Secretaria Nacional de Defesa Civil realiza oficinas de capacitação para desastres na Paraíba


A Secretaria de Estado da Infraestrutura, através da Defesa Civil Estadual, firmou parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, para a realização, na Paraíba, das Oficinas de Capacitação para Desastres – Região Nordeste. O curso será ministrado na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep) e terá duração de 32 horas semanais, começando na terça-feira (19) e encerrando na sexta-feira (22).
O objetivo geral é capacitar técnicos e gestores em proteção e defesa civil dos estados e municípios para atuarem nas ações de preparação, resposta e recuperação de cenários a partir dos meios técnicos e legais.
O curso é resultado de uma parceria entre a Sedec e defesas civis estaduais do Nordeste, aplicadas às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), e será executado em duas etapas. Na primeira, os alunos serão capacitados por técnicos da Sedec sobre os seguintes temas: legislação federal, reconhecimento federal, transferência de recursos, cartão de pagamento de defesa civil, sistema nacional de monitoramento, alerta e alarme, plano de contingência de proteção e defesa civil e exercício simulado de preparação para desastres.
A segunda etapa consiste na realização do exercício simulado de preparação para desastres, que objetiva trabalhar na comunidade residente em áreas de risco, atuando preventivamente e consolidando procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme pelas coordenadorias municipais de proteção e defesa civil. Os capacitados nessa etapa serão multiplicadores em seus municípios.
O gerente executivo de Defesa Civil, cel. BM Cícero Hermínio, destacou a importância da oficina para a Paraíba. “O curso vai incentivar os gestores municipais a refletir sobre a importância da gestão interdisciplinar para a elaboração e implantação de projetos. É de grande valia também para integração de todos os órgãos e setores afins para a construção de planos de contingência”, finalizou.
Para o curso, foram selecionados 45 municípios do Estado susceptíveis a inundações e deslizamentos nos períodos chuvosos que se aproximam. Cada município participante será representado pelo seu respectivo coordenador de Defesa Civil.
Municípios que vão participar do curso:
Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Caldas Brandão, Campina Grande, Capim, Caturité, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, João Pessoa, Juarez Távora, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Mogeiro, Natuba, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbú, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra Redonda e Sobrado.
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...