Gelo que pega fogo é descoberto no Japão e pode ser fonte de energia


"Gelo que arde" é o apelido da substância hidrato de metano. Depois de anos de pesquisa, um navio japonês retirou o gás de uma profundidade de um quilômetro. Foi a primeira vez no planeta.


Os japoneses descobriram uma nova fonte de energia que parece mágica: uma pedra de gelo que pega fogo. E promete se tornar uma revolução energética.
Gelo que arde é o apelido da substância hidrato de metano. Se você não acredita que uma pedra de gelo possa pegar fogo, veja nas imagens do vídeo. É só ascender um fósforo perto dele e ele pega fogo.
Isto acontece porque o gelo está cheio de gás metano. A origem do gás é a decomposição de plantas e animais marinhos mortos. No fundo do mar, onde é muito frio e a pressão atmosférica é muito alta, esse gás fica preso nas pedras de gelo.
Depois de anos de pesquisa, um navio japonês retirou o gás de uma profundidade de um quilômetro. Foi a primeira vez no planeta. O Japão espera começar a produção em seis anos. Existem reservas como esta em todos os oceanos, inclusive no litoral brasileiro. Segundo um departamento de pesquisas dos Estados Unidos, elas são maiores que as de todos os outros combustíveis fósseis.
Agora, as más notícias: é difícil extrair o metano desta profundidade, nem sempre é possível viável e o gás é altamente poluente. Ou seja, é bom, mas é preciso ter cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...