMDB, de onde nunca saiu –, Harlan Gadelha teve dois mandatos de deputado estadual (1963-1966 e 1967-69). Teve o mandato de deputado cassado pelo regime militar em 1969.

Membro de uma família que rivalizou com os Rabelos durante décadas em Goiana, Harlan também foi prefeito na cidade, por um mandato, depois da anistia (1983-1988). Ele era pai do advogado, ex-vereador do Recife e também ex-deputado Harlan Gadelha Filho (Harlanzinho), hoje afastado do exercício parlamentar. O atual prefeito de Goiana, Frederico Gadelha Malta Júnior – Fred da Caixa (PTB) – é o mais novo representante da família na política.

“Há uma semana meu pai teve uma febre e foi detectada uma infecção na válvula mitral. Devido à idade, a cirurgia cardíaca era uma grande interrogação, mas não fazê-la também seria muito arriscado. Ele suportou uma semana”, lamentou o filho Harlan.

Dirigente do PMDB estadual, o ex-deputado Dorany Sampaio disse que perdeu “um amigo, um irmão”. Dorany lembrou ter participado há poucos meses da festa de 90 anos de Harlan Gadelha, em sua residência em Boa Viagem, e que ele estava lúcido e determinado como sempre.

“O sentimento é de dor e de saudade. Harlan Gadelha era sobretudo um companheiro leal, de grandes virtudes. Fomos eleitos e cassados juntos. Eleitos em 1966 e cassados no dia 29 de abril de 1969”, afirmou Dorany.

O peemedebista lembrou ainda que, antes da cassação, Harlan – filho do ex-prefeito Lourenço Gadelha, que comandava o grupo político em Goiana contra o do ex-deputado Osvaldo Rabelo – mostrou força ao eleger um frade (Tarcísio) prefeito contra “poderosos” da cidade. O frei, entretanto, terminou cassado, antes da cassação do próprio Harlan na Assembleia.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...