CHUVAS NO SERTÃO E NO AGRESTE .


Agreste e Sertão registram chuvas nesta quinta-feira e AESA tem previsão otimista para próximos meses


De acordo com a meteorologista a Carmem Becker da Aesa, a cidade que recebeu os maiores índices pluviométricos foi Caldas Brandão, no Agreste paraibano, com 29,2 milímetros de chuva
Padre Djacy Brasileiro
Chuvas no Sertão

Os moradores de alguns municípios paraibanos, que sofrem com a os efeitos da estiagem que atinge 196 cidades desde o ano passado, comemoraram as chuvas que vêm sendo registradas nas últimas horas nessa quinta-feira (14). Mesmo de baixa intensidade, variando entre moderada e fraca, o setor Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) está otimista para chuvas que devem banhar as cidades do estado nos meses de maço de abril.

De acordo com a meteorologista a Carmem Becker da Aesa, a cidade que recebeu os maiores índices pluviométricos foi Caldas Brandão, no Agreste paraibano, com 29,2 milímetros de chuva. Outra cidade que ficou entre as mais chuvosas nesta quinta-feira e sexta-feira (15) também está localizada no Agreste da Paraíba. Massaranduba, teve 25 milímetros de chuva registrado. 

“As precipitações foram de baixa intensidade, variando entre moderada e fraca. Estes números estão dentro do previsto e são considerados normais para esta época do ano”, explicou a meteorologista Carmem Becker.

Na região do Sertão paraibano, a cidade que registrou o maior nível de água devido às chuvas foi São José do Brejo do Cruz, com 21 milímetros. “As chuvas só devem cair com mais intensidade no Sertão a partir da segunda quinzena de fevereiro. Nossa expectativa é de que março seja um mês chuvoso naquela região”, acrescentou Becker. Areia e João Pessoa tiveram 18 mm e 7 mm, respectivamente.

No mês de fevereiro, até está quinta-feira, os destaques para os maiores índices pluviométricos foram as cidades do Sertão: Emas, com 101 milímetros de chuva; Catingueira, com 93,7 milímetros; Riacho dos Cavalos, com 64 milímetros; Catolé do Rocha, com 70 milímetros. De acordo com a meteorologista da AESA, Marli Bandeira, esse índices são considerados normais para estação do ano.

Previsão

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA) prevê que março será um mês chuvoso em praticamente todas as regiões do Estado, incluindo as mais atingidas pela seca.

De acordo com a meteorologista do órgão, Marli Bandeira, o mês de março será um período chuvoso. Entretanto, ela alerta que fenômenos climáticos conhecidos como El Niño e La Niña, que são imprevisíveis, podem prejudicar a chegada das águas. “Se tudo ocorrer bem, março será chuvoso nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Curimataú e Cariri”, prevê Marli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...