Ricardo Coutinho declara que TCE está certo


Exonerações na Saúde: Ricardo Coutinho declara que TCE está certo e diz que governo já vem seguindo suas decisões


O governador Ricardo Coutinho (PSB) nunca teve medo de encarar uma boa polêmica. Disso ninguém pode acusá-lo. Para ele, no entanto, a polêmica não deve vir pela metade. Tem que ser completa.  Assim, em plena Semana Santa, Ricardo consolidou sua posição a respeito da decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado que, no início da semana, considerou irregulares a contratação de 9.460 servidores (prestadores de serviço e ´codificados´) da Secretaria de Saúde e deu prazo de 120 dias para o Estado afastá-los.
E surpreendeu. Declarou que o Tribunal de Contas do Estado está agindo corretamente quando da decisão. Ele declarou que a gestão atual vem, desde que assumiu, agindo de acordo com tais recomendações.  O próprio TCE confirma que o Estado tinha 10.400 servidores codificados ( que apresentam CPF pra receber salários) e baixou para 7.537 nos dois anos.
Segundo Ricardo, novos hospitais inaugurados em sua gestão já não contam com esse tipo especial de servidor. Entre eles, hospitais como o de Taperoá e a Maternidade de Patos.
 “O Tribunal age constitucionalmente e adota uma postura que sabemos que é a mais correta. E nós temos, na medida do possível, evitando inviabilizar hospitais, seguindo a lógica apontada pelo TCE, tanto que já convocamos dez mil servidores aprovados em concurso público”, declarou.
O governador lembrou apenas que não terá como fazer tudo como num passe de mágica. Especialmente porque a realidade dos servidores contratados irregularmente vem de outras eras, consolidando-se a cada governo. Não necessariamente por descontrole, mas também por necessidade.
No governo José Maranhão, por exemplo, quem não lembra das denúncias de CPFs fantasmas, que abasteciam contas de servidores que não sabiam nem onde trabalhavam, mas sabiam em quem deveriam votar?
Para Ricardo Coutinho, o objetivo é seguir as recomendações do TCE, evitando apenas o risco de inviabilizar o funcionamento da prestação de serviço para população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...