MUITA CHUVA E TRANSTORNO EM JOÃO PESSOA

Chuvas já causam transtorno e preocupação com deslizamentos em João Pessoa


A Defesa Civil de João Pessoa visitará o bairro de São José em decorrência do risco de inundações por conta das chuvas que caem desde o início da madrugada desta segunda-feira. O medo é que o Rio Jaguaribe inunde a região. "A situação no bairro é bastante complicada. Grande parte das casas fica próxima a desembocadura do rio. Além disso, muitas casas invadiram as margens", revelou o coordenador da Defesa Civil da Capital, Noé Estrela.
Além da comunidade do bairro de São José, as comunidades Saturnino de Brito, em Jaguaribe e a do Timbó, no bairro dos Bancários também merecem atenção especial. "O risco de deslizamento de barreiras nestas comunidades é alto. Pedimos à população que, mediante qualquer necessidade, ligue para 0800-285-9020, ou para o Corpo de Bombeiros (193). Vamos oferecer todo apoio necessário, além de orientação quando houver situações de risco", explicou.
A Defesa Civil está monitorando os locais em que existe risco de deslizamento de terras e de enchentes. "Nossa maior preocupação são as 10.500 famílias que vivem nas 31 áreas de risco de João Pessoa. O problema que constatamos de forma mais evidente é o de inundações. Existe também a questão do deslizamento de barreiras, que pode acontecer, e estamos monitorando", revelou o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela.
Trânsito lento
Depois de um longo período de estio, as chuvas começaram a atingir o litoral paraibano nas primeiras horas desta segunda-feira. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), ainda são chuvas fracas e moderadas. Mesmo assim foram o bastante para transformar o trânsito em João Pessoa em um caos.
Em avenidas movimentadas como a Dom Pedro II, que liga o Centro à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tiveram pontos de alagamento e registraram lentidão. Nas proximidades do Jardim Botânico Benjamim Maranhão os motoristas precisavam ter paciência, pois o trânsito estava lento.
Na avenida João Machado, em Jaguaribe, pontos de alagamento atrasaram o trânsito, e quem tinha que passar por ali para ir trabalhar teve que encontrar outro caminho para chegar a tempo.
Chuvas constantes
Segundo a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, o período chuvoso de 2013 começou, e atingiu todas as regiões do estado, sobretudo o sertão e o litoral. "Sabemos que o período chuvoso no litoral começa em abril, porém, devido a um fenômeno de convergência intertropical, com nuvens que circulam a terra e que, neste período, se aproximam do Nordeste, as chuvas serão cada vez mais constantes", disse.
A tendência é que as chuvas sejam moderadas e fortes. "Evidentemente que teremos chuvas fracas, mas o fato é que chuvas fortes também poderão ocorrer, sobretudo no litoral paraibano", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...